Colônia – Trabalho e açúcar

Vote aqui
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui

Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.



Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.

Produção: Olivia Buarque

Fotografia: Fernando Solidade

Roteiro: Pedro Eiras

Empresa(s) produtora(s): Giros Filmes

Pesquisa de Imagens: Paula Salles, Remier Lion

Produção Executiva: Belisario Franca, Mauricio Magalhães

Pesquisa: Marcia Bittencourt

Direção de Fotografia: Mario Franca

Mixagem: Vanius Marques

Consultoria: Mary Del Priore

Montagem: Diego Amorim, Maria Bento, Tatiana Gouveia

Apresentação: Mary Del Priore

Trilha Sonora: Rodrigo Lima

Assistente de som: Gil Neves, Helio Leite, Tomaz Borges

Câmera Adicional: Livia Pasqual

Direção Geral: Belisario Franca, Bianca Lenti

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Antropologia, Ciências Sociais, Discriminação e preconceito racial, Economia, Geografia, História, Outras, Pluralidade Cultural, Sociologia

Competências: Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva., Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas., Argumentação - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta., Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


Planos de Aula (1)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Questões: Colônia – Trabalho e Açúcar

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste

26 min
2023
Brasil
RJ
A10

Séries: Histórias da Gente Brasileira | 26 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Beca Furtado

Elenco: Graciana ValladaresHebe MattosYnae Lopes dos Santos

Sinopse: Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.

Alugue

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação