Domingo, 30 de Maio de 2021


00:00

Piripkura

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da FUNAI, acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas, muitas delas acompanhado por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura, para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha.  Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


01:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 3: Um anarquista inofensivo

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca Com Carlos Heitor Cony

O terceiro episódio de Imortais da Academia reúne curiosidades e características marcantes daqueles que emprestaram seus nomes à cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras. Há o humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


02:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Os Conflitos de Lito Mendes da Rocha

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Lito Mendes iniciou sua carreira como assistente de câmera e de fotografia trabalhando em mais de 10 longas com grandes fotografias, como Marvada Carne (1985), de André Klotzel; Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho; Anjos da Noite (1987), de Wilson de Barros; Doida Demais (1989), de Sérgio Rezende; entre outros, até começar como Diretor de Fotografia.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h
Seg, 31 mai às 12:00h


02:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Noca da Portela

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Nascido em Minas, mas carioca por adoção, começou a tocar violão cedo com o pai, que era professor do instrumento. Compôs sambas para diversos blocos, agremiações carnavalescas e escolas de samba antes de ingressar na Portela, levado por Paulinho da Viola, em 1967. Membro da ala dos compositores, classificou seus sambas em concursos e teve músicas gravadas por MPB-4, Eliana Pittman, Alcione, Maria Bethânia e outros, totalizando mais de 300 composições gravadas. Se apresenta com a Velha Guarda da Portela, onde atua também como intérprete.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h
Seg, 31 mai às 12:30h


03:05

Impressões do Mundo - Episódio James Holston e as Cidades

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A insurgência da cidadania é o principal foco de observação do escritor e antropólogo estadunidense James Holston. Em seu livro "A Cidade Modernista: Uma Crítica de Brasília e sua Utopia Modernista", o polêmico e provocativo autor aborda as experiências de várias metrópoles do mundo, incluindo Brasília.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


03:35

Mestres da Literatura - Episódio Lygia Fagundes Telles

Documentário200728minBrasilLivre


De Bruno Carneiro

Mistérios, paixões e invenções: a instigante obra de Lygia Fagundes Telles.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


04:10

Memórias em Movimento

Documentário202090minBrasil10 anosBA


De Giovani Lima

Os bastidores do Balé Teatro Castro Alves, com depoimentos de coreógrafos e bailarinos, trechos de espetáculos, fotos e filmes amadores.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h
Seg, 31 mai às 06:00h


05:50

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 00:30h


06:20

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menor discriminação. No limiar do século XXI, observamos uma mudança nas oposições entre esquerda e direita para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


07:20

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Morte e destruição

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Palmares parece indestrutível, mas com novas táticas, o paulista Fernão Carrilho destrói diversos quilombos. Golpeado pelas derrotas, Ganga Zumba, o chefe de Palmares se reconhece vassalo de Portugal e vai desfrutar da liberdade com alguns seguidores em Cucaú. Zumbi rompe com Ganaga Zumba e permanece em Palmares. Uma guerra interna com a participação dos portugueses arrasa Cucaú. Ganga Zumba morre. Zumbi segue livre com seu povo.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h
Seg, 31 mai às 13:00h


08:20

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio Rumo a Ítaca

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu vive dias pacíficos com Calypso por 7 anos, mas ondas de nostalgia o envolvem, e as memórias de sua esposa, seu filho e sua ilha nunca param de atormentá-lo. Hermes, enviado por Zeus, sob pressão de Atena, vem pedir a Calypso que deixe o rei de Ítaca partir. Mas Poseidon, ainda obcecado por vingança, destrói seu barco e Odisseu se encontra sozinho na costa de uma ilha desconhecida, mais uma vez. Enquanto isso, Telêmaco, que partiu para Esparta para encontrar Menelau, retorna a Ítaca. Ele diz a sua mãe que Odisseu está vivo e vai embora, saindo do alcance dos pretendentes - pois eles estão tentando armar para ele. Odisseu, por sua vez, conhece a princesa Nausicaa, que o leva até seus pais. Em um banquete, ele conta a história de sua jornada sem fim que comove os feácios. Eles prometem levá-lo para Ítaca. Mas, no final da travessia, Odisseu não reconhece a ilha para onde o mandaram. Mais uma vez, ele se sente amaldiçoado pelos deuses.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 00:00h


08:50

Estados da Arte - Episódio Som

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O som é apenas aquilo que se escuta ou ele pode também ser visto e tocado? As diversas materialidades e sentidos propostos pelos artistas que buscam no campo sonoro a matéria prima expressiva para suas experimentações.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


09:25

Sons Brasilis - Episódio Forró

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O forró tornou-se um fenômeno popular em princípios da década de 1950 pela voz de Luiz Gonzaga que acompanhava a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais. Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró. O episódio foi gravado em Recife e tem a participação de Elba Ramalho, Alceu Valença e Lula do Acordeom, entre outros.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


10:00

Roda de Choro - Episódio Clarinete

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

A partir do início do século XX, o maestro e compositor Anacleto de Medeiros se apresenta como um dos introdutores do repertório de choro para bandas de música. O clarinete se adaptou tão bem ao gênero que se tornou um instrumento indispensável, sempre presente nos regionais e nas rodas de choro.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


10:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Angel

Documentário201943minBrasil10 anos


De Carolina Sá

Angel Vianna é um dos nomes mais importantes na dança contemporânea do Brasil, criadora de um método próprio de ensino. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", a diretora Carolina Sá e sua equipe acompanham o processo de ensino da mestra durante uma aula de dança e também sua preparação como bailarina do espetáculo de sua discípula Duda Maia no Oi Futuro. Um retrato sensível e potente da mestra, professora e bailarina mineira de 91 anos.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


11:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Cia Mário Nascimento

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Companhia Mário Nascimento tem no seu criador e principal coreógrafo a figura que lhe dá o tom: enérgico e multitarefa, Mário Nascimento se reinventa a cada novo trabalho. Mário, além de dirigir e coreografar, também é bailarino e está presente em quase todas as peças do grupo. O grande diferencial da companhia vem do encontro entre Mário e o músico Fábio Cardia. Desde que começaram a trabalhar juntos, os dois sempre quiseram estabelecer conexões entre dança e música que fugissem dos formatos tradicionais. E até hoje essa característica é preservada. A chegada da bailarina Rosa Antuña, que hoje completa a tríade que lidera o grupo, trouxe um outro estilo coreográfico, mais leve, que contrasta com o vigor que marcava até então o perfil da companhia. O episódio busca retratar essa complementaridade presente na essência deles relembrando trabalhos de diferentes fases.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


12:30

Incertezas Críticas - Episódio Jacques Rancière

Documentário201527minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Jacques Rancière

Jacques Rancière é um dos filósofos mais importantes do mundo atual. Nascido na Argélia, vive e trabalha em Paris, onde deu um depoimento para esta série sobre seus trabalhos mais recentes. Ele traça um breve histórico da arte desde o século XVIII e fala sobre a relação entre arte, cinema e política.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 08:30h


13:00

Estamos Todos na Sarjeta, mas Alguns de Nós Olham as Estrelas

Ficção202020minBrasilLivreSP


De João Marcos de Almeida, Sergio Silva Com Gilda Nomacce, Tuna Dwek, Julia Katharine, Lucas Andrade, João Marcos de Almeida

Ao olhar para o passado e para as constelações, um gesto profundamente humano se revela em sentimentos e afetos. As imagens das estrelas, no céu e na terra, refletem esses anseios telúricos.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 10:00h


13:25

Candeia

Documentário201897minBrasilLivreRJ


De Luiz Antonio Pilar

Filme documentário sobre a vida e a obra do compositor Antonio Candeia Filho, compositor da Portela e idealizador e criador do GRANES Quilombo, em memória aos 40 anos de sua morte, no ano de 2018.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 02:25h


15:15

Bruta Aventura em Versos

Documentário201174minBrasilLivreRJ


De Letí­cia Simões

Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto porém delicado, visceral e comunicativo influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 10:30h


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio Anos 30

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

Os grandes gêneros americanos e o brilhantismo europeu.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


17:45

Revista Curta!: 30/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 05:45h


18:00

Decolonizações - Episódio A Libertação

Documentário201952minFrançaLivre


De Karim Miské, Marc Ball, Pierre Singaravélou

O segundo episódio é sobre o confronto. Seja através do algeriano Kateb Yancine ou do sangue e suor de Dien Bien Phu, ele embala o mundo e resulta na independência de quase todas as colônias nos anos 60. Mas a que preço?

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 17:00h
Ter, 1 jun às 11:00h


19:00

O Método (Série) - Episódio O Real e a Ficção

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Eduardo Coutinho, Carlos Nader

O documentário se instala numa fronteira entre ficção e realidade. Uma zona de risco, onde as questões não estão bem definidas. Trabalhar numa zona de risco nem sempre é fácil, mas é fundamental para quem quer produzir uma obra de valor artístico. Com Carlos Nader e Eduardo Coutinho.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


19:35

Na Ilha

Documentário202075minBrasil12 anosRJ


De Viní­cius Nascimento, Julia Bernstein

Na Ilha é um documentário imersivo no processo de montagem de filmes. Vinte montadores do cinema brasileiro expõem as nuances dessa arte, seus segredos e processos. Com o cinema digital, muitos trabalham em suas casas ou escritórios e é nesses espaços que nosso filme acontece. Espaços de intimidade e criação, locais onde tudo pode mudar até o último minuto. É um documentário sobre escolhas e métodos que faz um panorama do cinema brasileiro.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 22:10h


21:00

O Paradoxo da Democracia

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Belisário Franca

Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou pela via eleitoral. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. "O Paradoxo da Democracia" é um documentário que busca impulsionar a superação dessa perplexidade, com a ajuda de intelectuais e atores políticos como Steven Levitsky, Jacques Rancière, Juan Carlos Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk, entre outros.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 15:40h
Ter, 1 jun às 09:40h


22:25

Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos

Documentário201680minBrasil10 anosSP


De Elisa Gomes, Francisco C. Martins

Uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também celebrada por suas gravuras e textos. O filme revela a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira. Em paralelo, resgata sua vida como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.

Próximas Exibições:
Seg, 31 mai às 04:15h