Terça-feira, 23 de Março de 2021


00:00

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 14:00h
Qua, 24 mar às 08:00h
Sáb, 27 mar às 18:00h


00:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Rodrigo Suricato

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Rodrigo é artista, músico, poeta, pensador e nos brinda com belas falas, pensamentos e versões inspiradas, como a instrumental de

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 14:30h
Qua, 24 mar às 08:30h
Sáb, 27 mar às 19:10h


01:00

Continuação

Documentário200971minBrasilLivre


De Rodrigo Pinto Com Lenine

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 15:00h
Qua, 24 mar às 09:00h
Sáb, 27 mar às 15:35h


02:20

Tim Maia

Documentário198615minBrasilLivreRJ


De Flávio Tambellini Com Tim Maia

O que Tim Maia pensa numa linguagem antiacadêmica, misturando seu papo com música e deixando a montagem fluir no swing de Tim.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h
Qua, 24 mar às 10:20h
Sáb, 27 mar às 12:00h


02:40

Ney à flor da pele

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Felipe Nepomuceno Com Ney Matogrosso

"Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 16:35h
Qua, 24 mar às 10:40h
Sáb, 27 mar às 22:40h


04:00

Estados da Arte - Episódio Índio

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O trabalho e o pensamento de artistas que foram tocados pelas forças espirituais e criativas dos povos da floresta. O engajamento e a luta pelas questões indígenas e ambientais. Relações da arte com mitos e cosmogonias.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 12:00h
Qua, 24 mar às 06:00h
Dom, 28 mar às 05:30h


04:30

No Caminho do Bem - Episódio Morte

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Apesar de ser nossa única certeza, a morte é uma das nossas maiores fontes de angústia. Este episódio convida fiéis e representantes de religiões como hinduísmo, budismo e espiritismo a entender como a fé nos ampara diante do nosso fim.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 12:30h
Qua, 24 mar às 06:30h
Dom, 28 mar às 06:05h


05:30

Juntos - Episódio Agrofloresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Florianópolis, uma ilha cercada de mar, lagoas e Mata Atlântica, envoltas por uma cidade desigual e um trânsito que desafia projetos de mobilidade urbana. O sítio çarakura proporciona às crianças de distintas escolas, especialmente das escolas públicas, a experiência de plantar árvores nativas, incentivando o pensar a agrofloresta e os espaços públicos e florestais.

Próximas Exibições:
Ter, 23 mar às 13:30h
Qua, 24 mar às 07:30h
Sáb, 27 mar às 06:30h


06:00

Brasil Visual - Episódio Artesania na Arte Contemporânea

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Neste episódio, entrevistamos artistas, críticos e curadores de diversas regiões do Brasil a fim de debater a importância do trabalho artesanal na produção artística brasileira. Alguns dos temas centrais deste documentário são o trabalho manual, a escolha dos materiais e a elaboração e transmissão do conhecimento artesanal. A partir de conversas com artistas que transitam por campos variados, mostramos a presença múltipla da artesania na produção brasileira, que vai do crochê ao audiovisual, passando pela gravura, a colagem e a escultura, entre outras formas de expressão artística.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


06:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 1

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


07:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Espacial - Narrativas em 3D

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Aparentemente uma das categorias mais funcionais dentro do universo do design gráfico, o episódio situa a importância estética da ambientação para a fruição adequada de “objetos” tão distintos como um aeroporto, uma exposição ou o metrô. Atividade muito próxima da arquitetura, não é a toa que o design espacial ou ambiental pode ser chamado “design total”.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


08:00

Soldados do Araguaia

Documentário201772minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem debaixo da opressão militar. No Vietnã brasileiro, os vencedores retornam apenas como fantasmas: mesmo aqueles capazes de ultrapassar a psicose, o alcoolismo, o desejo de suicídio e inúmeras manifestações de estresse pós-traumático precisam lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


09:20

Democracia em preto e branco

Documentário201494minBrasil10 anosRJ


De Pedro Asbeg

Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das diretas já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Casagrande, os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do País nos anos 80.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


11:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


12:00

Estados da Arte - Episódio Índio

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

O trabalho e o pensamento de artistas que foram tocados pelas forças espirituais e criativas dos povos da floresta. O engajamento e a luta pelas questões indígenas e ambientais. Relações da arte com mitos e cosmogonias.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 06:00h
Dom, 28 mar às 05:30h


12:30

No Caminho do Bem - Episódio Morte

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Apesar de ser nossa única certeza, a morte é uma das nossas maiores fontes de angústia. Este episódio convida fiéis e representantes de religiões como hinduísmo, budismo e espiritismo a entender como a fé nos ampara diante do nosso fim.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 06:30h
Dom, 28 mar às 06:05h


13:30

Juntos - Episódio Agrofloresta

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Florianópolis, uma ilha cercada de mar, lagoas e Mata Atlântica, envoltas por uma cidade desigual e um trânsito que desafia projetos de mobilidade urbana. O sítio çarakura proporciona às crianças de distintas escolas, especialmente das escolas públicas, a experiência de plantar árvores nativas, incentivando o pensar a agrofloresta e os espaços públicos e florestais.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 07:30h
Sáb, 27 mar às 06:30h


14:00

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 08:00h
Sáb, 27 mar às 18:00h


14:30

As Canções da Minha Vida - Episódio Rodrigo Suricato

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Rodrigo é artista, músico, poeta, pensador e nos brinda com belas falas, pensamentos e versões inspiradas, como a instrumental de

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 08:30h
Sáb, 27 mar às 19:10h


15:00

Continuação

Documentário200971minBrasilLivre


De Rodrigo Pinto Com Lenine

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 09:00h
Sáb, 27 mar às 15:35h


16:20

Revista Curta!: 21/03/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:21h


16:35

Ney à flor da pele

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Felipe Nepomuceno Com Ney Matogrosso

"Ney À Flor da Pele" é um documentário de longa-metragem centrado no impacto das performances de Ney Matogrosso em seu público e na reverberação desse impacto na cultura brasileira, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Uma antologia audiovisual, toda composta por imagens de arquivo. A melhor maneira de conhecer Ney é estar com ele nos palcos.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 10:40h
Sáb, 27 mar às 22:40h


18:00

Figuras da Dança - Episódio Carlos Moraes

Documentário201026minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador (BA), no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 04:00h
Qui, 25 mar às 06:00h
Sáb, 27 mar às 06:00h


18:30

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Caboclo

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Na área de floresta tropical da bacia amazônica, desenvolveu-se uma cultura de forte base indígena. "Toda a área era ocupada, originalmente, por tribos indígenas de adaptação especializada à floresta tropical. A maioria delas dominava as técnicas de lavoura praticadas pelos grupos Tupi do litoral atlântico, com que se depararam os descobridores. Em algumas várzeas e manchas de terra de excepcional fertilidade e de fácil provimento alimentar, através da caça e da pesca, floresceram culturas indígenas do mais alto nível tecnológico, como as de Marajó e de Tapajós, que podiam manter aldeamentos com alguns milhares de habitantes"(Darcy Ribeiro). Foram esses grupos indígenas que experimentaram a marcha da colonização lusitana, o avanço dos missionários, a disseminação do nheengatu e, ainda, a migração massiva de nordestinos à época do "rubber boom", da explosão dos seringais. E assim foi se forjando na região uma população nova - e se cristalizando uma "variante sociocultural" da sociedade brasileira, com as suas formas e práticas próprias, e a sua religiosidade "fundada no sincretismo da pajelança indígena com um vago culto de santos e datas do calendário religioso católico". É esta Amazônia interétnica, mas fundamentalmente cabocla, com os seus santos e "visagens", suas cidades e seus grupos indígenas sobreviventes, que vamos abordar neste programa da série.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 04:30h
Qui, 25 mar às 06:30h
Sáb, 27 mar às 05:00h


19:00

Expresso - Episódio Alice Ruiz

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

Um passeio com a poeta Alice Ruiz, personagem ilustre de Curitiba. A partir da janela de seu apartamento, ao redor da mesa, pelas ruas, praças e lugares de recordação,  ela lança um olhar particular – e inusitado –  sobre seu mundo. Entre antigas araucárias e novas esculturas de gosto duvidoso, revela um lugar onde vanguarda e passado coexistem e que avança provocado por gente com ela.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 05:00h
Qui, 25 mar às 07:00h
Sáb, 27 mar às 05:30h


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Tártaro - A Destruição da Terra

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

O primeiro foi Sísifo. Comerciante vigarista, Sísifo ousou denunciar Zeus por sequestrar uma jovem que ele pretendia seduzir. Sua punição foi rolar uma pedra montanha acima para sempre. O segundo homem a ser enviado para o Tártaro foi Tântalo. Próximo dos deuses, o rei Tântalo cometeu um ato imperdoável: sem ter o que comer, ele matou seu próprio filho para oferecer como alimento aos deuses. Quanto ao desonesto e cruel Íxion, este foi imprudente ao ponto de tentar seduzir Hera, esposa de Zeus. Os três homens foram condenados ao sofrimento eterno por acreditarem ser invencíveis diante dos deuses.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 05:30h
Qui, 25 mar às 07:30h
Sáb, 27 mar às 17:00h


20:00

Matizes do Brasil - Episódio Cildo Meireles

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Um dos mais importantes artistas brasileiros em atividade, Cildo Meireles é referência quando o assunto é o que se convenciona chamar de arte conceitual. Neste episódio de Matizes do Brasil, o próprio artista é convidado a refletir sobre seu processo criativo e suas motivações, enquanto nomes como Sônia Salzstein, Jochen Volz, Júlia Rebouças e Frederico Moraes analisam seu trabalho pioneiro com instalações e objetos. A análise de obras como Zero Dollar, Desvio para o Vermelho e Através, entre outras, ressalta como o artista se utiliza de uma ampla variedade de técnicas e materiais para tecer uma narrativa carregada de provocações políticas e de potência visual.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 00:00h
Qui, 25 mar às 08:00h
Sáb, 27 mar às 21:15h


20:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Roberto Loeb

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

O caos criativo de São Paulo é fermento para que o arquiteto assuma o papel de reconstruir ou construir uma nova paisagem. A veia experimentalista é evidente em diversos projetos de Loeb e faz parte da sua trajetória desde o tempo em que montava exposições para o Itamarati, na década de 1970.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 00:30h
Qui, 25 mar às 08:30h
Sáb, 27 mar às 20:15h


21:30

A Ruptura Impressionista

Documentário201052minFrançaLivre


De François Lévy-Kuentz

Este filme refaz a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 01:30h
Qui, 25 mar às 09:30h
Sáb, 27 mar às 21:45h


22:30

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Qua, 24 mar às 02:30h
Qui, 25 mar às 10:30h
Dom, 28 mar às 00:00h