Relato de atividade em sala de aula

AVENTURAS E HEROÍSMOS QUE INSPIRAM

Visualizações |
Vote aqui
Chiquinha Gonzaga
21/11/2024
Geografia, História, Língua Portuguesa, Arte
Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
Tâniamara Égea Souza
AUGUSTO REIS DR EMEF | SP | São Manuel | Municipal





A série apresenta heróis nacionais e figuras históricas brasileiras de grande importância para o desenvolvimento cultural do país. A partir de suas narrativas, buscou-se promover o enriquecimento cultural dos alunos através dos objetivos citados abaixo:

  1. Explorar as personalidades históricas do Brasil, relacionando-as com as experiências e vivências.
  2. Estímular à identidade nacional afim de se conectarem com suas raízes culturais e históricas, promovendo um sentimento de orgulho em relação à história do Brasil e suas figuras icônicas.
  3. Analisar as contribuições históricas específicas de cada herói para a história do Brasil, ajudando os alunos a compreenderem como essas figuras moldaram o país ao longo do tempo.
  4. Destacar as contribuições de mulheres, indígenas e pessoas negras heroínas, promovendo a discussão sobre gênero e etnias, além da importância de sua participação em movimentos históricos.
  5. Refletir sobre temas como: justiça, coragem, empatia, solidariedade, sociabilidade, entre outros, desta forma, desenvolver o senso critico dos alunos.
  6. Incentivar a educação para a paz, utilizando exemplos dos heróis, para que os alunos aprendam sobre a resolução de conflitos, promovendo a tolerância e a respeito ao próximo.
  7. Fortalecer o vínculo familiar e a interação entre pais e filhos,  através do envolvimento em atividades educativas enviadas para casa.
  8. Promover a inteligência emocional, estimulando os alunos a considerar e compreender diversas emoções, como: medo, perseverança, compaixão, senso de liderança, resolução de problemas, cidadânia, etc.
  9. Desenvolver valores de cidadania, entendendo que suas atitudes contribuem diretamente para o desenvolvimento da sociedade em que está inserido.
  10. Incentivar o aluno a falar com clareza, coerência e precisão, adaptando sua linguagem ao contexto e ao público.
  11. Preparar uma apresentação, de forma que o aluno organize e analise informações pesquisadas, desenvolvendo a habilidade de filtrar o conteúdo mais relevante
  12. Motivar o uso de recursos visuais, auditivos e interativos para tornar o conteúdo mais acessível e compreensível, beneficiando diferentes estilos de aprendizado.

Os 14 episódios da série "Mytikah, o Livro dos Heróis" foram apresentados um por dia. Após cada exibição, foi realizada uma roda de conversa para discutir o episódio, destacando e mediando os objetivos previamente definidos.

Em seguida, foi realizado um sorteio que possibilitou a cada aluno aprofundar suas pesquisas sobre os personagens envolvidos na série, como tarefa de casa com a participação dos familiares.

Os alunos utilizaram diversos materiais, como: instrumentos de pesquisa online, cartolina, lápis grafite e de cor, borracha, tesoura, canetinhas, etc, para a confecção dos cartazes em casa.

Ao final do prazo determinado para essa etapa do trabalho, os educandos apresentaram suas pesquisas para os colegas, a professora e a estagiária, destacando os fatos mais interessantes que descobriram durante a atividade.

Para essas apresentações, os alunos, além dos cartazes e das explanações orais, organizaram aulas interativas, trazendo jogos lúdicos, objetos, utilizando recursos audiovisuais e promovendo um “Quizz” de perguntas após as explicações.

No pátio da escola, foram expostos os cartazes produzidos pelos alunos para apreciação dos demais grupos, e, durante o recreio, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar com outros colegas os conhecimentos adquiridos.

Para concluir o projeto, os alunos visitaram o Museu Histórico e Pedagógico "Padre Manoel da Nóbrega", em São Manuel-SP, onde tiveram a oportunidade de apreciar objetos antigos, muitos dos quais abrangem heróis da série, como máquinas de escrever, instrumentos indígenas, pianos antigos, canhões, louças, máquina fotográfica, obras de arte, etc.



A apresentação dos episódios de "Mytikah, o Livro dos Heróis" e as pesquisas sobre os personagens enriqueceram muito os alunos. As rodas de conversa estimularam o pensamento crítico e a análise sócio-cultural, permitindo que expressassem sua opinião e suas curiosidades.

As pesquisas em casa, com a família, beneficiaram o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, negociação e resolução de problemas, capacitando os alunos para ouvir, discutir e colaborar.

Durante as apresentações em sala, os alunos se envolveram com engajamento e entusiasmo ao compartilhar descobertas, exercitando a comunicação. As aulas interativas, com: jogos, objetos e quizzes, proporcionaram o aprendizado dinâmico e acessível a diferentes estilos. A exposição de cartazes ampliou o alcance dos temas estudados, permitindo que as crianças  compartilhassem aprendizados com outros alunos.

A visita ao Museu Histórico e Pedagógico "Padre Manoel da Nóbrega" complementou o projeto, proporcionando uma experiência educativa e interativa que fortaleceu o aprendizado sobre os heróis e a cultura de uma forma mais ampla.

Dessa forma, a combinação das atividades realizadas resultou em um processo educativo envolvente e transformador. Os alunos não apenas adquiriram conhecimento sobre os personagens da série, mas também desenvolveram habilidades avançadas que os acompanharão em sua trajetória escolar e pessoal. Essa experiência destacou a importância da aprendizagem colaborativa e contextualizada, evidenciando que a educação vai além das paredes da sala de aula. Com certeza, as memórias e os aprendizados dessa jornada ficarão marcados na formação dos alunos, preparando-os para serem cidadãos mais críticos, curiosos e conscientes.