13 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Brasil é sinônimo de diversidade cultural. Cada região de nosso país possui identidades próprias e singulares: são costumes, comidas, danças, músicas, trajes e inúmeros ritmos que sintetizam as variadas tradições de nosso povo. É destes ritmos, representativos de nossas heranças culturais e de nossa capacidade de reinvenção, que a série documental Sons Brasilis sai em busca. Conheceremos suas origens, seus artistas, o ambiente em que se propagam, seu caráter transformador e sua importância na vida de brasileiros que se dedicam a perpetuar nossa música nas mais distintas regiões do Brasil. A série, composta por 13 episódios de 26 minutos cada, tem como objetivo revisitar as raízes de ritmos rurais, urbanos e periféricos tocados em nosso país através de conversas com aqueles que os constroem e que contribuem, muitas vezes anonimamente, para sua difusão local, regional, nacional e até mesmo mundial. Descobriremos também como contextos econômicos (fluxos migratórios), sociais (miscigenação, sincretismo) e políticos (governos e instituições) influenciaram os seus desenvolvimentos. Viajaremos pelo país à procura de personagens, lugares, histórias e fatos curiosos que nos ajudem a contar a origem e manutenção dos diversos ritmos brasileiros, documentando num programa único o patrimônio cultural sonoro do Brasil. Sons Brasilis apresentará não somente os ritmos e seus artistas, mas também todo aquele que teve sua vida transformada por meio do ritmo em questão. Seja o jovem contemplado por uma ONG, seja o comerciante que vê suas vendas aquecidas por algo associado ao ritmo, seja o fã que não vive sem a música em sua vida, seja o artesão de instrumentos típicos.

Compartilhar
Trecho disponível
Choro
O choro é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira, mantendo até hoje uma plateia atenta. O episódio tem a participação de Yamandu Costa, Luciana Rabello, entre outros.
Próxima Exibição:
Sábado, 24/10/2020 às 18:00 [daqui a 3 dias]
Trecho disponível
Tecnobrega
O Tecnobrega surgiu em Belém. Uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico. O episódio tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler, entre outros.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 26/10/2020 às 21:30 [daqui a 5 dias]
Trecho disponível
Erudita
A história da música erudita brasileira começa ainda no tempo da colonização portuguesa, fortemente influenciada pelas raízes europeias.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 2/11/2020 às 21:30 [daqui a 12 dias]
Trecho disponível
Forró
O forró surgiu como a voz do sertão tendo como seu maior intérprete o grande Luiz Gonzaga, e tornou-se um dos gêneros mais reverenciados e revisitados do Brasil.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 9/11/2020 às 21:30 [daqui a 19 dias]
Trecho disponível
Rasqueado
O Rasqueado surgiu quando prisioneiros e refugiados remanescentes da Guerra do Paraguai integraram-se com as populações ribeirinhas e da fusão de costumes e culturas nasceu o ritmo.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 16/11/2020 às 21:30 [daqui a 26 dias]
Trecho disponível
Maracatu
O Maracatu é um ritmo originário de Pernambuco. Conforme o baque ou batida, existem dois tipos: Baque Virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu Rural).
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 23/11/2020 às 21:30 [daqui a 33 dias]
Trecho disponível
Rap
O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980. Hoje é considerado “a voz das periferias”, retrato daqueles que moram à margem das zonas privilegiadas dos grandes centros urbanos.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 30/11/2020 às 21:30 [daqui a 40 dias]
Trecho disponível
Frevo
O frevo surgiu nas ruas do Recife e arrasta até hoje uma multidão de pessoas dançando freneticamente, tendo se tornado patrimônio cultural imaterial da humanidade. Participação de Elba Ramalho, Alceu Valença, etc.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 7/12/2020 às 21:30 [daqui a 47 dias]
Trecho disponível
Bossa Nova
Com influência direta do samba e do jazz, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. Participação de Marcos Valle, Carlos Lyra, etc.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 21/12/2020 às 21:30 [daqui a 61 dias]
Trecho disponível
Axé
Sinopse: Brasil é sinônimo de diversidade cultural. Cada região de nosso país possui identidades próprias e singulares: são costumes, comidas, danças, músicas, trajes e inúmeros ritmos que sintetizam as variadas tradições de nosso povo. É destes ritmos, representativos de nossas heranças culturais e de nossa capacidade de reinvenção, que a série documental Sons Brasilis sai em busca. Conheceremos suas origens, seus artistas, o ambiente em que se propagam, seu caráter transformador e sua importância na vida de brasileiros que se dedicam a perpetuar nossa música nas mais distintas regiões do Brasil. A série, composta por 13 episódios de 26 minutos cada, tem como objetivo revisitar as raízes de ritmos rurais, urbanos e periféricos tocados em nosso país através de conversas com aqueles que os constroem e que contribuem, muitas vezes anonimamente, para sua difusão local, regional, nacional e até mesmo mundial. Descobriremos também como contextos econômicos (fluxos migratórios), sociais (miscigenação, sincretismo) e políticos (governos e instituições) influenciaram os seus desenvolvimentos. Viajaremos pelo país à procura de personagens, lugares, histórias e fatos curiosos que nos ajudem a contar a origem e manutenção dos diversos ritmos brasileiros, documentando num programa único o patrimônio cultural sonoro do Brasil. Sons Brasilis apresentará não somente os ritmos e seus artistas, mas também todo aquele que teve sua vida transformada por meio do ritmo em questão. Seja o jovem contemplado por uma ONG, seja o comerciante que vê suas vendas aquecidas por algo associado ao ritmo, seja o fã que não vive sem a música em sua vida, seja o artesão de instrumentos típicos.
Próxima Exibição:
Segunda-feira, 28/12/2020 às 21:30 [daqui a 68 dias]

Páginas: 1 2