Grupo de Bagé



O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.
Próximas exibições no canal Curta!
11/10/2022 21:30:00 [daqui a 61 dias]
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

76 min
2018
Brasil
RS
AL

Diretor: Zeca Brito

Elenco: Ailema BianchettiAlan SilvaAlberto Hí­Â­jar SerranoAngélica de MoraesAnico HerskovitsAntônio LessaCarlos Henrique SilvaCildo MeirelesClaudio StrinatiCristovam BuarqueDanúbio GonçalvesDeny BonorinoEdy LimaEunice ScliarEvelio Álvarez SanabriaFelipe ChaimovichFernando CocchiaraleFrancisco MortalesFranscisco Javier Calvo SánchezHeloí­Â­sa Beckman MorgadoHelouise CostaJosué David EspejelJulián Castruita MoránLara DeniseLuiz CoronelMarcelo de Sá de SousaMariel Ketzal Villanueva RivasNéstor Garcí­Â­a CancliniNorma Estelita PessôaNorma VasconcelosRegina LamenzaRenata CasattiRolf Külz-MackenzieRomério RômuloSantiago Pérez GarciSapiran BritoSergio Rizo DutraTeresa PoesterValéria PiccoliVictor Rizo Garcí­Â­â

Sinopse: O Grupo de Bagé foi um movimento artístico surgido no Rio Grande do Sul dos anos 40, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Ligados ao Taller de Gráfica Popular do México e ao Partido Comunista, fizeram da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. O documentário revela a apropriação destes artistas pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília. Teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e artistas como Anico Herskovits e Cildo Meireles investigam a trajetória dos artistas de Bagé.

Alugue