10 Episódios | Duração média dos eps. 15 min.

O Itaú Cultural celebrou os seus 30 anos e, para ampliar seus conceitos de ação, ofereceu o Prêmio Itaú Cultural 30 Anos a dez pessoas e coletivos que atuaram de forma relevante e sinérgica nesse período, intervindo significativamente na vida artística e cultural do país. Diversidade. Hibridismos. Geografias. Territórios. Polifonia. Redimensionamento de fronteiras, diálogo entre margens, periferias e centros e o Brasil interior. Esses foram os conceitos norteadores da premiação, que se soma às outras iniciativas do instituto, onde diariamente são celebradas nossa arte e nossa cultura. Para o prêmio foram definidas cinco categorias que dialogam com programas fundamentais do Itaú Cultural: Aprender - Ana Mae Barbosa e Mestre Meia Noite, Criar – Lia Rodrigues e Veio; Experimentar – Hermeto Pascoal e Teatro da Vertigem; Inspirar – Eliana Sousa Silva e Niéde Guidon; e Mobilizar – Davi Kopenawa e Sueli Carneiro.

Compartilhar
Trecho disponível
Ana Mae Barbosa
Ana Mae Barbosa está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos.
Próxima Exibição:
Domingo, 16/05/2021 às 01:00 [daqui a 13 hora(s)]
Trecho disponível
Mestre Meia Noite
Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, é mestre de capoeira, bailarino e educador. Em 1988, fundou o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que visa aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.
Próxima Exibição:
Domingo, 16/05/2021 às 01:15 [daqui a 13 hora(s)]
Trecho disponível
Lia Rodrigues
Lia Rodrigues é coreógrafa e está há mais de duas décadas à frente da companhia de dança que leva seu nome, com um trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 17/05/2021 às 19:30 [daqui a 2 dias]
Trecho disponível
Véio (Cícero Alves dos Santos)
Com um nome escolhido em homenagem ao Padre Cícero, Cícero Alves dos Santos ganhou ainda criança o apelido de Véio porque gostava muito de andar com pessoas mais velhas para escutar suas histórias.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 17/05/2021 às 19:45 [daqui a 2 dias]
Trecho disponível
Davi Kopenawa
Xamã e líder político dos ianomâmis, Davi Kopenawa é um incansável defensor da Floresta Amazônica e do seu povo, composto de mais de 600 comunidades entre o norte do Brasil e o sul da Venezuela.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 24/05/2021 às 19:30 [daqui a 9 dias]
Trecho disponível
Sueli Carneiro
A filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro é referência no que diz respeito à luta contra as desigualdades racial e de gênero no Brasil.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 24/05/2021 às 19:45 [daqui a 9 dias]
Trecho disponível
Eliane Sousa Silva
Eliana Sousa Silva é diretora-fundadora da Redes de Desenvolvimento da Maré, instituição da sociedade civil que articula diálogos entre moradores da Maré, o Poder Público e a iniciativa privada, em busca de um desenvolvi
Trecho disponível
Niéde Guidon
Niéde Guidon se tornou um dos nomes mais atuantes na conservação e na manutenção de relíquias pré-históricas em solo brasileiro. Niède desenvolveu estudos arqueológicos que provam a chegada do homem à América muito antes
Trecho disponível
Hermeto Pascoal
Para Hermeto Pascoal tudo é música. Compositor, arranjador e multi- instrumentista, não cabe em gêneros e conceitos e surpreende com uma profícua produção de dezenas de discos e centenas de shows. É uma referência para s
Trecho disponível
Teatro Vertigem
A física mecânica aplicada aos movimentos do ator. A pesquisa sem resultados necessários. O tempo expandido. O corpo presente. A (re)ocupação dos espaços. As inquietações sociais e políticas. Essas são algumas das pistas