Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Engenharia”, que é dirigido por Ricardo Azoury e faz parte da série “Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros”. O episódio é um estímulo contínuo a curiosidade e uma celebração da cultura dos povos originários brasileiros. Analisando evidências e discordando de teorias que não se enquadram no modo de vida dos povos daqui, o episódio traz informações sobre os saberes daqueles povos que usavam a natureza, de forma sustentável, para realizar construções pelas terras brasileiras. É possível trabalhar esse episódio com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente na disciplina de História e Geografia).
Em História, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Pré-história;
- Povos originários;
- Importância de sítios arqueológicos;
- Valorização do saber dos povos originários;
- Arqueologia e a construção da história humana.
Em Geografia:
- Processos de migração;
- Diferenças entre povos nômades e sedentários;
- Teoria dos primeiros habitantes das américas;
- Características dos solos;
- Rochas granito.
O filme estimula a interdisciplinaridade a todo momento, já que as próprias pesquisas e fatos históricos precisam de equipes multidisciplinares para serem analisados. Dentro de sala de aula você pode, por exemplo, trabalhar conceitos da Matemática e da Física/Ciências ao analisar as construções mostradas no episódio, como as casas feitas por povos no sul do Brasil, que retinham calor. Outra possibilidade é trabalhar com a disciplina de Ciências/Biologia dentro do conteúdo de botânica, para discutir sobre a dispersão das araucárias (hoje ameaçadas de extinção) e sobre a paleobotânica, citada no episódio.
Se estiver buscando trabalhar com metodologias ativas, indicamos que você use a “sala de aula invertida” após a exibição do episódio e deixe que os estudantes guiem a aula a partir do que aprenderam com o filme.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
No Ensino Fundamental II
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
História
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
Geografia
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
No Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.