Terça-feira, 23 de Agosto de 2022


00:00

Os Ímpares - Episódio Jorge Mautner - Tono e Exército de Bebês

 •  2017  •  Livre  • 


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Exército de Bebês faz sua versão bem humorada da música Encantador de Serpentes. A banda Tono também é convidada e relê Bomba de Estrelas, faixa que dá nome ao álbum do compositor Jorge Mautner. Mautner relembra as músicas do disco e o estúdio recebe a visita de Robertinho do Recife, compositor de Encantador de Serpentes.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 14:00h
Qua, 24 ago às 08:00h
Sáb, 27 ago às 09:00h


00:30

Balanço Black - Episódio Black Rio

 •  2021  •  12 anos  •  SP


De Flavio Frederico

Nesse episódio é narrado o apogeu dos Bailes Black e da indústria do Soul brasileiro com a popularização do "Movimento Black Rio” em meio a ditadura militar. Outro tema central do episódio é o surgimento da revolucionária Banda Black Rio, formada por grandes nomes da música instrumental brasileira, quase todos negros, como o líder Oberdan Magalhães.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 14:30h
Qua, 24 ago às 08:30h
Sáb, 27 ago às 19:00h


01:00

Clementina

 •  2019  •  Livre  •  RJ


De Ana Rieper

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 15:00h
Qua, 24 ago às 09:00h
Sáb, 27 ago às 16:05h


02:25

Dorivando Saravá, o preto que virou mar

 •  2020  •  Livre  •  BA


De Henrique Dantas

Preto – Obá – Homem que virou mar Ele foi o primeiro a cantar os Orixás e a introduzir o Tempo do Candomblé na música popular brasileira. Desafiou a própria morte ao se entregar nos braços de Iemanjá e – Obá de Xangô consagrado que era – Dorival Caymmi não morreu. Virou mar. É nessa linha poética que o novo documentário experimental em longa-metragem do diretor Henrique Dantas mergulha na vida do mais icônico compositor que a Bahia já produziu. Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar (BRA, 87 minutos) reúne depoimentos, lembranças e reflexões de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Tiganá Santana, Arlete Soares, Adriana Calcanhotto, entre outros que desfrutaram do privilégio de terem convivido com ele, ou que regravaram sua obra. O filme aborda conceitos presentes na vida e obra de Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, e apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos. No documentário, Caymmi é representado como uma maneira de ser, de existir, de pensar. Como se “dorivar” fosse um verbo que hoje o povo brasileiro precisasse urgentemente aprender a conjugar.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 16:25h
Qua, 24 ago às 10:25h
Sáb, 27 ago às 22:25h


04:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Importância do título

 •  2017  •  Livre  • 


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Os títulos, para muitos, são as primeiras palavras de um livro. Há quem se preocupe com o tamanho ou com o estilo deles. Há quem comece um novo livro por aí, e quem só consiga pensar nisso no final de tudo. Uns defendem que ele deve servir à história, outros, ao marketing e às estratégias de vendas. Os casos contados neste episódio nos ajudam a entender o papel e a importância dos títulos em uma obra. Pessoas com larga experiência no assunto, seja como autor de livros, seja como profissionais por trás das engrenagens de mercado, dão suas opiniões. São eles: Marçal Aquino, Noemi Jaffe, Fernanda Young, Beto Brant, Jiro Takahashi, Luiz Alves, Maria Amélia Melo, Maria Fernanda Rodrigues e Marta Garcia.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 12:00h
Qua, 24 ago às 06:00h
Dom, 28 ago às 02:00h


04:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

 •  2011  •  Livre  •  SP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 12:30h
Qua, 24 ago às 06:30h
Dom, 28 ago às 02:30h


05:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio As Ressurreições

 •  2019  •  16 anos  • 


De David Korn-Brzoza

Com o movimento pelos direitos civis ganhando impulso, a Ku Klux Klan mais uma vez partiu em marcha no sul dos Estados Unidos. De forma cúmplice com as autoridades locais, os defensores da supremacia branca desencadearam uma onda de ódio na década de 1960: o ataque à igreja em Birmingham, o assassinato de ativistas dos direitos civis. Seus crimes chocaram a opinião pública. Sob pressão política, o FBI passou à ofensiva. Resultado: na década de 1970, a Klan tinha apenas alguns milhares de membros restantes. Um novo líder, David Duke, tentou por algum tempo dar uma aparência de respeitabilidade, mas o terror ainda fazia parte do DNA da organização. Aos poucos, os homens do ‘Klan’ trocaram seus capuzes por uniformes militares e tatuagens de suástica. Hoje, as fileiras da Klan e de outros grupos supremacistas estão crescendo mais uma vez na América de Donald Trump.

Próximas Exibições:
Ter, 23 ago às 13:00h
Qua, 24 ago às 07:00h


06:00

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Continuidade

 •  2017  •  Livre  • 


De Silvio Tendler

O episódio começa com Adão e Eva, a primeira desobediência registrada na consciência humana. Passamos para os movimentos transgressivos no campo da política, como o da revista Tikkun, que defende o direito da ação política progressista entre os judeus. Em seguida, relembramos o casal Rosenberg, executado sob a acusação de passar informações sobre a bomba atômica para os soviéticos. Susannah Heschel luta por uma reinterpretação teológica que transforme o lugar das mulheres no judaísmo. É filha de Joshua Heschel, pioneiro do ativismo político nos anos 1960, que lutou contra a segregação racial e o envio de tropas para o Vietnã. Rebecca Goldstein se especializou na trajetória do transgressor Baruch Spinoza. Sami Awad trabalha na resolução de conflitos através da não violência. Encerramos o episódio com o professor Noam Chomsky, uma das vozes mais ácidas do mundo contemporâneo.


07:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A guerra do açúcar

 •  2018  •  Livre  • 


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Sem escravos não existe açúcar. Essa máxima do século XVII ilustra a íntima conexão desses dois comércios. Pelo açúcar manchado com sangue escravo, Portugal e Holanda travaram uma guerra ao redor do mundo. Os holandeses ocupam o Nordeste brasileiro. Com a desestruturação da ordem existente, as fugas dos escravos se multiplicam. Começa o período glorioso de Palmares.


08:00

Ibiúna

 •  2019  •  14 anos  •  RJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime


09:30

Maya Angelou: Ainda me levanto

 •  2016  •  14 anos  • 


De Bob Hercules, Rita Coburn Whack

Este filme inédito celebra a Dra. Maya Angelou tecendo suas palavras com fotografias e vídeos de arquivo raros e íntimos que retratam momentos ocultos de sua vida exuberante durante alguns dos momentos mais marcantes da América. Desde sua criação no sul da era da Depressão até seu trabalho com Malcolm X em Gana e seu discurso de posse para o presidente Bill Clinton, o filme nos leva a uma incrível jornada pela vida de uma verdadeira poeta, autora e ícone americana.


11:30

Mistérios do Arquivo - Episódio 1975: A queda de Saigon

 •  2009  •  Livre  • 


De Serge Viallet

Nossa memória televisiva do último ato após 30 anos da Guerra do Vietnã é composta por imagens tiradas em Saigon no final de abril de 1975 por repórteres ocidentais. Partidas apressadas da Embaixada dos Estados Unidos, helicópteros empurrados de volta ao mar, pilotos se arriscando a pular de aviões em movimento, tanques comunistas aparecendo nos jardins do palácio presidencial… Qual é a razão dessa retirada às pressas, uma vez que estava tudo planejado, organizado há muito tempo?


12:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Importância do título

 •  2017  •  Livre  • 


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Os títulos, para muitos, são as primeiras palavras de um livro. Há quem se preocupe com o tamanho ou com o estilo deles. Há quem comece um novo livro por aí, e quem só consiga pensar nisso no final de tudo. Uns defendem que ele deve servir à história, outros, ao marketing e às estratégias de vendas. Os casos contados neste episódio nos ajudam a entender o papel e a importância dos títulos em uma obra. Pessoas com larga experiência no assunto, seja como autor de livros, seja como profissionais por trás das engrenagens de mercado, dão suas opiniões. São eles: Marçal Aquino, Noemi Jaffe, Fernanda Young, Beto Brant, Jiro Takahashi, Luiz Alves, Maria Amélia Melo, Maria Fernanda Rodrigues e Marta Garcia.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 06:00h
Dom, 28 ago às 02:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Sanfona Caipira

 •  2011  •  Livre  •  SP


De Sergio Roizenblit

A música caipira de raíz de São Paulo tem uma história riquíssima, representada por ícones como Angelino de Oliveira, João Pacífico, as duplas Tonico e Tinoco e Mariano e Caçula, por exemplo. Mas há incontáveis músicos anônimos que engrossam o caldo dessa história, bem ao estilo ‘come quieto’ caipira, e que, carregados de simplicidade e inspiração, são a fonte inesgotável desse caldeirão artístico. Este programa da série O Milagre de Santa Luzia apresenta sanfoneiros amadores ou desconhecidos, representantes dessa história. Reunidos numa grande festa, na fazenda de Gilda Montans, em Ribeirão Preto, eles falam sobre a simplicidade da vida rural, da rotina do campo e como esse ‘clima’ se reflete na música que ouvem e tocam. As canções e os depoimentos, mais do que uma alternativa musical, apresentam uma visão de mundo oposta à dos habitantes das grandes cidades. Um programa inspirador, que instiga a reflexão.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 06:30h
Dom, 28 ago às 02:30h


13:00

Ku Klux Klan, uma história americana - Episódio As Ressurreições

 •  2019  •  16 anos  • 


De David Korn-Brzoza

Com o movimento pelos direitos civis ganhando impulso, a Ku Klux Klan mais uma vez partiu em marcha no sul dos Estados Unidos. De forma cúmplice com as autoridades locais, os defensores da supremacia branca desencadearam uma onda de ódio na década de 1960: o ataque à igreja em Birmingham, o assassinato de ativistas dos direitos civis. Seus crimes chocaram a opinião pública. Sob pressão política, o FBI passou à ofensiva. Resultado: na década de 1970, a Klan tinha apenas alguns milhares de membros restantes. Um novo líder, David Duke, tentou por algum tempo dar uma aparência de respeitabilidade, mas o terror ainda fazia parte do DNA da organização. Aos poucos, os homens do ‘Klan’ trocaram seus capuzes por uniformes militares e tatuagens de suástica. Hoje, as fileiras da Klan e de outros grupos supremacistas estão crescendo mais uma vez na América de Donald Trump.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 07:00h


14:00

Os Ímpares - Episódio Jorge Mautner - Tono e Exército de Bebês

 •  2017  •  Livre  • 


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Exército de Bebês faz sua versão bem humorada da música Encantador de Serpentes. A banda Tono também é convidada e relê Bomba de Estrelas, faixa que dá nome ao álbum do compositor Jorge Mautner. Mautner relembra as músicas do disco e o estúdio recebe a visita de Robertinho do Recife, compositor de Encantador de Serpentes.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 08:00h
Sáb, 27 ago às 09:00h


14:30

Balanço Black - Episódio Black Rio

 •  2021  •  12 anos  •  SP


De Flavio Frederico

Nesse episódio é narrado o apogeu dos Bailes Black e da indústria do Soul brasileiro com a popularização do "Movimento Black Rio” em meio a ditadura militar. Outro tema central do episódio é o surgimento da revolucionária Banda Black Rio, formada por grandes nomes da música instrumental brasileira, quase todos negros, como o líder Oberdan Magalhães.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 08:30h
Sáb, 27 ago às 19:00h


15:00

Clementina

 •  2019  •  Livre  •  RJ


De Ana Rieper

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 09:00h
Sáb, 27 ago às 16:05h


16:25

Dorivando Saravá, o preto que virou mar

 •  2020  •  Livre  •  BA


De Henrique Dantas

Preto – Obá – Homem que virou mar Ele foi o primeiro a cantar os Orixás e a introduzir o Tempo do Candomblé na música popular brasileira. Desafiou a própria morte ao se entregar nos braços de Iemanjá e – Obá de Xangô consagrado que era – Dorival Caymmi não morreu. Virou mar. É nessa linha poética que o novo documentário experimental em longa-metragem do diretor Henrique Dantas mergulha na vida do mais icônico compositor que a Bahia já produziu. Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar (BRA, 87 minutos) reúne depoimentos, lembranças e reflexões de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Tiganá Santana, Arlete Soares, Adriana Calcanhotto, entre outros que desfrutaram do privilégio de terem convivido com ele, ou que regravaram sua obra. O filme aborda conceitos presentes na vida e obra de Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, e apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos. No documentário, Caymmi é representado como uma maneira de ser, de existir, de pensar. Como se “dorivar” fosse um verbo que hoje o povo brasileiro precisasse urgentemente aprender a conjugar.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 10:25h
Sáb, 27 ago às 22:25h


18:00

Juntos - Episódio Bioconstruindo

 •  2019  •  Livre  •  SC


De Leticia Marques

A bioconstrução é um modelo construtivo que se utiliza de elementos naturais na construção civil. Em pleno cerrado, o IPEC, instituto referência em Bioconstrução no Brasil, formando permacultores há mais de 20 anos, realiza os mutirões que possibilitam experiências de construção de casas nos moldes sustentáveis.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 04:00h
Qui, 25 ago às 06:00h
Sáb, 27 ago às 09:30h


18:30

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio Havemos de Amanhecer

 •  2013  •  Livre  • 


De Ana Maria Magalhães

Durante seu exílio no continente, Darcy semeia reformas educacionais em universidades e torna-se um cidadão latino-americano. No Chile, assessora informalmente o presidente Salvador Allende. O golpe militar de 73 aniquila a via do ´socialismo em liberdade´. Em Lima, militares fazem uma revolução social e Darcy projeta o socialismo cibernético. Os anos de chumbo na América Latina lhe pesam e os ventos do exílio já não lhe dizem mais nada. Descobre que tem câncer e consegue autorização especial para se operar no Brasil. Passa a vir com frequência até que a ditadura militar aceite a sua volta definitiva.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 04:30h
Qui, 25 ago às 06:30h
Dom, 28 ago às 04:30h


19:30

Grandes Mitos: A Ilíada - Episódio A Hora dos Sacrifícios

 •  2019  •  14 anos  • 


De Sylvain Bergere

Todos os Reis gregos e seus exércitos responderam ao chamado de Agamenon. Todos, exceto dois: Odisseu, que finge estar louco para evitar ter que travar uma guerra na qual não acredita e Aquiles, o maior guerreiro grego de todos.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 05:30h
Qui, 25 ago às 07:30h
Sáb, 27 ago às 17:30h


20:00

Caixas Mágicas - Episódio Memórias Marinhas: Uma Leitura de Um Sábado em 30

 •  2020  •  12 anos  •  PE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões

Luiz Marinho foi um artista voltado para o universo Nordestino com uma proposta dramatúrgica transpassada por suas memórias. Memórias Marinhas se debruça em como o dramaturgo de Timbaúba transfigura suas mitologias pessoais em uma construção própria que revela a sociedade patriarcal em suas contradições anacrônicas. Assim, o episódio discute como Marinho busca ficcionalizar, à sua maneira, as manifestações culturais, a sociedade e a língua de sua região, a Zona da Marta Norte de Pernambuco. "Memórias Marinhas" também aborda a relação entre o Teatro de Amadores de Pernambuco e a peça de Luiz Marinho, uma vez que Um Sábado em 30 tornou-se uma obra encenada ininterruptamente por 30 anos pelo TAP. Finalmente, MEMÓRIAS MARINHAS quer mostrar como a memória e regionalismo, critica social e auto-ficção atravessam a obra de Luiz Marinho de maneira indissociável, em constante transformação. A série procura estabelecer um diálogo entre teatro, cinema e TV, considerados por muitos como meios de expressão rivais. No entanto, tendo em vista que teatro filmado geralmente não resulta tão atraente, Caixas Mágicas tem como traço definidor a meta de extrair desse diálogo resultados excitantes para o seu público. Assim, em sintonia com as convergências tecnológicas nas artes, estabelecemos como cenário a delimitação de um espaço específico de representação, uma “caixa mágica”, onde zonas fronteiriças serão ampliadas, com trechos de filmes, sequências gravadas, imagens de arquivo e efeitos visuais diversos, além da música e do som. Por outro lado, Caixas Mágicas se propõe a jogar luz sobre as obras e as vidas de alguns dos grandes dramaturgos e dramaturgas brasileiras.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 00:00h
Qui, 25 ago às 08:00h
Sáb, 27 ago às 11:30h


20:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

 •  2018  •  16 anos  • 


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 00:30h
Qui, 25 ago às 08:30h


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Lia

 •  2019  •  12 anos  • 


De Carolina Sá

Acompanha o processo de criação do espetáculo “Para Que O Céu Não Caia” da coreógrafa Lia Rodrigues, inspirado no livro do xamã Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. A partir de conversas e de registros dos ensaios e do espetáculo, o episódio revela o universo criativo de Lia e a construção coletiva de um corpo de bailarinos. Com direção de Carolina Sá e fotografia de Louise Botkay o episódio faz um retrato da criação potente da coreógrafa.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 01:30h
Qui, 25 ago às 09:30h
Dom, 28 ago às 10:30h


22:30

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos

 •  2016  •  10 anos  •  SP


De Elisa Gomes, Francisco C. Martins

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.

Próximas Exibições:
Qua, 24 ago às 02:30h
Qui, 25 ago às 10:30h
Sáb, 27 ago às 13:00h