O índio no imaginário brasileiro
COMO ASSISTIR NA TV?

COMO ASSISTIR NA TV?
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui



A representação do índio continua se apoiando em estereótipos questionáveis, que levam a muitos preconceitos. Se ele está na floresta, é selvagem; se está na cidade, não é índio. Seria preciso determinar um lugar para ele, lá ou cá? Esse episódio busca romper com o mito da figura do “indígena atemporal” e mostrar que o “lugar” do índio não está somente em algo físico. A questão territorial, mostrada no episódio anterior, é apenas um meio para explicitar a violação de direitos que a população indígena sofre hoje.
Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Geografia, História, Sociologia


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste

26 min
2015
Brasil
MG
A12

Séries: Gente Awá | 5 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Mariana Fagundes

Elenco: AgostinhoAilton KrenakAlexandre Silva SoaresAntônio de Pádua Fernandes BuenoCarlosCarlos FaustoCelso MaldosDavi KopenawaDavid MartimDioní­sio GonçalvesElena GuimarãesEliel BenitesEstér SalinaHugo Meireles HeringerJean TibleLeonardo LeninMarcelo ZelicMarco Antonio Delfino de AlmeidaMaria Dalva da CostaMércio Pereira GomesOiara BonillaOtoniel RicardoPatriolino Garreto VianaRenato Janine RibeiroSpensy PimentelTonico BenitesTravassos

Sinopse: A representação do índio continua se apoiando em estereótipos questionáveis, que levam a muitos preconceitos. Se ele está na floresta, é selvagem; se está na cidade, não é índio. Seria preciso determinar um lugar para ele, lá ou cá? Esse episódio busca romper com o mito da figura do “indígena atemporal” e mostrar que o “lugar” do índio não está somente em algo físico. A questão territorial, mostrada no episódio anterior, é apenas um meio para explicitar a violação de direitos que a população indígena sofre hoje.

Alugue