Segunda-feira, 26 de Abril de 2021


00:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A Maldição do Ciclope

Documentário201926minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu e seus companheiros estão presos na caverna do Ciclope. Por sorte, nosso heroi tem um plano e consegue cegar o enfurecido Ciclope. Os homens escapam graças a um último truque: eles se amarram na barriga da ovelha para sair da caverna bem embaixo do nariz do monstro. Infelizmente, quando ele chega ao barco, a raiva de Odisseu leva o melhor dele: ele revela seu nome ao Ciclope, que invoca seu pai, o deus Poseidon, para vingá-lo. Imediatamente, uma tempestade irrompe. A maltratada frota tem que pousar na ilha de Éolo, que lhes oferece um odre contendo todos os ventos que poderiam impedi-los de chegar ao seu destino, Ítaca. Mas, convencidos de que contém um tesouro, os marinheiros o apreendem. Sua ganância libera uma rajada de ventos que os empurra de volta para Éolo. Desta vez, convencido de que uma maldição pesa sobre Odisseu, o mestre dos ventos se recusa a ajudá-lo.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


00:30

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


01:00

Glauber o Filme, Labirinto do Brasil

Documentário200298minBrasil12 anosRJ


De Silvio Tendler

"Glauber o Filme, Labirinto do Brasil" é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e idéias, explodem na tela num filmetributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


02:50

O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna

Documentário200376minBrasilLivreRJ


De Geraldo Motta Filho

Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. O documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista Lucio Costa, o processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


04:15

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


05:45

Revista Curta!: 25/04/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h
Ter, 27 abr às 16:00h


06:00

República da Poesia - Episódio Ferreira Gullar

Documentário201845minBrasilLivre


De Wagner Moralez

A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


07:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Amor é verso prosa é poesia

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Uma tradição que veio dos tempos em que o fumo era a principal atividade econômica de Arapiraca , Alagoas – o destalar as folhas nos salões de trabalho, momento esse cantado pelas mulheres ali reunidas. O tempo se foi mas as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca permanecem representadas pelas 5 mulheres que cantam o trabalho, os encontros, a vida rural, os amores e a partilha do ofício.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


07:30

Caixas Mágicas - Episódio Olhar Obs-ceno: Hilda Hilst além da cena em ´O Verdugo´

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Bruno Parmera, Ceronha Pontes, Erivaldo Oliveira, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral

Para Anatol Rosenfeld, importante crítico e teórico do teatro brasileiro, “é raro encontrar no Brasil e no mundo escritores, ainda mais nestes tempos de especializações, que experimentam cultivar os três gêneros fundamentais (eu diria quatro, pois Hilda também foi cronista) da literatura – a poesia lírica, a dramaturgia e a prosa narrativa – alcançando resultados notáveis nos três campos. A este pequeno grupo pertence Hilda Hilst.” A dramaturgia de Hilst, precursora no Brasil de uma escritura teatral feminina, se concentra no poder subversivo que a palavra oferece em contato com o ato da força cênica. Palavra de força política, empregada para contar os debates sociais de urgência, no período em que escreve suas oito peças, entre 1967 e 1969. Período este que marca o país como o início da fase mais violenta da repressão exercida pela ditadura militar. Mas, sobretudo, um teatro impregnado pela sua poesia.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


08:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Noam Chomsky

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), explica como funciona o capitalismo hoje e adverte dos perigos que o Brasil corre na nova ordem mundial.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


08:30

Pro Dia Nascer Feliz

Documentário200590minBrasilLivreRJ


De João Jardim

O adolescente, com suas angústias e inquietações, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação - a escola - é o foco central de investigação de "Pro Dia Nascer Feliz". Filmado em três estados brasileiros, abordando classes sociais distintas, o documentário de longa-metragem de João Jardim é um diário de observação do adolescente brasileiro, onde os professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


10:05

Vida como Rizoma

Ficção201613minBrasilLivreRS


De Lisi Kieling

O músico Klaus Volkmann, 30 anos, é a mais pura expressão de alguém conectado com formas simples e sustentáveis de vida, transporte e contato direto com a cidade e a natureza. Um modo de pensar que o leva a encarar a existência como algo potencialmente capaz de ramificar-se em qualquer direção.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


10:25

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.

Próximas Exibições:
Seg, 12 abr às 22:40h


12:00

Aquarela Musical - Episódio Dona Onete

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Luedji Luna (BA), Bia e os Becks (PI) e banda Validuaté (PI) fazem releituras das músicas de Dona Onete, grande revelação da música paraense, considerada a “diva do carimbó chamegado”.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 06:00h


12:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Mestre Luiz Paixão

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dos canaviais da Zona da Mata pernambucana, surge a figura do mestre rabequeiro Luiz Paixão. De uma família musical, começou a “brincar” com o instrumento aos 8 anos, mesma idade em que foi para a lavoura. Nos anos 1990, com o cavalo-marinho, o forró, o maracatu e a ciranda na bagagem, Luiz Paixão leva sua arte para a capital e participa de vários projetos no Brasil e no exterior. Colaborou com vários músicos como Siba, Mestre Ambrósio, Lula Queiroga, Nicolas Krassic, Júlia Says e Cláudio Rabeca.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 06:30h


13:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Arte Natureza

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Em conversas com botânicos, curadores e artistas como Olafur Eliasson (Dinamarca), Giuseppe Penone (Italia), Mathew Barney (EUA) e Tunga (Brasil), investigamos as relações entre seres biológicos e obras de arte. Como uma coleção pensa a outra? Natureza é artifício.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 07:00h


14:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 2

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 08:00h


14:30

Declínio dos Otomanos - Episódio Oriente Médio Partido

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

Depois de perder os Balcãs, o Império retirou-se para Anatólia - Ásia Menor - e para as províncias árabes da Síria, Palestina, Mesopotâmia e Hedjaz. Essa retirada no núcleo anatólio e muçulmano do Império, como o historiador Hamit Bozarlan descreve, é uma característica essencial do tempo. O extermínio da população armênia, cristã, da Anatólia, o primeiro genocídio do século XX, teve lugar neste contexto específico.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 08:30h


15:30

Operação Camanducaia

Documentário202075minBrasil16 anosBA


De Tiago Rezende de Toledo

"Operação Camanducaia” mistura os estilos de road-movie, investigativo e filmes de diálogos para contar uma história de 1974, que foi esquecida por nossa memória coletiva. Naquele ano, aproximadamente 93 crianças e adolescentes foram arbitrariamente presos pela polícia de São Paulo e levados clandestinamente para Minas Gerais. Na altura da cidade de Camanducaia, foram despidos, espancados e jogados num barranco. Na manhã seguinte, apenas 41 deles apareceram nus, famintos e machucados, invadindo bares e restaurantes para se cobrir e se alimentar. A história causou conflitos diplomáticos e chocou a sociedade da época. Partindo do palco do episódio, a cidade de Camanducaia, o filme busca encontrar os envolvidos, especialmente os sobreviventes, numa jornada de 10 anos que culmina com a entrevista de mais de 40 pessoas e 1.500 páginas de documentos e jornais. Em cada parada, em cada casa, os diálogos correm livres e sem julgamento. Eles podem causar o desconforto do espectador se identificar com pensamentos que não imaginava ter. A visão de mundo de cada entrevistado vale mais do que a suposta verdade dos fatos.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 09:30h


17:00

Cuba, A Revolução e o Mundo - Episódio Os diplomatas

Documentário201959minFrança14 anos


De null, Delphine Jaudeau Com Tania Rakhmanova

Com o fim da União Soviética, Cuba perde seu principal apoio econômico e político, diante do embargo imposto pelos Estados Unidos, que continua em vigor. As tensões se intensificam quando tiros vindos de Cuba atingem os aviões da "Brothers to the Rescue", uma organização de exilados cubanos, que sobrevoavam o espaço aéreo do país. Ciente da que qualquer aproximação com os Estados Unidos é inviável, Cuba não tem escolha a não ser reinventar novamente sua política internacional. Passado o tempo dos combatentes, eis agora a era dos diplomatas. Fidel Castro abandona a roupagem verde-oliva e adota o traje citadino. Ele troca a luta armada pelo "Soft Power". O país busca novos aliados e parceiros comerciais, sobretudo na América Latina. Estabelece-se uma política de boa vizinhança, com o objetivo de atrair esses países próximos. Fidel Castro dá apoio a Hugo Chavez, que na época ainda é um jovem oficial. A intervenção de Cuba durante a tentativa de golpe contra Chavez em 2002 será, inclusive, determinante para aproximar os dois países. A Venezuela se torna um aliado de peso, capaz de fornecer petróleo à ilha, e em troca, se aproveita da alta competência dos médicos cubanos, enviados ao país. Graças a essa política de Soft Power, Cuba deixa o isolamento e passa a ter o apoio dos inúmeros líderes de esquerda que chegam ao poder no continente sul-americano. Porém, em 2006, após 47 anos à frente do país, Fidel Castro dá lugar a seu irmão, Raul Castro. E vai ser em seu mandato que Cuba vai finalmente se aproximar dos EUA. E por um meio inesperado o diálogo entre esses dois países é retomado: o Papa Francisco. No entanto o futuro segue incerto: em abril de 2018, Raul Castro deixa a presidência de Cuba. A pressão imposta pelos Estados Unidos para dar fim à revolução cubana é mais forte do que nunca. O sonho cubano de revolucionar a ordem mundial não chegou realmente a se realizar, mas a ilha continua a ocupar um lugar de destaque na cena mundial. O espectro da revolução cubana está longe de desaparecer.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 11:00h


18:00

O Legado da Coruja - Episódio Amnésia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Construída sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 04:00h
Qua, 28 abr às 06:00h
Sáb, 1 mai às 10:20h


18:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 04:30h
Qua, 28 abr às 06:30h
Dom, 2 mai às 06:15h


19:30

Juntos - Episódio Revolução dos Baldinhos

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A compostagem de resíduos orgânicos feita na comunidade Chico Mendes - “revolução dos baldinhos”- projeto premiado internacionalmente, impactou diretamente nas questões relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população e no aumento da auto estima dos moradores.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 05:30h
Qua, 28 abr às 07:30h
Sáb, 1 mai às 06:35h


20:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 00:00h
Qua, 28 abr às 08:00h
Sáb, 1 mai às 18:00h


20:30

Com a Palavra, Arnaldo Antunes

Documentário201880minBrasilLivreSP


De Marcelo Machado Com Arnaldo Antunes

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 00:30h
Qua, 28 abr às 08:30h
Sáb, 1 mai às 22:25h


22:00

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Cara a Cara

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 02:00h
Sáb, 1 mai às 20:00h


22:15

O Barato de Iacanga

Documentário201994minBrasil10 anosSP


De Thiago Mattar

O documentário musical mostra os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. A narrativa é construída a partir de Leivinha, idealizador do evento. Na época com 20 anos, ele organizou as quatro edições do festival (1975, 1981, 1983 e 1984) transformando a fazenda de seus pais no principal destino hippie daquele período.

Próximas Exibições:
Ter, 27 abr às 02:15h
Qua, 28 abr às 10:15h
Sáb, 1 mai às 13:45h