Prezado (a) professor, o documentário "Engenharia" é uma viagem ao passado brasileiro, um convite à sabedoria indígena ancestral de diferentes regiões do nosso país. Por meio de estudos arqueológicos, somos levados a conhecer construções que caracterizam o modo de viver dos povos originários. Inicialmente, a obra apresenta os geoglifos — obras de terra que delimitam um espaço — encontrados no Norte do Brasil, em especial no Acre. Pesquisadores explicam suas teorias quanto à construção e ao uso dessas estruturas enquanto são exibidas imagens aéreas, de maneira a ilustrar a magnitude dos terrenos. Atrelado a isso são indicadas as proporções em área e a organização lógica desses locais, o que compõe indícios de uma população numerosa, desenvolvida e bem estruturada. Cabe salientar que são observadas peculiaridades nessa região em comparação a geoglifos estudados em outros locais do mundo, o que fomenta a busca por novas teorias, conforme explicam os pesquisadores.
O destino seguinte é o estado do Amapá, onde se concentram monumentos megalíticos — blocos de pedra gigantes dispostos sobre o solo — que datam de 500 a 1200 anos atrás. Sob essas construções milenares foram encontrados poços funerários, bem como artefatos de cerâmica. Assim como no caso dos geoglifos, os estudiosos também exploram suposições quanto aos significados por trás dos formatos e ângulos dos blocos.
Por fim, o documentário apresenta as casas subterrâneas descobertas na região Sul brasileira, onde povos indígenas construíram abrigos protegidos do frio e da chuva. A configuração dessas habitações evidencia as habilidades técnicas das populações locais, que transformaram a natureza para sobreviver em ambientes e condições menos favoráveis.
Considerando as múltiplas implicações dos estudos retratados, sugerimos que este documentário seja trabalhado com os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Em relação às disciplinas contempladas, indicamos em especial Artes, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
As aplicações em sala de aula a partir da transmissão de "Engenharia" são diversas. Uma delas diz respeito à Arqueologia, a aproximar os estudantes dos fundamentos e da relevância desta ciência. Antes de assistir ao documentário, é possível propor uma pesquisa a respeito das origens do trabalho arqueológico; depois da transmissão, podem ser investigados resultados de escavações recentes no território brasileiro.
Outra possibilidade é aprofundar o conhecimento dos alunos quanto aos povos e às manifestações culturais mencionadas na obra. Isso pode ser realizado, por exemplo, pela medição das áreas dos geoglifos mencionados, por pesquisas sobre os artigos de cerâmica encontrados nos megálitos e pelos estudos dos conflitos indígenas na região Sul.
Ainda, com o objetivo de que os estudantes conheçam, se familiarizem e valorizem a cultura local, seria muito enriquecedor convidar um palestrante com alguma experiência em projetos regionais de arqueologia para uma palestra. Caso isso não seja possível, também recomendamos visitas a museus, parques e memoriais da cidade que contenham exposições milenares. A partir disso, também é válido a observação e estudo das construções locais do ponto de vista da História da Arte, buscando conhecer, de maneira simplificada, as técnicas de engenharia adotadas e as influências arquitetônicas.
Por fim, buscando estimular o sentimento de pertencimento à história atual, sugerimos uma atividade de cápsula do tempo. A ideia é que todos os alunos realizem alguma produção artística em material físico que gostariam de deixar para o futuro, como uma mensagem às futuras gerações. Após a contribuição de todos, a cápsula deve ser fechada e guardada na escola.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Finais
Artes
Competências:
1.Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
3.Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
9.Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
Habilidades:
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Matemática
Competências:
1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
4.Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
8.Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Habilidades:
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
(EF07MA22) Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.
(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Geografia
Competências:
2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
6.Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades:
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
História
Competências:
3.Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
5.Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.
6.Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.
Habilidades:
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades:
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.