Relato de atividade em sala de aula

(RE)CONHECENDO A IDENTIDADE CULTURAL

Visualizações |
Vote aqui
30/10/2024
Língua Portuguesa
Repertório cultural
Ensino Médio
50
Aline Brasil Quadros
ETE AMAURI CESAR VIEIRA | RJ | Volta Redonda | Estadual





Durante o 3º trimestre do ano letivo corrente, no 1º ano do Ensino Médio Integrado da Unidade Amaury Cesar Vieira - FAETEC, em Volta Redonda/RJ, o conteúdo da área de Literatura volta-se para o Romantismo Brasileiro, em que ocorreu uma busca pela identidade nacional e a valorização da cultura popular, além da exaltação da natureza e da figura do indígena, representante do povo originário. O vídeo “Cultura, Memória e Identidade” é utilizado, nesse contexto, como um dos instrumentos para reafirmação da necessidade contemporânea de busca de uma identidade local e de reconhecimento da própria história do município e dos elementos culturais/patrimoniais presentes, a fim de despertar nos alunos o sentimento de pertencimento à sociedade onde estão inseridos, a sua responsabilidade na preservação do patrimônio e a valorização da produção cultural.

Os conceitos de Cultura, Memória e Identidade desenvolvidos no vídeo, bem como os exemplos de museus sociais para preservação da identidade cultural local, possibilitam que os alunos reconheçam e validem a história, a cultura e a formação humana da sociedade/município em que residem.

Espera-se que, ao assistir ao vídeo, os alunos, de forma coletiva, reconheçam a importância do registro da memória e da identificação dos elementos que compõem o patrimônio e a identidade do local onde vivem, assumindo uma posição consciente, atuante e de engajamento para com a preservação de tais elementos.

 


Introdução: 

Apresentação de slides (PPT):

Noções básicas de Cultura, Patrimônio e Identidade.  Conexão com o estudo do Romantismo Brasileiro.  Busca da identidade cultural do município de Volta Redonda, bem como do reconhecimento de seu patrimônio.

Origem da palavra “Arigó” (pássaro de arribação) e sua utilização para denominar trabalhadores migrantes (do Nordeste até a construção da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda/RJ). 

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro: exposição permanente de fotos da construção da Companhia Siderúrgica Nacional e da origem do município.

Curva do Rio Paraíba do Sul: patrimônio natural, que deu origem ao nome da cidade.

Brasão municipal: referência ao mito criado pelos povos originários, que atribuíram a curva generosa do rio à força dos raios.

Pizza Frita: comida típica da cidade.

Volta Redonda Futebol Clube (Voltaço): time de futebol.

Desenvolvimento: 

Proposta de releitura do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias - 1ª geração da poesia romântica brasileira - com inserção e valorização de elementos culturais e naturais do município de Volta Redonda/RJ.

Disponibilização do link do vídeo “Cultura, Memória e Identidade”, do projeto Curta Enem, para os alunos, com a proposta de análise e resumo feitos em grupos.

Conclusão:

Finalização das atividades em aula, com apreciação dos resumos,  leitura/declamação das releituras produzidas e atividade de livre expressão, com a proposta de ilustração do Arigó (seja ele a figura do pássaro ou do trabalhador da usina/pioneiro) sobre o poema “Viva o Arigó!”.

Envolvimento dos alunos no reconhecimento dos elementos culturais e naturais que compõem a identidade e a memória do município de Volta Redonda/RJ, a partir de seus conhecimentos prévios e/ou adquiridos na análise dos materiais apresentados (slides e vídeo “Cultura, Memória e Identidade”).

Materiais utilizados: Sala de multimídia (notebook, TV e internet).

Notebook.

Pendrive.

Celular com câmera integrada.

Internet.

Cópias (xerox) dos textos poéticos, para os alunos.

Plataforma digital educacional, utilizada pela Rede Faetec.

 


O filme foi utilizado para consolidar os conceitos de Cultura, Patrimônio e Identidade, a partir de registros, memórias e sensação de pertencimento a uma comunidade.  Neste sentido, sua análise em grupos, após a exibição dos slides, conflui para um entendimento mais assertivo da sociedade em que estão inseridos.  Muitos elementos foram rapidamente reconhecidos pelos alunos mas, inicialmente, sem a percepção de formadores de sua cultura ou de patrimônio a ser conservado.  O vídeo solidifica a necessidade de ver-se representado e de manter o patrimônio e a memória preservados.

Depoimentos diversos dos alunos, dentre os quais:

Aluno oriundo de outro município, que externou sua satisfação em conhecer a cultura e o patrimônio de Volta Redonda, onde atualmente reside, a partir dos conceitos do vídeo “Cultura, Memória e Identidade”.

Alunos que observaram diversos elementos culturais e naturais do município em seu cotidiano e, após assistirem ao filme, os identificaram como parte do patrimônio da cidade.

Alunos que desconheciam o fato de haver um Museu reconhecido legalmente em Volta Redonda/RJ, passando a constatar sua existência e semelhança com Museus de Memória exibidos no filme.

Alunos que compreenderam o significado de alguns elementos presentes no Brasão oficial do município, advindos da cultura dos povos originários, cultura essa citada como extremamente relevante no vídeo.

De modo geral, os objetivos foram alcançados e conectados ao conteúdo de Literatura do 1º ano do Ensino Médio. A partir daí, seria interessante desenvolver uma atividade extracurricular de visitação a espaços culturais e monumentos do município, com a participação enriquecedora de professores de Arte e História, a fim de observar, comentar e concretizar os temas tratados no vídeo.

Proposta de atividade complementar:

City tour, para conhecer, in loco, elementos culturais e patrimoniais do município, consolidando o conceito de Identidade.

Produção de fotos e vídeos feitos pelos alunos, como registro da atividade e demonstração prática de preservação da memória.

Exposição do material audiovisual produzido para a comunidade escolar.