Engenharia



Produção: Laura Gaia Reis-Peronne

Fotografia: Ricardo Azoury

Roteiro: Mac Margolis

Trilha Sonora Original: Marcos Kuzka

Empresa(s) produtora(s): Escrevendo e Filmes

Câmera: Stefan Hess

Assistente de Direção: Laura Gaia Reis-Peronne

Finalização: Gustavo Pimentel

Montagem: Marí­lia Moraes

Assistente de montagem: Gustavo Pimentel

Desenho de Som: Marcos Kuzka

Conteúdo: Juliana Reis

Câmera Adicional: Saulo Del Mar

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática

Componente Curricular/Disciplina: Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Sociologia

Objetos de Conhecimento: EF69AR31 - Contextos e práticas, EF69AR33 - Matrizes estéticas e culturais, EF69AR34 - Patrimônio cultural, EF69AR35 - Arte e tecnologia, EF06MA28 - Plantas baixas e vistas aéreas, EF07MA22 - A circunferência como lugar geométrico, EF08MA19 - Área de figuras planas Área do círculo e comprimento de sua circunferência, EF06GE01 - Identidade sociocultural, EF06GE02 - Identidade sociocultural, EF06GE05 - Relações entre os componentes físico-naturais, EF07GE03 - Formação territorial do Brasil, EF07GE11 - Biodiversidade brasileira, EF08GE01 - Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais, EF09GE03 - As manifestações culturais na formação populacional, EF06HI02 - Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico, EF06HI05 - As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização, EF06HI06 - As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização, EF06HI08 - Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos) Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais, EF07HI03 - Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial, EF07HI12 - A estruturação dos vice-reinos nas Américas Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa, EF09HI36 - Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional


Planos de Aula (2)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Engenharia - Questionário

Engenharia - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste

45 min
2017
Brasil
RJ
AL

Séries: Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros | 6 Episódios de 45 Minutos

Diretor: Ricardo Azoury

Elenco: Denise Schaan

Sinopse: Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.

Alugue