Relato de atividade em sala de aula

MUSEUS E JUVENTUDE: EDUCANDO AS NOVAS GERAÇÕES SOBRE A MEMÓRIA LOCAL

Visualizações |
Vote aqui
02/11/2024
História
Repertório cultural
Ensino Médio
17
Sebastião Ricardo Machado Meir
ESCOLA LIBER | MG | Caratinga | Privada





O objetivo de assistir ao documentário Cultura, Memória e Identidade foi inspirar os alunos a explorarem as possibilidades de criar museus comunitários ou espaços de cultura locais. A preservação da memória e da história de uma comunidade é uma ação essencial para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento entre seus moradores. Esse documentário apresenta alternativas práticas e criativas que incentivam a criação desses espaços, servindo como uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de projetos que valorizem as histórias, tradições e memórias locais. Além de informar sobre a importância da preservação cultural, o filme mostra que esses espaços podem ser construídos pela própria comunidade, atuando como guardiões de seu patrimônio, e contribuindo para o desenvolvimento social e cultural do local.


Após assistir ao documentário, os alunos e alunas se engajaram em diversas atividades para aprofundar o entendimento sobre a preservação da história e da memória local. A primeira etapa foi visitar o núcleo de documentação e o centro de memória da cidade, onde puderam conhecer mais sobre a organização e conservação de documentos históricos e objetos culturais. Em seguida, realizaram um levantamento detalhado da história local, dividindo-a em períodos significativos que marcaram o desenvolvimento da cidade e da comunidade.

Além disso, dedicaram-se ao levantamento de fotografias antigas da cidade, buscando imagens que representassem a evolução dos espaços e a vivência dos moradores ao longo do tempo. As fotos foram catalogadas, considerando aspectos como época, localização e eventos retratados.

Por fim, os alunos e alunas se envolveram na criação de uma proposta para a exposição desses materiais em um espaço de cultura, onde a população poderia visitar e interagir com o acervo. Essa experiência prática colaborou para aprofundar o aprendizado, e também, fortaleceu o vínculo dos alunos e alunas com a história e a identidade local, despertando neles o desejo de contribuir para a preservação e valorização cultural da comunidade.


Os resultados da experiência foram bem positivos, pois, além de aprofundarem seus conhecimentos, os alunos e alunas despertaram um forte senso de responsabilidade pela preservação da história local. Durante o processo, perceberam que a cidade possui uma carência significativa de espaços e eventos dedicados à preservação e difusão da história e memória coletiva. Essa ausência contribui para o enfraquecimento do sentimento de pertencimento entre os moradores, dificultando a valorização da identidade local.

A partir dessa constatação, os alunos e alunas decidiram expandir o impacto de suas atividades, criando uma página no Instagram dedicada a divulgar fotos antigas da cidade. Nessa página, cada imagem é descrita com detalhes e acompanhada de comentários sobre o contexto histórico da época, promovendo uma compreensão mais profunda da trajetória e das transformações da cidade. Essa iniciativa visa não apenas preservar, mas também democratizar o acesso à história local, incentivando a comunidade a conhecer e valorizar suas raízes. Dessa forma, os alunos e alunas buscam fortalecer o elo da população com seu passado e contribuir para a construção de uma identidade cultural mais sólida e coletiva.