Terça-feira, 20 de Abril de 2021


00:00

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


00:30

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.


02:00

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Vale Quanto Pesa

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen Com Pedro Luí­s

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


02:10

Agenda Curta - Ocupação Chiquinha Gonzaga

Jornalismo20215minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


02:15

Os Quatro Paralamas

Documentário202190minBrasil12 anosRJ


De Roberto Berliner Com João Barone, Herbert Vianna, Bi Ribeiro, Zé Fortes

Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.


04:00

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.


04:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


05:30

Juntos - Episódio Cuidar da Terra

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Experimentar a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, é uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.


06:00

Aquarela Musical - Episódio Raimundo Soldado

Documentário201926minBrasilLivrePI


De Márcio Bigly

Zéu Britto (BA), Teófilo Lima (PI) e Henrique Douglas (PI), fazem releituras dos maiores clássicos do maranhense Raimundo Soldado, que realizou uma fusão entre a música nordestina e a música pop, nos anos 80.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


06:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Dona Onete

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dona Onete é considerada por muitos artistas como a Musa da Música Paraense, a Diva do Carimbó. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, mudando-se depois para a cidade de Igarapé-Miri. Começou a carreira depois dos 70 anos e já realizou turnês em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Neste episódio, passeando por Belém, Dona Onete canta suas músicas que trazem forte influência da cultura paraense e mostra os elementos que fazem parte desta cultura tão rica como o jambu, o boto e o carimbó.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


07:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Curadoria

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Como surgiu a coleção Inhotim e a instituição construída para abrigá-la? Que ideias nortearam a escolha de obras e artistas? Como abordar a produção contemporânea na atualidade? Conversamos com o idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, e alguns dos curadores que atuaram no lugar – Ricardo Sardenberg, Allan Schwarzman, Jochen Volz e Marta Mestre.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


08:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


08:30

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h
Sex, 27 ago às 19:00h


09:30

Ibiúna

Documentário201980minBrasil14 anosRJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h
Sex, 4 jun às 20:00h


11:00

Cuba, A Revolução e o Mundo - Episódio Os combatentes

Documentário201959minFrança14 anos


De null, Mick Gold

1959. Fidel Castro assume o poder. A ilha, localizada a apenas alguns quilômetros da costa estadunidense se torna um ponto estratégico da Guerra Fria. Entre a hostilidade dos Estados Unidos e o apoio, por vezes amplo, da União Soviética, Cuba se recusa a ser um mero peão nesse xadrez político e toma frente ao lado de movimentos de libertação ao redor do mundo, na Argélia, na Bolívia e em Angola, construindo seu próprio caminho na cena internacional. Desde o início, Cuba concebeu sua revolução em escala mundial. Fidel Castro e Che Guevara estão decididos em posicionar Cuba na vanguarda dos movimentos de libertação nacional e anti-imperialistas da África e da América Latina. Mas antes, o país precisa fazer frente ao contexto de embate entre as duas potências. Obrigada a ter que se defender dos ataques dos Estados Unidas, executados pela CIA (que chegam ao ápice na invasão à Baía dos Porcos), Cuba aceita abrigar mísseis soviéticos, o coloca o mundo a beira da guerra nuclear. Mas o desdobramento deste episódio - a decisão unilateral da União Soviética de retirar os mísseis - leva Cuba a se abster desse conflito, e criar seus próprios meios, no contexto do movimento dos países não-alinhados. O país aumenta seu apoio aos movimentos de libertação ao redor do mundo: ele declara apoio ao líder da revolução na Argélia, Ben Bella, envia tropas ao Congo, manda guerrilheiros insurgidos à Bolívia... Fiel à palavra de ordem do Che, de criar "vários Vietnams", Cuba parece estar presente em todo lugar. A tenacidade e o ardor deste pequeno país é surpreendente. E um dos maiores exemplos de sucesso da ação internacional de Cuba é em Angola, onde seu papel será determinante para o fim do Apartheid na África do Sul. Porém, quando a União Soviética entra em colapso, é a própria revolução cubana que está ameaçada...

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:49h


12:00

O Legado da Coruja - Episódio Nostalgia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.


12:30

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Arte

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Se o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, que dirá compreender o mundo imaginário dos nossos antepassados? Pistas não faltam. É a explosão de cores e formas estampadas nos paredões de Peruaçu. É o homem que se confunde com ave de rapina que envolve o vaso do xamã. É a carranca do cacique - ou será um espírito? - escavada no granito da serra. Mesmo depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos nossos primeiros artistas ainda impressionam.


13:30

Juntos - Episódio Cuidar da Terra

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

Experimentar a experiência da chamada agricultura sintrópica como regeneradora de florestas e, ao mesmo tempo, produtora de alimentos, é uma opção transformadora e enriquecedora para residentes do Sítio Epicentro Dalva, no interior de São Paulo.


14:00

Cale-se - Episódio O Rock Proibido

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.


14:30

Neojibá - Música que Transforma

Documentário202080minBrasilLivreBA


De Sérgio Machado, George Walker Torres Com Iure Nascimento, Ingride Nascimento, Orquestra Juvenil da Bahia, maestro Ricardo Castro

O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. Sua orquestra juvenil, formada por jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, é internacionalmente aclamada por sua excelência e originalidade. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades. O filme também apresenta belíssimos concertos da Orquestra Juvenil da Bahia regidos pelo maestro Ricardo Castro com a participação de grandes nomes da música de concerto, como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie.


16:00

Revista Curta!: 18/04/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.


16:15

Os Quatro Paralamas

Documentário202190minBrasil12 anosRJ


De Roberto Berliner Com João Barone, Herbert Vianna, Bi Ribeiro, Zé Fortes

Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.


18:00

Figuras da Dança - Episódio Ana Botafogo

Documentário201126minBrasilLivre


De Inês Bogéa

A carioca Ana Botafogo é um dos maiores nomes da dança do Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui (1922-2012), teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille (FRA), com direção de Roland Petit (1924-2011). Na década de 70 foi bailarina do Teatro Guaíra (PR) e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro (RJ). Torna-se a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1981, cargo que ocupa atualmente. Dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1802-1892), considerada pela crítica uma de suas maiores interpretações. Dançou no mundo todo e teve importantes partners como Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis, entre outros.


18:30

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.


19:00

Onde a beleza está - Episódio Loucura Suburbana

Documentário201926minBrasil12 anosRJ


De Susane Worcman, Aí­da Marques

No Instituto Municipal Nise da Silveira, samba-enredo, fantasias e alegorias substituem o isolamento e a violência que antes faziam parte do cotidiano dos doentes mentais. É véspera do desfile do bloco Loucura Suburbana, produzido por pacientes da ala psiquiátrica do Instituto, que dividem entre si os afazeres e os tradicionais papéis do carnaval carioca. Há 16 anos Elisama é porta-bandeira do bloco. Assim como ela, a passista Elizângela chegou ao Instituto com surtos de agressividade, incapaz de se comunicar com os demais, e hoje foi transformada pelo carnaval. Entre pacientes, familiares e voluntários que trabalham ali diariamente, Dra. Ariadne compartilha histórias reais de pessoas que encontraram no carnaval uma forma de terapia e também de uma comunidade que aprendeu a lidar com a doença mental por outro prisma. Quando o bloco sai às ruas, evadindo as paredes do instituto, uma grande comunidade se forma. Todos pulam, dançam, brincam com o Loucura Suburbana, implodindo as barreiras entre a “loucura” e a “sanidade”, numa grande festa popular.


19:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A Maldição do Ciclope

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu e seus companheiros estão presos na caverna do Ciclope. Por sorte, nosso heroi tem um plano e consegue cegar o enfurecido Ciclope. Os homens escapam graças a um último truque: eles se amarram na barriga da ovelha para sair da caverna bem embaixo do nariz do monstro. Infelizmente, quando ele chega ao barco, a raiva de Odisseu leva o melhor dele: ele revela seu nome ao Ciclope, que invoca seu pai, o deus Poseidon, para vingá-lo. Imediatamente, uma tempestade irrompe. A maltratada frota tem que pousar na ilha de Éolo, que lhes oferece um odre contendo todos os ventos que poderiam impedi-los de chegar ao seu destino, Ítaca. Mas, convencidos de que contém um tesouro, os marinheiros o apreendem. Sua ganância libera uma rajada de ventos que os empurra de volta para Éolo. Desta vez, convencido de que uma maldição pesa sobre Odisseu, o mestre dos ventos se recusa a ajudá-lo.


20:00

Matizes do Brasil - Episódio Tunga

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Este episódio de Matizes do Brasil é dedicado a uma das figuras mais emblemáticas da nossa cena artística contemporânea: Tunga. Ele, que foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra exposta sob a icônica pirâmide do Museu do Louvre, em Paris, tem diferentes aspectos de sua trajetória analisados por curadores e amigos como Júlia Rebouças, Paulo Sérgio Duarte e Luísa Duarte. Eles compartilham suas percepções sobre este artista sem igual, cuja obra é barroca, carregada de simbolismos e de potência física. O episódio mergulha na carreira do artista e revela sua busca incansável por explorar os limites entre ciência e fantasia, realidade e ficção, o que culmina na criação de uma mitologia e de uma gramática próprias.


20:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Dança contemporânea brasileira, uma trajetória

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O episódio apresenta uma trajetória histórica e conceitual da dança contemporânea brasileira, desde as reminiscências do ballet clássico e da dança moderna até hoje. São abordados alguns conceitos básicos e características marcantes, como a abertura para diferentes estilos de técnicas corporais, o diálogo constante com a investigação e a reflexão, os diferentes modelos de companhia de dança. Marcos do desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil também compõem a narrativa, como o boom da dança carioca nos anos 1990, com o surgimento de companhias de projeção nacional. Vários dos pontos abordados no episódio são inspirados em um artigo fundante sobre a dança brasileira, assinado pela crítica de dança Helena Katz, intitulado “Ten Theses on Brazilian Dance”, de 2000. Além da própria Helena, costuram o episódio diversos teóricos e artistas da dança no Brasil.


21:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Paula

Documentário201954minBrasilLivre


De Carolina Sá

A diretora Carolina Sá registra a cineasta Paula Gaitán durante uma longa conversa sobre cinema e criação. O filme revela o pensamento da cineasta e suas reflexões sobre as artes audiovisuais a partir dos seus filmes Diário de Sintra, Uaka, Noite, Agreste, Memória da Memória, Sutis Interferências e Exilados do Vulcão. A direção de fotografia é de Camila Freitas, a montagem de Marília Moraes e trilha sonora original de Cadu Tenório.


22:30

O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna

Documentário200376minBrasilLivreRJ


De Geraldo Motta Filho

Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. O documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista Lucio Costa, o processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira.