Relato de atividade em sala de aula

FAKE TÔ FORA

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01/11/2024
Filosofia
Cultura digital
Ensino Técnico
150
Manoel Messias da Silva
ECIT JOAO PEREIRA GOMES FILHO | PB | João Pessoa | Estadual





O documentário traz uma pauta que se intensifica nos períodos eleitorais e isso atingi até os eleitores mirins, estudantes de 16 anos, estamos falando de Fake News. Riquíssimo em detalhes, este filme foi passado dentro da sequência didática, dentro da disciplina de Educação Tecnológica Midiática. O principal público: Alunos da 1ª série do ensino médio, ao todo, 160 alunos de três turmas. Após assistir o filme, criou-se um debate em cada sala e os estudantes montaram uma árvore dos problemas, espécie de metodologia para identificar causa e consequência de um problema central e com isso se levantou os seguintes objetivos:  

  • Mostrar a força do protagonismo estudantil no combate às fake News, no período eleitoral;
  • Identificar os problemas enfrentados entre os estudantes com relação ao uso da internet;
  • Saber diferenciar informações de notícias falsas;

 

A pesquisa de Helena Borges mostrou como a produção de fake News em sites tem se propagado de forma proposital e não tratado como erro. E Com essa ideia, os estudantes se basearam na motivação de combater fakes eleitorais. Nesse período eleitoral 2024, parlamentares são usados ou usam de notícias falsas para alcance próprio e isso deve ser combatido, por isso a importância desse documentário para a prática estudantil.  Outro fato que colaborou para que os alunos tomassem conta da importância que é combater fakes foi o testemunho de Monica Benicio sobre as notícias irreais após a morte de Marielle. E nesse caso se fez necessário traçar metas e ações pedagógicas para evidenciar os objetivos propostos em sala.

 

 

 

 


A sequência didática discutida diante da árvore dos problemas foi desenvolvida pela três turmas da 1º série, decorrida em três atividades diferentes.

1º  Os estudantes formaram grandes grupos de checagem e coletaram  diversas notícias, relatando e selando as fake News no período eleitoral 2024, e diante dessa atividade, entraram em contato com alguns representantes parlamentares para falar fazer sua defesa.

2º Entrevista e conscientização do combate a Fake News: Os estudantes da 1º série entrevistaram demais alunos de outras séries que já tiveram suas experiências com a primeira votação para troca de ideias.

3º Como o maior número de fake News envolvia a urna eletrônica e o processo de votação, preparamos o ambiente e fizemos uma simulação coerente do processo, seguindo o guia do mesário. Essa ação foi organizada pela escola para dar credibilidade aos mais de 80 alunos que votaria pela primeira vez este ano.


O Documentário trouxe muitas reflexões para os estudantes da ECIT João Pereira e que foram transformadas em ações exitosas e práticas escolares, diante da vontade de aprofundar assuntos de Fake News e combatê-las. Com isso percebeu maior engajamento entre os estudantes na sequência didática proposta e zero de evasão; Além do trabalho em equipe, como criação de coletivo de checagem de notícias falsas e envolvimento com toda a comunidade Escolar para se trabalhar essa temática. Embora, a maior dificuldade tenha sido recursos tecnológicos como falta de internet na escola para pesquisa, onde muitos alunos, também não tinham celular, houve uma união para compartilhar as diversas necessidades deles e lutar para completar as atividades pedagógicas sinalizadas já em debate com as turmas. Outro resultado alcançando, a partir da leitura do documentário, foi o protagonismo estudantil evidente, isto é, a oportunidade que os alunos se viram para mostrar a preocupação cidadã na importância de votar e a capacidade na seriedade de se pesquisar Fake News, em período eleitoral e diante de uma política desgastada e bombardeada. Todo esse material produzido foi disponibilizado e compartilhado entre os alunos de outras turmas como forma de envolver toda a escola.