Terça-feira, 16 de Junho de 2020


00:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.


00:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


01:00

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.


02:25

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.


04:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


04:30

Projeções - Episódio Kika Nicolela

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Palavra, comunicação e auto representação em "Trópico de Capricórnio", "What Do You Think of Me?" e "Domotilas".


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Paris

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Pierre Barouh, um dos maiores divulgadores da bossa nova na França, conta como se apaixonou pelo Brasil nos anos 60. Mayra Andrade, um dos grandes nomes da world music atual, fala sobre a MPB na nova cena europeia no episódio que conta também com o Nouvelle Vague, a cantora Camille e o DJ e produtor Dimitri From Paris.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 36: Da vocação intelectual

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia embarca em um roteiro intelectual pela vida e pela obra de alguns dos pensadores que imprimiram seus nomes na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras. O diplomata, filósofo e escritor – para citar alguns de seus muitos títulos – José Guilherme Merquior, que foi definido pelo também acadêmico Eduardo Portella como “uma fascinante máquina de pensar”; o jornalista e professor João de Scantimburgo, grande defensor da monarquia; e o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, atual ocupante da cadeira 36. Em comum, todos eles deram vazão à vocação intelectual.


06:00

Revoluções Sexuais - Episódio Reinventar o Amor

Documentário201852minFrança14 anos


De Sylvain Desmille

Na virada das décadas de 1960 e 1970, a revolução sexual tomou um rumo mais social e legalista. Não é apenas uma questão de mudar a consciência e a moral, como testemunhado pela ascensão da educação sexual e da pornografia, mas também de transformar as leis para uma maior igualdade e menor discriminação. No limiar do século XXI, observamos uma mudança nas oposições entre esquerda e direita para uma divisão entre conservadores e progressistas, no modelo americano.


07:00

Terreiros do Brincar

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De David Reeks, Renata Meirelles

O filme retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em 4 estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.

Próximas Exibições:
Sex, 28 ago às 19:00h


08:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio As Guerras de Palmares

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

A história do Brasil passa, e muito, pela história da escravidão. Cerca de 12 milhões de negros foram arrastados de suas terras e trazidos como escravos para trabalhar no Brasil e formar essa nação. O 2º Episódio da série conta como, durante o período de escravidão, negros de todas as etnias em um grito de liberdade fogem dos engenhos para se refugiarem em Quilombos. O nascimento de Palmares e as comunidades afro-indígenas. A ascensão e os mais de 100 anos de luta e resistência dos Quilombos. Quem foi Zumbi e a luta contra a Coroa Portuguesa. Os Bandeirantes e as batalhas pela queda de Palmares.


08:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.

Próximas Exibições:
Sex, 2 out às 20:30h


09:30

Meu Corpo, Minha Vida

Documentário201775minBrasil14 anosRJ


De Helena Solberg

Meu Corpo, Minha Vida é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que recebeu cobertura nacional e internacional e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos e opiniões.

Próximas Exibições:
Sex, 18 set às 21:30h


10:55

Revista Curta! - Episódio 14 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com José Joffily, Luiz Antonio Simas, Pompea Tavares, Mônica Salmaso

Nesta edição da Revista Curta!: o diretor José Joffily compara o momento histórico em que realizou o filme A Maldição do Sanpaku, disponível na plataforma Tamanduá, e o atual período de crise no cinema nacional; a coordenadora do programa CCBB Educativo, Pompea Tavares, explica quais são as ações virtuais promovidas pelo centro cultural, como exposições e aulas; o escritor Luiz Antonio Simas conta como seu mais recente livro, O Corpo Encantado das Ruas, dialoga com os textos de João do Rio; e a cantora Mônica Salmaso fala sobre a série de vídeos que vem fazendo com artistas como Rosa Passos e Mestrinho.


11:10

Margherita Sarfatti, a Mulher que Inventou Mussolini

Documentário201552minFrança12 anos


De Pierre-Henry Salfati

Intelectual, feminista e socialista, a judia Margherita Sarfatti tornou-se amante de Mussolini e deu todo o apoio ideológico, psicológico e político que levou o ditador ao poder. Anos mais tarde, ela perceberia que ajudou a criar seu maior inimigo.


12:10

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio Luiz Gonzaga

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Luiz Gonzaga revelou ao Brasil e ao mundo a música nordestina. E com ela as alegrias e as angustias de sua gente. Extremamente criativo e poético, o Rei do Baião, como viria a ser conhecido, aprendeu a tocar sanfona com seu pai, o mestre Januário, que, nas horas vagas do trabalho na roça, tocava muito bem o instrumento de oito baixos. Gonzaga ainda não era adolescente quando começou a apresentar-se em bailes, forrós e feiras. No começo da juventude, ingressou no exército e, em 1939, deu baixa da instituição no Rio de Janeiro para dedicar-se exclusivamente à música. Aos poucos ganhou notoriedade, até que, em 1945, gravou sua primeira música como cantor, e em 1947 compôs Asa Branca, que posteriormente chegaria a ser considerada a canção mais relevante do país. A partir daí sua carreira deslanchou. São muitos discos, sucessos e parcerias, com músicos do Brasil inteiro. Mas o legado de Luiz Gonzaga vai além de seu raríssimo talento musical: ele foi um legítimo representante de seu povo, que foi testemunha de sua generosidade, coragem e firmeza ao longo de toda sua trajetória. Não é a toa que seu trabalho influencie direta e indiretamente o trabalho de inúmeros músicos das gerações posteriores à sua. A música popular brasileira foi para sempre transformada pela genialidade de Luiz Gonzaga.


12:40

Projeções - Episódio Kika Nicolela

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Palavra, comunicação e auto representação em "Trópico de Capricórnio", "What Do You Think of Me?" e "Domotilas".


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Paris

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Pierre Barouh, um dos maiores divulgadores da bossa nova na França, conta como se apaixonou pelo Brasil nos anos 60. Mayra Andrade, um dos grandes nomes da world music atual, fala sobre a MPB na nova cena europeia no episódio que conta também com o Nouvelle Vague, a cantora Camille e o DJ e produtor Dimitri From Paris.


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 36: Da vocação intelectual

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia embarca em um roteiro intelectual pela vida e pela obra de alguns dos pensadores que imprimiram seus nomes na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras. O diplomata, filósofo e escritor – para citar alguns de seus muitos títulos – José Guilherme Merquior, que foi definido pelo também acadêmico Eduardo Portella como “uma fascinante máquina de pensar”; o jornalista e professor João de Scantimburgo, grande defensor da monarquia; e o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, atual ocupante da cadeira 36. Em comum, todos eles deram vazão à vocação intelectual.


14:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.


14:30

Cale-se - Episódio A MPB Calada

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Artistas presentes nos dois primeiros episódios se somam a nomes como Paulo César Pinheiro e Ivan Lins para relembrar a época da censura musical. Eles contam como o engajamento político estava presente nos festivais e falam também da censura moralista, relativa à preocupação do regime com os ditos “bons costumes”. Sergio Cabral relembra carreiras destruídas pelo regime e Ivan Lins fala um pouco dos truques que os compositores usaram para driblar a censura. Carlos Lyra e Sergio Cabral falam do perfil dos censores, muitas vezes funcionários públicos sem preparo ou formação cultural devida. No número musical, Zé Renato entoa “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha e Fátima Guedes, e “Pesadelo”, de Paulo Cesar Pinheiro.


15:00

Erlon Chaves: Maestro do Veneno

Documentário201872minBrasilLivreSP


De Alessandro Gamo

Documentário sobre a carreira de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). Apresentamos seu início no rádio, seu trabalho de arranjador, de compositor de trilhas para TV e cinema e vemos como foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. O documentário é composto por imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras.


16:25

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.


18:00

Àkàrà, no fogo da intolerância

Documentário202072minBrasilLivreBA


De Claudia Chávez

Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas principalmente pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira.


19:20

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Fadas - Passarinho Viu

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Qui, 20 ago às 20:35h


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Atena - Sabedoria Armada

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Atena nasceu do crânio de Zeus, vestindo um capacete e segurando uma lança. Ela era a defensora dos heróis, do Estado, da humanidade, a quem ofereceu muitas invenções. Também era uma mulher linda que chamava muita atenção, incluindo a do deus Hefesto. Ela lutava frequentemente com seu arquirrival Poseidon. Atena sentiu ciúmes em somente uma ocasião: quando a jovem Aracne, especialista em tecelagem, alegou que superava qualquer pessoa - incluindo Atena. Para uma deusa, até a sensível Atena, foi difícil aguentar.


20:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.


21:00

Geografia da Arte - Episódio Henri Cartier-Bresson + Índia

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Em 1947, logo depois de fundar a agência de fotografia Magnum, Henri Cartier-Bresson partiu para o que seria uma viagem de três anos pela Ásia, começando pela Índia, que acabava de ficar independente e passava por grandes transformações políticas. Um de seus primeiros trabalhos foi fotografar Mahatma Gandhi. As imagens captadas seriam as últimas do líder, que foi assassinado no dia seguinte. Bresson fez uma ampla cobertura da comoção e dos eventos que acompanharam o funeral de Gandhi, ganhando projeção internacional por conta das imagens que ficaram famosas. Envolvido pela história do país, ao longo de 20 anos e em várias viagens, fotografou extensamente a cultura de rua, a dança, os rituais religiosos e personagens - que seriam vistos pelo mundo Ocidental pela primeira vez. Geografia da Arte examina a forte ligação de Cartier-Bresson com a Índia por meio de 50 imagens icônicas produzidas por ele no país. Com a colaboração da Magnum (que completa agora 70 anos) e da Fundação Cartier-Bresson, a série investiga a importância do fotógrafo como porta-voz da cultura indiana para o mundo e também mostra como sua linguagem influenciou nomes como o do maior cineasta do país, Satyajit Ray. Outros entrevistados seriam a filha do fotógrafo, Melanie Cartier-Bresson, que dirige hoje a fundação em Paris; a curadora Beth Citron, do Rubin Museum, de Nova York (que organizou a atual exposição HENRI CARTIER-BRESSON-INDIA IN FULL FRAME), entre vários outros.


22:00

Instantes Cruzados - Episódio Ripper - Retratos da Escravidão

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para debater com Milton Guran sobre as questões sociais e raciais atuais, João Roberto Ripper é o convidado desde episódio.


22:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Paula

Documentário201954minBrasilLivre


De Carolina Sá

A diretora Carolina Sá registra a cineasta Paula Gaitán durante uma longa conversa sobre cinema e criação. O filme revela o pensamento da cineasta e suas reflexões sobre as artes audiovisuais a partir dos seus filmes Diário de Sintra, Uaka, Noite, Agreste, Memória da Memória, Sutis Interferências e Exilados do Vulcão. A direção de fotografia é de Camila Freitas, a montagem de Marília Moraes e trilha sonora original de Cadu Tenório.


23:30

Matizes do Brasil - Episódio Vicente do Rego Monteiro

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Artista múltiplo, Vicente do Rego Monteiro foi um indianista de vanguarda, sendo considerado o primeiro modernista a se interessar pelo tema da antropofagia nas artes brasileiras. Atuando com desenvoltura como escultor, pintor, desenhista, gravurista, ilustrador, fotógrafo, poeta, figurinista, cenógrafo, dançarino, editor e professor, o pernambucano nascido na virada para o século XX é tema deste episódio de Matizes do Brasil. Denise Mattar, Jorge Schwartz e Clarissa Diniz são convidados a analisarem algumas das obras icônicas de Rego Monteiro, ao mesmo tempo em que revelam aspectos relevantes sobre sua biografia e tecem um panorama sobre o legado e a importância dele para o cenário artístico brasileiro.