Relato de atividade em sala de aula

NO TRÂNSITO, SOMOS TODOS CONDUTORES DA PAZ

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Mobilidade Sustentável
01/11/2024
Geografia, História
Empatia e cooperação
Ensino Técnico
120
Manoel Messias da Silva
ECIT JOAO PEREIRA GOMES FILHO | PB | João Pessoa | Estadual





A fala inicial do especialista Carlos Aranha foi um choque de realidade, quando afirmou que não se resolve o desafio de mobilidade urbana com carros inteligentes, mas é bem simples e sem tecnologia. Por tanto, os estudantes da 1º e 2ª série da disciplina de Intervenção Comunitária buscaram resolver alguns problemas pontuais ao entorno da própria escola. Somos uma escola pública que atende vários bairros periféricos e o trajeto não é seguro, pois ela fica frente a uma via e que já ocorreram muitos acidentes.  E diante da perspectiva do filme, criou-se o projeto de Educação Viária com o objetivo geral formar cidadãos protagonistas mais conscientes, cuidadosos e responsáveis nas vias e pistas, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade e a mobilidade urbana uma ação coletiva. O problema de mobilidade sustentável que perpassa por Curitiba já está chegando em João Pessoa e cada vez mais automóveis invadem a cidade. Segundo os alunos, este documentário parece falar da nossa realidade e a coisa pode piorar, não temos trem, os ônibus coletivos são superlotados, e os motoristas precisam compreender a educação no trânsito. O filme casa-se perfeitamente com a fala do gestor eleito: “João Pessoa, em 2030, atingirá um milhão de pessoas”, isso quer dizer, mais carros, ônibus e mais violência no trânsito. Diante dessa problemática o projeto No trânsito somos todos condutores da paz, traçou os seguintes objetivos de aprendizagem:

•Conscientizar os condutores a adotarem a Empatia e Cooperação, competências necessárias para se ter responsabilidade com a paz no trânsito;

•Traçar ações práticas para alertar as autoridades públicas da necessidade escolar com faixa de pedestres frente à escola;

•Mobilizar toda a comunidade escolar para a educação viária como necessária nos espaços escolares, com abaixo-assinado.

•Cobrar da câmara municipal medidas para combater às intercorrências no trânsito;

•Pedir uma faixa de pedestre e lombada eletrônica e revitalização da via para frente da escola.

Os Métodos para atingir os objetivos estabelecidos em sala foram levantando na mesma ótica do deputado Estadual -Paraná, Goura, no filme, ele diz: “Se a cidade é boa deve ser boa para todo mundo (criança, idoso e pessoas com deficiência) e por isso necessita medir os eixos das ações urbanistas.  


A ideia desse projeto foi mobilizar a comunidade escolar e as autoridades para este fim pedagógico e de utilidade pública, além de trabalhar as competências da BNCC- 1. Conhecimento e 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 4. Comunicação; a 5. Cultura digital; 9. Empatia e cooperação e especialmente a 10. Responsabilidade e cidadania.

Os estudantes desenvolveram ações que vão além de estudos teóricos, de fato, com ações práticas na perspectiva de promover a consciência pela paz. Daí surgiu o tema: “No trânsito, somos todos condutores da paz”

  • WHAT:– Projeto Educação Viária com ações práticas, para conscientizar as pessoas da paz no trânsito e conscientizar os poderes públicos para atender os pedidos dos alunos para uma via mais segura e respeitada.
  • WHY:  –Para proporcionar uma oportunidade de segurança relaxamento e para melhorar a qualidade do trânsito, especialmente, frente à escola                            
  • WHERE:  –  ao entorno da via e escola.
  • WHEN:  – O projeto iniciou final de fevereiro e finalizou em 25 de julho 
  • WHO:  – Estudantes e professores..
  • HOW:  – Os métodos ou estratégias utilizadas para a condução do projeto perpassou por aulas pedagógicas, além de pesquisas ao público em feral; entrevistas com a comunidade escolar; levantamento de dados, mobilização para colhimento de assinaturas, pressão na mídia e replicabilidade de matérias educativos para todos os alunos,.
  • HOW MUCH:  -Nossos custos foram zero 

Entre as ações desenvolvidas: Pesquisa de transparência condutores da paz- Entrevista na rua. Trânsito midiático- gravação de vídeos- em forma de teatro Abaixo-assinado- petição faixa de pedestre escolar. Visita à câmara municipal de João Pessoa- pedido em requerimento de uma faixa de pedestre, limpeza da rua, rota alternativa de ônibus e parada-de-ônibus; Ofício para o prefeito sobre a situação das vias ao entrono da escola; Apoio de reportagem estadual do projeto; Gravação de vídeos- paz no trânsito- Jornal Folha a União; Criação de um portfólio e do panfleto informativo do projeto.  


O projeto teve 100% do engajamento dos estudantes, tendo em vista a dinamicidade e criatividade os passos em cada ação exitosa por parte dos estudantes, na verdade todas as ideias partiram deles. Apenas fui facilitador das ações. A comunidade foi de grande relevância na participação direta do projeto dos alunos, em especial com as assinaturas do abaixo-assinado, permissão para entrevistas, apoio e reivindicação junto aos estudantes para um trânsito mais seguro e uma escola mais cidadã. (O professor Manoel, coordenador do projeto, executando um outro projeto paralelo sobre sustentabilidade realizou um desfile sustentável, 8 de junho, sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável-Agenda 2030 e na oportunidade envolveu toda a comunidade para participar com o ODS 4- Educação de qualidade, a turma responsável por esta, caracterizou o texto e os trajes sobre Educação Viária e exaltação do projeto para a comunidade que se fez presente).

Engajamento dos estudantes e clubes de auxílio para pegar o ônibus de forma mais seguras; mobilização pelas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a paz no trânsito; mobilização entre os estudantes, pais e pedestres para levantar assinaturas de petição de uma faixa de pedestres, lombada eletrônica; mobilização na Câmara Municipal de João Pessoa-PB na intenção de ter as demandas atendidas. E sobre nossa solicitação dos ônibus passarem pela escola, a SEMOB fez uma reunião no dia 24/07 de 2024 e vai buscar medias que viabilize essa demanda. Como já foi mostrando no projeto, os alunos precisam se deslocar para outros pontos distantes, pois não tem ônibus na rota da escola, mesmo com um ponto de parada.

Diante do parecer, os estudantes foram além, pediram um despacho mais resolutivo e foi então que a SEMOB se reuniu com a SEINFRA- para viabilizar a revitalização da via, do canteiro, para de ônibus, faixa de pedestre e das rampas e enviou para os alunos o projeto aprovado para imediata solução.

  • A médio prazo

Parecer Técnico da SEMOB- Visita técnica e urgência para reestruturar e sinalizar toda a via próxima à escola.

·Aprendizado e crescimento pessoal do estudante com a educação viária focada na responsabilidade de todos.

  • A longo prazo

·Resolução de problemáticas, como a falta de faixa de pedestres, frente à escola; retorno próximo, parada de ônibus coberta e mais segurança, diante da consciência coletiva dos estudantes da ECIT.