Relato de atividade em sala de aula

TECENDO O MUNDO: CONEXÕES INDÍGENAS

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A Matriz Tupi
21/11/2024
Repertório cultural
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
26
Cláudia de Cássia Munhoz Monte
WALTER CARRER PROF EMEF | SP | São Manuel | Municipal





  • Estado do(a) autor(a): São Paulo/ Cidade: São Manuel/ Instituição do(a) autor(a)- EMEF.PROF WALTER CARRER" ( Ao ser publicado o relato, não aparece essas informações)
  • Apresentar o documentário “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro, episódio “Matriz Tupi” aprofundando sobre a História da formação dos povos brasileiros. Trazendo detalhes sobre formações históricas, sociais e culturais;
  • Observar o que é ensinado aos alunos sobre a cultura e história dos povos indígenas;
  • Compreender a importância dos povos indígenas para a formação dos brasileiros e mostrar que esses foram os primeiros habitantes do Brasil.
  • Equacionar as dificuldades, dando informações necessárias sobre o modo de vida indígena;
  • Compreender a reflexão sobre seus direitos;
  • Ampliar um conhecimento sobre a língua, etnia, cultura material, modo de vida.
  • Valorizar a diversidade cultural indígena.
  • Abordar sobre os conhecimentos dos povos indígenas na contemporaneidade.

Aula 1- A formação dos povos indígenas para a formação do povo brasileiro.Duração: cerca de 30 minutos.Recursos ou material necessário: Televisão. No primeiro momento, os estudantes assistiram ao documentário Povo Brasileiro, episódio Matriz Tupi. Com o documentário evidencia-se a importância de ensinar aos estudantes o “verdadeiro descobrimento do Brasil”. Aula 2- Jogos e brincadeiras na Educação Física- Duração: cerca de 50 minutos.Recursos ou material necessário: Complexo Poliesportivo, bola, peteca, corda. Através de brincadeiras na Educação Física, o objetivo é promover a valorização da diversidade, adentrar a cultura dos povos indígenas e, assim, ter a possibilidade de reconhecer o quanto deles está em nós, nas brincadeiras de infância de gerações.Aula 3- Elementos da natureza.Duração: cerca de 50 minutos.Recursos ou material necessário: Mudas de alecrim, arruda e pimenta. O objetivo de ser trabalhado com os estudantes as plantas aromáticas como chás e temperos é oportunizar experiências sensoriais e estéticas com elementos da natureza. Nessa atividade plantamos com os estudantes uma muda de pimenta e demonstramos que os principais temperos indígenas utilizados na culinária são o sal e pimentas de vários tipos, também plantamos mudas de alecrim e arruda e demonstramos a importância das plantas medicinais na cultura indígena. Aula 4- Elementos que remetem aos ensinamentos da cultura indígena; GrafismoDuração: cerca de 50 minutos.Recursos ou material necessário: Pincel, Urucum, pó de Açafrão e carvão.Nessa aula produzimos tintas através de sementes. Aula 5- Sons e palavras indígenas.Duração: cerca de 50 minutos.Recursos ou material necessário: Instrumentos musicais.Nesta aula foi demonstrado aos estudantes instrumentos musicais utilizados pelos povos indígenas. Aula 6- Visita à aldeia.Duração: cerca de 180 minutos.Visitamos com os estudantes a Aldeia Indígena Ekeruá na cidade de Avaí-SP. A VISITAÇÃO KALIVONO KOMOHITI, foi criada para atender e contemplar projetos educativos de escolas, que tem como conteúdo a cultura indígena.

Ao final do projeto foi feito um documentário de todas as etapas do Projeto “Tecendo o mundo: conexões indígenas”, que está disponível no link do Google Drive.


A culminância do projeto foi uma experiência incrível, tanto para mim professora, como aos alunos, as famílias e funcionários da escola que nos ajudaram coletivamente nesse projeto. Junto com a professora de Educação Física Daniele, pudemos ir ao conjunto de esportes de nossa cidade e fazermos brincadeiras indígenas. Os estudantes amaram, se divertiram e ainda aprenderam diversos jogos e brincadeiras indígenas. Depois plantamos com os alunos na Horta de nossa escola, chás e temperos indígenas, também fizemos com os alunos o grafismo através de sementes de urucum, carvão e o pó do açafrão. Foi demonstrado aos estudantes os instrumentos musicais indígenas, também os estudantes fizeram pesquisas sobre palavras indígenas que são utilizadas em nosso cotidiano. Em todas as atividades, os alunos demonstraram interesse e se mostraram empolgados com todos os aprendizados.Para finalizar o projeto fizemos uma visita à aldeia Ekeruá, onde pudemos mostrar a verdadeira realidade indigena. Foi um projeto que as próprias famílias também participaram, sendo incrível essa interação escola-família. Na nossa visita didática, tivemos a presença de algumas mães, que ficaram encantadas com tantos conhecimentos apreendidos. Em entrevista ao nosso documentário com uma das nossas mães, ela relata “Foi maravilhosa essa vivência".Através do documentário oferecido pelo Curta Educação:Povo brasileiro, episódio Matriz tupi pode-se demonstrar aos estudantes a realidade dos povos indígenas, suas lutas, sendo assim pudemos trazer uma realidade do indígena desde o início de nosso país até hoje. A nossa aluna Rafaelly em entrevista ao documentário relata “Nos livros didáticos é falado dos indígenas de um jeito, mas na realidade é totalmente diferente, mostra a cultura de uma forma diferente, ou seja, nós estarmos conhecendo-os aqui (na aldeia)é melhor do que ver em livros”.Os nossos alunos Wesley e Arthur também comentam a experiencia que tiveram com o projeto “Essa é um experiencia ótima e agradecemos a plataforma Curta Educação sobre como nos ajudou com esse projeto”. Para finalizar gostaria de agradecer imensamente, a professora Juliana Lopes que produziu o nosso documentário, a nossa diretora Valdilene e coordenadora Flavia que foram peças chaves para que esse projeto pudesse ser realizado. “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” Jean Piaget