Plano de Aula

DEMOCRACIA MANIPULADA

Democracia Manipulada | Documentário | De Alexandra Jousset,Philippe Lagnier | 2021 | 52 min |
12/07/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Linguagens
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado (a) professor (a), o documentário francês de 2021, “Democracia Manipulada”, é uma produção muito pertinente para os dias atuais, em que as mídias digitais são parte integrante na rotina dos estudantes, seja para se informar, para realizar pesquisas, para se comunicar ou para se entreter. No entanto, o universo virtual também é terreno para grupos mal-intencionados, que buscam pessoas com determinado perfil para coagir em nome de seus interesses — inclusive políticos. Este é o foco de “Democracia Manipulada”, que analisa os movimentos nas redes sociais que contribuíram para as vitórias eleitorais e manutenção dos mandatos de três homens: o ex-presidente Donald Trump nos EUA (através do Twitter), o ex-ministro do interior Matteo Salvini na Itália (por meio do Facebook) e o presidente Jair Bolsonaro no Brasil (utilizando o WhatsApp).


O início da obra trata sobre as práticas populistas atuantes nas últimas décadas em diferentes países. De acordo com os especialistas entrevistados, os líderes desses movimentos e seus aliados utilizam as redes sociais como meio de controle e manipulação. Tudo começa com a determinação de um inimigo, um alvo: outros políticos, jornalistas, minorias, estrangeiros etc. Depois ocorrem os discursos de ódio e incitação à violência em mensagens de texto, áudio, vídeos e imagens, construídos com o objetivo de viralizar e cercar a vítima, além de proteger a grande massa de agressores. 


Por trás dessas manobras estão estrategistas habilidosos que o documentário chama de “engenheiros do caos”: cientistas da computação, pesquisadores de opinião e especialistas em Big Data que conhecem a lógica das redes sociais e se aproveitam do seu alcance para fomentar ataques, compartilhar informações falsas (fake news) e teorias da conspiração. A partir das palavras-chaves utilizadas pelos usuários, esses engenheiros do caos têm acesso a dados pessoais como nome, endereço e número de celular. As plataformas estão constantemente atualizando seus sistemas para barrar esses invasores, que se adaptam para realizar novos ataques em uma constante perseguição de “gato e rato”.


Outro componente essencial nesse cenário são as próprias pessoas que repassam notícias sem sequer consumir o conteúdo. Segundo o documentário, essa é a realidade de 60% dos usuários nas redes sociais, que somente leem o título dos artigos. Assim, é vital que cada um de nós esteja atento para se proteger de conteúdos enganosos e é, nesse ponto, que você, educador(a), pode fazer toda a diferença na percepção e nas ações dos(as) alunos(as) nas redes sociais, como veremos a seguir.


Considerando a complexidade das questões envolvidas, recomendamos a transmissão para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, com possibilidade de atuação em múltiplas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.


Para a área de Matemática, o filme é um excelente incentivo para o estudo básico de linguagem de programação a partir da identificação de algoritmos: o que são, para que servem e como implementá-los. Inicialmente, cabe aproximar o conceito de algoritmo com ferramentas matemáticas que os estudantes já estejam habituados a utilizar (como o algoritmo da divisão e as fórmulas de progressões aritméticas e geométricas), de forma a exemplificar tal recurso. Esse tipo de análise pode ser realizado em uma ou mais aulas, dependendo do interesse da turma. Caso a escola possua sala de informática, atividades mais específicas de programação (inclusive com jogos educativos) também são uma opção viável, uma vez que a demanda nessa área cresce a cada ano no Brasil e no mundo.


Já para a área de Língua Portuguesa, indicamos maior foco nos detalhes a respeito da formulação de fake news que a obra apresenta. Os estudantes podem ser instruídos a reunir artigos sobre determinado assunto para uma aula de debate: a partir da leitura de um título, a turma deve votar se a notícia parece falsa ou não. Posteriormente, podem também ser analisadas imagens, gráficos e a fonte da informação, além da leitura na íntegra e checagem de fatos. Ainda, é possível solicitar que os(as) alunos(as) se posicionem, de maneira oral ou escrita, a respeito de uma notícia discutida em sala de aula, de modo a estimular o pensamento crítico de cada um(a).


Por fim, sugerimos para as disciplinas de Ciências Humanas e Aplicadas um enfoque político do documentário, destacando o uso das redes sociais por líderes populistas e os impactos (passados e futuros) no sistema democrático, com destaque para o brasileiro. 


Classificação BNCC


Ensino Fundamental Anos Finais


Língua Portuguesa


Competências: 


3.Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.


6.Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.


10.Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.


Habilidades:


(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.


(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.


(EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.


(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.


Ensino Médio


Matemática


Competências: 


3.Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.


4.Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.


Habilidades:


(EM13MAT315) Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.


(EM13MAT405) Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.


Língua Portuguesa


Competências: 


7.Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.


Habilidades:


(EM13LP39) Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).


(EM13LP40) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.


(EM13LP41) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.


(EM13LP43) Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais. 


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 


Competências: 


5.Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


6.Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


Habilidades:


(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos


(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.


(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.


(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.



EF69LP11 - Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
EF08LP01 - Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
EF89LP02 - Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
EF09LP01 - Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.
EM13MAT315 - Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
EM13MAT405 - Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS501 - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
EM13CHS602 - Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
EM13LP39 - Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).
EM13LP40 - Analisar o fenômeno da pós-verdade - discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos -, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.
EM13LP41 - Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.
EM13LP43 - Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.




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