6 Episódios | Duração média dos eps. 52 min.

Desde o final do século XIX, a pintura brasileira vem passando por um profundo e contínuo processo de renovação. São gerações de pintores que se destacam no cenário nacional e se projetam além de nossas fronteiras, iluminando de cor local as tendências que se processam internacionalmente através do tempo. Começando pelos modernistas de primeira geração como Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Ismael Nery, até chegar a nomes como Pancetti e Cícero Dias que, no seu conjunto, nos revelam o que de melhor se produziu em artes plásticas em nosso país. A serie intitulada “Artistas Plásticos Brasileiros” se propõem a mostrar o que há de melhor nas artes plásticas brasileiras. Através do olhar e da obra de cada pintor, vamos traçar um panorama da época em que ele viveu, dos costumes e da importância da arte plástica no Brasil. Em biografias cuidadas e informativas, mostraremos como estes artistas contribuíram para traçar os rumos da evolução de nossa sociedade e influenciaram gerações com a sua obra.

Compartilhar
Trecho disponível
Lasar Segall - A poética da resistência
Nascido em família judia da Lituânia, Lasar Segall foi um dos primeiros modernistas a expor no Brasil. As guerras tiveram forte impacto em sua obra, que reflete a preocupação com o sofrimento humano.
Trecho disponível
Tarsila do Amaral - As cores do Brasil
Tarsila do Amaral aprendeu técnicas modernas na Europa, mas sua obra, popularizada pelo Abapuru, foi inspirada em temas e cores lembrando sua infância nas fazendas de café do interior de São Paulo.
Trecho disponível
Cícero Dias - Eu vi o mundo… Ele começava no Recife
Cícero Dias causou polêmica ao expor o primeiro painel abstracionista no Brasil, retratando situações inspiradas na cidade natal, Recife, e interior nordestino, temática que o acompanhou para sempre.
Próxima Exibição:
Sábado, 24/10/2020 às 19:45 [daqui a 17 hora(s)]
Trecho disponível
Anita Malfatti - Liberdade para Criar
Precursora do modernismo brasileiro, Anita Malfatti influenciou uma geração de artistas em busca de novos caminhos, com quadros expressionistas elogiados no exterior, mas estranhados pelos paulistas.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 27/10/2020 às 20:00 [daqui a 4 dias]
Trecho disponível
Ismael Nery - Em busca da unidade primordial
Conhecido como “Pintor Maldito”, o católico Ismael Nery foi um dos artistas mais singulares do modernismo brasileiro, com uma obra surrealista que expressava uma filosofia original: o Essencialismo.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 3/11/2020 às 20:00 [daqui a 11 dias]
Trecho disponível
Pancetti - O errante navegante
Filho de humildes imigrantes italianos, José Pancetti tornou-se marinheiro, navegou pelo mundo e apaixonou-se pelo mar, onde aprendeu a pintar por conta própria e passou a ser sua fonte de inspiração.
Próxima Exibição:
Terça-feira, 10/11/2020 às 20:00 [daqui a 18 dias]