Relato de atividade em sala de aula

COM MÚSICA SE APRENDE MAIS FÁCIL

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Um Grito Pela Liberdade
10/10/2024
História, Língua Portuguesa, Arte
Argumentação
Ensino Médio
41
Fabiana Brito Gava
EEEFM WILSON RESENDE | ES | Cachoeiro de Itapemirim | Estadual





O estudo , a partir da apreciação do documentário apresentado aos alunos, das músicas censuradas durante a ditadura militar no Brasil permite o desenvolvimento de várias habilidades nos campos da História, Língua Portuguesa e Arte no Ensino Médio, conforme os currículos dessas disciplinas. No campo da História, esse estudo permite a compreensão da censura como instrumento de repressão, levando os alunos a relacionar o contexto político da ditadura com a produção cultural, analisar documentos históricos e debater os impactos da repressão. Em Língua Portuguesa, permite a análise de músicas como textos poéticos, explorando figuras de linguagem como metáforas e ironias, além de entender o discurso artístico como forma de resistência. A partir disso, os alunos podem produzir textos argumentativos sobre liberdade de expressão e o papel da arte na política. Em Arte, o estudo fomenta a análise crítica das produções artísticas em contextos de repressão, levando à valorização da diversidade cultural e à interpretação da arte como ferramenta de resistência. Dessa forma, os alunos desenvolvem uma leitura crítica das obras e são estimulados a criar produções artísticas inspiradas no tema da censura e da liberdade.

Habilidades de Arte:

  1. (EM13AR05)
  2. (EM13AR04)
  3. (EM13AR09)
  4. (EM13AR03)
  5. (EM13AR12)
  6. (EM13AR14)

Habilidades de História:

  1. (EF09HI24)
  2. (EM13CHS204)
  3. (EM13CHS201)
  4. (EM13CHS203)
  5. (EM13CHS207)

Habilidades de Língua Portuguesa:

  1. (EF69LP26)
  2. (EM13LP10)
  3. (EF09LP23)
  4. (EM13LP05)
  5. (EM13LP12)

Etapas:

LP:

Apreciação do documentário.

Leitura da análise de uma canção citada pelo documentário.

Análise de canções censuradas. Em grupo, seleção de uma das canções citadas para pesquisa e produção de análise sobre as mensagens presentes na música.

História:

Estudo do contexto histórico presente nas canções do período da ditadura.

 

Arte:

Produção de texto (poema, canção ou paródia) com metáforas simulando censura atualmente.

Produção de vídeo com o material produzido.

 


O resultado esperado deste trabalho é que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica do impacto da censura durante a ditadura militar no Brasil por meio da análise de canções censuradas e documentários. Além disso, espera-se que eles relacionem o contexto histórico com a produção cultural da época, explorando metáforas e figuras de linguagem nas músicas para entender como os artistas driblaram a repressão. Também serão incentivados a criar suas próprias obras artísticas (poemas, canções ou vídeos) que abordem a censura e a liberdade de expressão, aplicando o aprendizado de forma criativa e interdisciplinar.