Plano de Aula

O JULGAMENTO

Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil...
19/05/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia
Filipe Macedo



Uma menina com cabelos de Brasil pode ser engraçada, espontânea, comunicativa, acolhedora, mas, como saber de tudo isso sem conhecermos sua história? Sua origem? A partir desses levantamentos podemos entender que a aceitação de si mesmo através do olhar do próximo vai sempre ser uma furada, o princípio da aceitação está dentro de nós mesmos, para discutir isso, podemos partir imaginando uma menina com cabelos de Brasil.


EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

brasil

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


Valorizar a Cultura Popular.


Conscientizar sobre o bullying.


Integrar a turma.


Aprimorar a oralidade e exposição de ideias dos alunos.


Incentivar a produção de linguagens artísticas na sala de aula.



Etapa 1: (15 minutos)


Exibição do Curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil"
Antes de discutir sobre o filme, apresentar a tradução da música Imagine - John Lennon e pedir para que os alunos identifiquem as ligações da letra com o curta.





Etapa 2:(45 minutos)


Na segunda etapa serão distribuídas tarjetas para os alunos, cada um deverá sintetizar em uma palavra o que entendeu sobre o curta, é importante que eles tenham um tempo para refletir sobre o assunto antes de escrever.



A partir desse momento o professor vai colher a opinião dos participantes a partir das palavras nas tarjetas, essa dinâmica permitirá que todos sejam ouvidos, e isso é de extrema importância, já que o assunto é sobre discriminação e aceitação, o professor poderá comentar e completar com sua visão as opiniões dos alunos a partir do curta e da canção..



Os alunos poderão reproduzir na parede da sala o desenho ampliado da menina do curta e seu cabelo de Brasil, que poderá ser preenchido pelas tarjetas com as opiniões dos alunos, remetendo ao pensamento dela.


Após ouvir a opinião dos alunos, o professor poderá trazer algumas questões para aprofundar o olhar deles para as metáforas do filme, algumas questões de exemplo abaixo:



"Quem se descriminava, a menina com cabelos de Brasil ou as outras meninas?"



"Existe um cabelo bom ou ruim?"



"Qual o país ilustrado no filme que estava doente? Porque? Que relação existe com a realidade?"



"Em quais momentos do filme as meninas praticam bullying com a menina com cabelos de Brasil?"



"Cite exemplos das maravilhas do nosso país: cultura, gastronomia, turismo etc."





Etapa 3:(50 minutos)


Relembrando o filme com os alunos, o professor poderá promover um tribunal em sala de aula, levantando o julgamento de um processo de bullying, onde a vítima é "Aparecida" a menina com cabelos de Brasil e as acusadas são suas colegas de classe. Os alunos deverão se dividir entre promotores de defesa e acusação, testemunhas e acusadas (no caso as meninas que representam no curta, outros países) para o papel do Juiz, o professor poderá convidar outro profissional da escola, para que ele seja neutro de opiniões e estimule a posição de cada um no debate.



Após a explanação das ideias o juiz convidado pelo professor poderá dar o veredito, se julgar as acusadas culpadas, todos da turma poderão pensar em quais sanções seriam cabíveis para esse caso, essas sanções poderão ser transcritas para depois serem utilizadas inclusive como combinados entre a turma, para casos de bullying na escola.



Caso o juiz absolva as acusadas, o professor poderá mediar uma conversa a partir do perdão, e orientar aos alunos que a simulação nos ajuda a refletir sobre a realidade, para questioná-los sobre "existe uma segunda chance" na sociedade.



Se for possível o professor poderá criar um ambiente solene, e transformar a sala de aula em um tribunal, para que a atividade fique mais divertida e empolgue os alunos.





Para saber mais:

Fanpage oficial "Aparecida, a menina com cabelos de Brasil"



Documentário Transição



Filme "Escritores da Liberdade"





Avaliação:


A avaliação será durante o acompanhamento do processo, as opiniões explanadas, o envolvimento dos alunos com a simulação do julgamento em sala de aula.


Questionário respondido.


Pesquisa sobre Pangéia, Laurásia e Gondwana.


Análise das sanções criadas pelos alunos a partir da decisão do juiz no tribunal.





Referências bibliográficas:


OLIVEIRA, Elvira de. Cidadãos do mundo - construindo o futuro, coleção De olho no mundo Recreio. São Paulo: Ed. Abril, 2000.


KINDERSLEY, Anabel e Barnabas. Crianças como você, uma emocionante celebração da infância no mundo. São Paulo: Ed. Ática, 2008





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)