Relato de atividade em sala de aula

DIFERENÇAS IGUAIS

Visualizações |
Vote aqui
17/09/2012
Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
18
Silvia Karla B. M. M. Santos





Refletir sobre os diferentes tipos de cabelos, (re) conhecer as diferenças socio-culturais, buscando sensibilizar os participantes quanto à problemática dos preconceitos e atos discriminatórios, presentes na sociedade atual.

Inicialmente, foi feito um comentário sobre a temática do curta a ser exibido; Em seguida, o grupo foi encaminhado para a sala de informática para a exibição do curta; Após a visualização do filme, abriu-se espaço para a discussão, na qual os alunos puderam falar sobre a sua percepção e compreensão do que foi visto; Em seguida, houve um momento de relatos sobre experiências vivenciadas pelos alunos em suas vidas particulares e escolares; Para finalizar o trabalho, os alunos produziram um resumo sobre o filme e um texto de opinião sobre o tema abordado.

A exibição do filme foi muito importante, pois os alunos puderam discutir sobre os padrões de beleza no nosso país, estabelecendo relações com suas próprias experiências; Abordamos, também, as questões raciais, a formação do povo brasileiro (a diversidade presente na nossa população) e a beleza do nosso próprio povo, enfatizando a importância de construir e assumir uma identidade. Diante disso, os alunos apresentaram uma boa sensibilidade e simplificaram, concluindo que "no final, é tudo cabelo, não importando sua cor ou origem". Contudo, é certo que não será de uma hora para outra que iremos acabar com os atos discriminatórios, mas, sem dúvida, sensibilizamos os alunos para iniciar mudanças na conduta.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação