13 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Brasil é sinônimo de diversidade cultural. Cada região de nosso país possui identidades próprias e singulares: são costumes, comidas, danças, músicas, trajes e inúmeros ritmos que sintetizam as variadas tradições de nosso povo. É destes ritmos, representativos de nossas heranças culturais e de nossa capacidade de reinvenção, que a série documental Sons Brasilis sai em busca. Conheceremos suas origens, seus artistas, o ambiente em que se propagam, seu caráter transformador e sua importância na vida de brasileiros que se dedicam a perpetuar nossa música nas mais distintas regiões do Brasil. A série, composta por 13 episódios de 26 minutos cada, tem como objetivo revisitar as raízes de ritmos rurais, urbanos e periféricos tocados em nosso país através de conversas com aqueles que os constroem e que contribuem, muitas vezes anonimamente, para sua difusão local, regional, nacional e até mesmo mundial. Descobriremos também como contextos econômicos (fluxos migratórios), sociais (miscigenação, sincretismo) e políticos (governos e instituições) influenciaram os seus desenvolvimentos. Viajaremos pelo país à procura de personagens, lugares, histórias e fatos curiosos que nos ajudem a contar a origem e manutenção dos diversos ritmos brasileiros, documentando num programa único o patrimônio cultural sonoro do Brasil. Sons Brasilis apresentará não somente os ritmos e seus artistas, mas também todo aquele que teve sua vida transformada por meio do ritmo em questão. Seja o jovem contemplado por uma ONG, seja o comerciante que vê suas vendas aquecidas por algo associado ao ritmo, seja o fã que não vive sem a música em sua vida, seja o artesão de instrumentos típicos.

Compartilhar
Trecho disponível
Funk
Assim que chegou ao Brasil o funk foi apropriado pela periferia, transformando o gênero numa das maiores indústrias musicais brasileiras. Participação de DJ Marlboro, Tati Quebra Barraco, entre outros.
Próxima Exibição:
Sábado, 16/01/2021 às 18:00 [daqui a 24 hora(s)]
Trecho disponível
Choro
O choro é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira, mantendo até hoje uma plateia atenta. O episódio tem a participação de Yamandu Costa, Luciana Rabello, entre outros.
Trecho disponível
Tecnobrega
O Tecnobrega surgiu em Belém. Uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico. O episódio tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler, entre outros.
Trecho disponível
Erudita
A história da música erudita brasileira começa ainda no tempo da colonização portuguesa, fortemente influenciada pelas raízes europeias.
Trecho disponível
Forró
O forró surgiu como a voz do sertão tendo como seu maior intérprete o grande Luiz Gonzaga, e tornou-se um dos gêneros mais reverenciados e revisitados do Brasil.
Trecho disponível
Rasqueado
O Rasqueado surgiu quando prisioneiros e refugiados remanescentes da Guerra do Paraguai integraram-se com as populações ribeirinhas e da fusão de costumes e culturas nasceu o ritmo.
Trecho disponível
Maracatu
O Maracatu é um ritmo originário de Pernambuco. Conforme o baque ou batida, existem dois tipos: Baque Virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu Rural).
Trecho disponível
Rap
O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980. Hoje é considerado “a voz das periferias”, retrato daqueles que moram à margem das zonas privilegiadas dos grandes centros urbanos.
Trecho disponível
Frevo
O frevo surgiu nas ruas do Recife e arrasta até hoje uma multidão de pessoas dançando freneticamente, tendo se tornado patrimônio cultural imaterial da humanidade. Participação de Elba Ramalho, Alceu Valença, etc.
Trecho disponível
Bossa Nova
Com influência direta do samba e do jazz, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. Participação de Marcos Valle, Carlos Lyra, etc.

Páginas: 1 2