Sábado, 20 de Março de 2021


00:00

Soldados do Araguaia

Documentário201772minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos. Da convocação junto às comunidades ribeirinhas e rurais até a dispensa após o extermínio da guerrilha comunista, os relatos dos ex-soldados compõem uma narrativa em que recrutas e guerrilheiros se confundem debaixo da opressão militar. No Vietnã brasileiro, os vencedores retornam apenas como fantasmas: mesmo aqueles capazes de ultrapassar a psicose, o alcoolismo, o desejo de suicídio e inúmeras manifestações de estresse pós-traumático precisam lutar até hoje para superar os episódios de abuso e violência que sofreram e testemunharam.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 16:25h
Ter, 23 mar às 08:00h


01:20

Democracia em preto e branco

Documentário201494minBrasil10 anosRJ


De Pedro Asbeg

Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das diretas já, “Democracia em Preto e Branco” mostra, com locução de Rita Lee e entrevistas exclusivas de Sócrates, Casagrande, os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos, entre outros, como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história do País nos anos 80.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Ter, 23 mar às 09:20h


03:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Sáb, 20 mar às 16:00h
Seg, 22 mar às 00:30h
Ter, 23 mar às 11:00h


04:00

Design Gráfico Brasileiro - Episódio Espacial - Narrativas em 3D

Documentário201552minBrasilLivre


De André Saad Jafet, Jorge Saad Jafet

Aparentemente uma das categorias mais funcionais dentro do universo do design gráfico, o episódio situa a importância estética da ambientação para a fruição adequada de “objetos” tão distintos como um aeroporto, uma exposição ou o metrô. Atividade muito próxima da arquitetura, não é a toa que o design espacial ou ambiental pode ser chamado “design total”.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 07:00h
Ter, 23 mar às 07:00h


05:00

O Povo Brasileiro - Episódio Brasil Sulino

Documentário200130minBrasilLivreSP


De Isa Grinspum Ferraz Com Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Darcy Ribeiro, narração de Matheus Nachtergaele

Aqui, não há como evitar o plural. Impossível falar, a propósito dessa área cultural, da existência de um modo de vida ou de uma visão de mundo. O traço distintivo do Brasil Sulino, no conjunto brasileiro de civilização, é justamente a sua heterogeneidade. Se a região se distingue da totalidade das demais áreas culturais brasileiras - e já desde o início, pois aqui não se impôs a matriz tupi, e sim a guarani, que está na origem da figura do gaúcho -, a sua diversidade interna é também notável, indo da roda do chimarrão ao bilingüismo de núcleos populacionais ainda presos a matrizes européias. O programa Brasis Sulinos deverá mostrar tal heterogeneidade através da reconstrução da formação histórica e da exibição de desdobramentos atuais das três principais vertentes que compõem o panorama local: a vertente "mauta", de origem principalmente açoriana, dispondo-se no trecho do litoral que segue do Paraná para o sul a vertente "gaúcha", de base ibero-guarani e a "formação gringo-brasileira dos descendentes de imigrantes europeus, que formam uma ilha na zona central" (Darcy), onde ainda é possível encontrar o cultivo de tradições tipicamente européias e o emprego de um que outro idioma estrangeiro como língua doméstica.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h


05:30

Expresso - Episódio Osmarino

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

Numa casa de madeira sem energia elétrica, na Reserva Extrativista Chico Mendes, interior do Acre,  mora o líder seringueiro Osmarino Amâncio. Nesse “mundo arcaico da floresta”, como descreve seu habitat, ele vive da coleta da castanha. Mata e prepara sua própria comida. É ele que nos fala do passado e do presente de luta contra a destruição da Amazônia, que deixou um rastro de violência e morte na região. Nesse rincão do país, a simplicidade do viver contrasta com a complexidade dos desafios de quem resiste contra o poder de ruralistas e madeireiras.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h


06:00

Figuras da Dança - Episódio Angel Vianna

Documentário201026minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

Angel Vianna, um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, começou a dançar em Belo Horizonte (MG), com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna (1928-1992), em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na dança. Fundaram a primeira escola juntos em Belo Horizonte, onde já aplicavam a multidisciplinaridade e começaram a pesquisar o movimento. Na década de 1960, mudam-se para o Rio de Janeiro onde se aproximam do teatro fazendo preparação corporal para atores. Angel influenciou toda uma geração com seu conhecimento sobre o corpo. Hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade que leva seu nome, no Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h


06:30

Juntos - Episódio Hortas Urbanas

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Em 2014, o estado mais populoso do Brasil sentiu em seu principal centro urbano o colapso eminente, com a crise hídrica que cortou o banho, reduziu a lavagem de roupas e impactou no cotidiano e na cultura de vida do paulistano. Na contramão da crise hídrica, uma iniciativa de plantio de mudas e de proteção de nascentes revela uma cidade possível. Sim, existe horta e nascentes em SP.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h


07:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Dominguinhos - Parte 1

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Maior sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos é também o apresentador da série O Milagre de Santa Luzia. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, José Domingos de Morais começou sua carreira tocando pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, ao lado de Moraes (sanfona) e Valdomiro (malê, uma espécie de zabumba). Nenê (seu apelido na época) tocava com o grupo nas feiras de Garanhuns, e um dia foi ouvido por Luiz Gonzaga, que se encantou com ele e resolveu apadrinhá-lo. Em 1954, Dominguinhos mudou-se para o Rio de Janeiro e radicou-se em Nilópolis; na época, ainda era conhecido por ser o filho do Mestre Chicão, afinador e tocador do instrumento de oito baixos. Ganhou uma sanfona do padrinho Gonzaga e, junto com Miudinho e Borborema, montou o Trio Nordestino. Em 1967 foi levado a São Paulo por Pedro Sertanejo, onde tocou nas casas de forró e lançou muitos discos pela gravadora Cantagalo. No ano seguinte, formou dupla com Anastácia, com quem fez parcerias de muito sucesso, como ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Tenho sede’. Na fase pós-tropicalista, nos anos 70, Dominguinhos tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Maria Bethânia, além de outros importantes nomes da música brasileira. Tem parcerias com Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando Cordel e Manduka, só para citar alguns artistas, que são clássicos do nosso cancioneiro. Dominguinhos segue compondo, gravando e fazendo shows com maestria, sempre seguindo os passos do padrinho Luiz Gonzaga, e sendo referência para músicos do Brasil e do mundo. Em sua simplicidade e generosidade, é sem dúvida um dos artistas mais populares do país. Um gênio indiscutível.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 02:30h
Ter, 23 mar às 06:30h


07:30

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Lisboa: o fado tropicalista

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Ao chegar em Lisboa, Beyond Ipanema encontra os maiores astros do novo fado atual: Antonio Zambujo e Carminho, ambos grandes fãs da música brasileira. O episódio apresenta o selo Groovie Records, que relançou na Europa raridades psicodélicas brasileiras, e o trabalho do Real Combo Lisboense, “versão portuguesa” da Orquestra Imperial.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h


08:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio O Casamento de Maria Braun

Documentário201352minFrança10 anos


De François Lévy-Kuentz

Rainer Werner Fassbinder filmou ´O Casamento de Maria Braun´ em 1979. O filme é sobre a vida e o destino de maria Braun, contando a ascenção e a queda dessa grande aventureira e mulher excepcional, que viveu na Alemanha Ocidental entre 1945 e 1953. Casada com um soldado, Hermann, durante os três últimos meses do Terceiro Reich, Maria Braun mata seu amante quando seu marido volta para casa. Ela consegue escapar da prisão porque ele alega a culpa em seu lugar. Fassbinder nasceu no final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, morrendo em 1982. Ele é uma grande força do novo cinema alemão e tem grande influência na Europa.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 01:30h
Seg, 22 mar às 06:00h


09:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Estilo é tradição

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Pense no forró da Paraíba – se pensou, pensou em Biliu – a representação do forró no estado. O irreverente compositor é referência do que resiste enquanto forró, música de raiz do nordeste brasileiro.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 04:30h
Seg, 22 mar às 07:00h


09:30

Mobilis - Episódio Transporte Hidroviário

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Algumas cidades tem a sorte de uma geografia que favorece o aproveitamento das águas, mares, lagos e rios como solução natural para o transporte urbano.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 05:00h


10:00

Movimentos do Invisível

Documentário202075minBrasilLivreRJ


De Leticia Monte, Flávia Guayer Com Angel Vianna, Ana Vitória Freire, André Cunha, Artur Ribeiro, Dilo Paulo

Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa, teórica, educadora e militante da consciência corporal revisita aos 90 anos sua pesquisa e história. O filme acompanha a rotina de Angel no presente e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com gente de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo – ‘instrumento de viver’- e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 19:30h


11:20

O Método

Documentário201980minBrasil10 anosRS


De Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke

O Método desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 18:00h


12:50

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 20:50h


14:25

Por onde anda Makunaíma?

Documentário202084minBrasil12 anosRR


De Rodrigo Séllos Com Joana Fomm, Luiz Carlos Barreto, Paulo JoseÌ?, Milton Gonçalves, Antunes Filho

“Por onde anda Makunaíma?” faz um resgate histórico e cultural daquele que é o personagem ficcional mais identificado com um certo jeito de ser brasileiro. A começar por Makunaima, mito de origem de etnias da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, registrado em livro pela primeira vez no início dos anos de 1910, pelo etnólogo alemão Koch-Grünberg. É ele quem faz a ponte entre o extremo norte da América do Sul com o Brasil não-indígena, por meio de Mário de Andrade, célebre autor da rapsódia Macunaíma, o heroi sem nenhum caráter, de 1926. Em 1969, Joaquim Pedro de Andrade lança a sua versão dessa história, o filme mais censurado do Cinema Novo. Em 78, Antunes Filho leva Macunaíma para o teatro. Em 1983, Macunaíma volta para o cinema como Exu-Piá, de Paulo Veríssimo, filme selecionado para o Festival de Berlim em 1985, mas não exibido. Com depoimentos em português, alemão, espanhol, macuxi e taurepang, o filme retorna a esse personagem que já nasce múltiplo e segue contemporâneo.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Dom, 21 mar às 22:25h


16:00

1917: Construindo a Revolução Russa

Documentário201752minFrança12 anos


De Stan Neumann

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era, causando turbulência no mundo todo e transformando o pensamento político da época. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução – a teoria e a prática. Ambas as narrativas trazem ricas perspectivas: a de Maxim Gorky, abrupta e imprevisível, em contraposição à de Vladimir Illyich Lenin, fria e pragmática. Através de arquivos exclusivos e bela animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Próximas Exibições:
Sex, 26 fev às 06:36h
Seg, 22 mar às 00:30h
Ter, 23 mar às 11:00h


17:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Antígona - A Mulher que Disse Não

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Antígona se apressou em argumentar, mas sem sucesso, e o combate terminou com a morte dos dois homens. Mas Creonte, irmão de Édipo e dono do poder, decidiu impor a lei. Ele impediu o enterro de Polinices, ordenando que seu corpo fosse abandonado no campo de batalha. Antígona, que considerou a decisão inaceitável, desafiou a proibição.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 08:00h
Seg, 22 mar às 00:00h


17:30

Pandemiarte - Episódio Marcos Chaves

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcos Chaves

O artista plástico Marcos Chaves durante isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento Marcos Chaves passou a praticar o que um dia ensinou para seus alunos: fotografar no campo reduzido.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 01:20h


17:40

Grandes Cenas - Episódio Whisky

Documentário201718minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor uruguaio Pablo Stoll nos transporta para o universo decadente e agridoce de "Whisky" (2004), descrevendo a cena do karaokê e seus personagens tão estáticos, tão melancólicos, mas repletos de sentimentos latentes.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 08:35h


18:00

Cale-se - Episódio Do Ato Institucional ao Festival

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O primeiro episódio da série introduz a relação entre o AI-5 e a MPB, abordando como os artistas desse gênero receberam o anúncio do ato institucional. Ricardo Cravo Albin reflete sobre as perdas que a música brasileira sofreu por conta do recrudescimento do regime. O advogado João Carlos Müller explica como passou a funcionar o trâmite da censura musical. Já artistas como Geraldo Azevedo e Sérgio contam como o decreto interferiu em seus processos criativos. Geraldo Azevedo conta um pouco da sua amizade e parceria com Geraldo Vandré, cuja canção “Pra não dizer que não falei de flores” ficou imortalizada como um dos hinos contra a ditadura. Nas vozes de Veronica Ferriani e Zé Renato, os números musicais relembram o hino de Vandré e a canção de Belchior “Pequeno Mapa do Tempo”.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 09:00h


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Zygmunt Bauman

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O polonês Zygmunt Bauman, sociólogo autor de livros de sucesso, como Amor Líquido, mostra como o poder econômico reduziu a capacidade política dos governos, além de falar sobre as perspectivas de futuro para os jovens e sobre o Facebook.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 09:35h
Seg, 22 mar às 08:00h


19:10

As Canções da Minha Vida - Episódio Di Ferrero

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Será que você imaginaria que Di Ferrero, cantor do NX Zero, pudesse ter começado a cantar na igreja?! Pois é, foi lá que tudo começou para o nosso roqueiro! O programa com Di é bem surpreendente. Por exemplo, vemos ele falando da importância de Alceu Valença em seu trabalho e cantando

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 10:10h


19:45

Fronteiras do Pensamento (2019) - Episódio Mark Lilla

Documentário201926minBrasil12 anosSP


De André Brandão, Ricardo Carioba

Mark Lilla é um cientista político e historiador estadunidense, cuja trajetória acadêmica o tornou conhecido como um “historiador de ideias”. Lecionou nas universidades de Nova York, de Chicago e atualmente é professor de Humanidades na Universidade de Columbia. O intelectual gerou polêmica ao criticar, em 2016, a política identitária abraçada pelo Partido Democrata. Para ele, o discurso que enfatiza identidades e isola os eleitores de grupos minoritários é responsável pelas seguidas derrotas da esquerda nos Estados Unidos. “The End of Identity Liberalism” foi o artigo político mais lido do ano de 2016 no New York Times, o que estimulou a escrita do livro “The once and future liberal”, obra que aborda a transformação da sociedade norte-americana nas últimas décadas. Em FRONTEIRAS DO PENSAMENTO, Lilla aprofunda sua perspectiva sobre a intrincada questão da política identitária e reflete sobre os rumos da humanidade.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 10:45h
Seg, 22 mar às 08:30h


20:15

Arquitetos Brasileiros - Episódio Carlos Bratke

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Filho de Oswaldo Bratke, expoente da arquitetura brasileira, Carlos trabalhou com o pai, um profissional "rígido e exigente, sem ser dogmático". Apesar da admiração ao pai, Carlos faz parte da primeira geração de arquitetos paulistas que contestou os dogmas da arquitetura moderna, formando o chamado grupo dos "não-alinhados", surgido em 1982.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 11:20h


21:15

Matizes do Brasil - Episódio Laura Lima

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Analisar a obra inclassificável, intensa e perturbadora de Laura Lima é o objetivo deste episódio da série Matizes do Brasil, que revisita problemáticas cruciais na trajetória da artista, como as noções de corpo, carnalidade e a utilização de pessoas e animais. Críticos e curadores como Daniela Castro e Jochen Volz explicam como a radicalidade e o rigor estético presentes na obra de Laura fazem dela uma de nossas artistas contemporâneas de maior penetração em circuitos artísticos internacionais. A própria Laura participa da narrativa, revelando como sua faceta filosófica impregnou sua arte de elementos artísticos singulares e de discussões sobre ornamentação, desenho e deslocamento.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 12:20h


21:50

O Duplo

Ficção201225minBrasil16 anosSP


De Juliana Rojas Com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Sabrina Greve

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 12:50h


22:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Negro Gato

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 13:20h


22:30

Chico e as Cidades

Documentário200078minBrasilLivreRJ


De José Henrique Fonseca Com Maria Bethânia, Jaime Alem, Chico Buarque de Hollanda, Fernando Calazans, Nelcy Gomes

Além do show "As cidades", do álbum homônimo de Chico Buarque, o especial, filmado em película, traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas inéditas (Futuros Amantes , Injuriado e Cecília - videoclipe).

Próximas Exibições:
Dom, 21 mar às 13:30h
Seg, 22 mar às 01:30h