Relato de atividade em sala de aula

IDENTIDADE, RESISTÊNCIA E A PRESENÇA NEGRA NA FORMAÇÃO DO BRASIL

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Rio, Negro
05/09/2024
História
Comunicação
Ensino Médio
35
Lia Araújo





O documentário "Rio, Negro" foi utilizado como ferramenta central em uma aula de História e Sociologia para alunos do ensino médio. O objetivo foi discutir a formação histórica do Rio de Janeiro a partir da perspectiva da população negra, abordando questões relacionadas à diáspora africana, à resistência cultural e à construção de identidades em meio às dinâmicas de poder impostas pelas elites brancas. O filme serviu como base para tratar de temas como racismo estrutural, urbanização, exclusão social e a contribuição negra para o desenvolvimento cultural e social da cidade.

O uso do documentário visou ajudar os alunos a entender como a população negra foi determinante na construção do Rio de Janeiro, tanto em termos econômicos quanto culturais, e explorar a desconstrução do mito da “cidade maravilhosa” por meio das lutas sociais e disputas de poder. Elementos do filme, como entrevistas e materiais de arquivo, foram destacados para ilustrar a resistência e a agência das comunidades negras ao longo da história.

 


  • Introdução ao Tema: A professora iniciou a aula com uma introdução sobre a importância da população negra na história do Rio de Janeiro, destacando o impacto da escravidão e a marginalização que seguiu a abolição. Em seguida, apresentou o filme "Rio, Negro" como uma fonte de análise crítica sobre a formação social da cidade e a invisibilidade histórica das contribuições negras.
  • Exibição do Documentário: Durante a exibição do documentário, os alunos foram orientados a observar como o filme abordava as interações entre a população negra e o projeto de cidade elaborado pelas elites brancas. Aspectos como cultura, identidade e resistência foram destacados, e os estudantes tomaram notas para futuras discussões.
  • Discussão Guiada: Após o filme, a turma se reuniu para uma discussão guiada, focada em como o documentário revela as tensões sociais que moldaram o Rio de Janeiro ao longo dos séculos. Questões sobre racismo estrutural e a resistência negra foram exploradas, e os alunos foram incentivados a conectar os temas do filme com as realidades atuais de racismo e desigualdade no Brasil.
  • Análise em Grupo: Divididos em grupos, os alunos foram desafiados a identificar momentos do documentário que evidenciam a formação de laços comunitários e a resistência cultural da população negra no Rio. Cada grupo apresentou suas observações sobre os desafios enfrentados pela população afrodescendente e a construção de identidades a partir de sua experiência histórica na cidade.
  • Atividade de Escrita Reflexiva (Tarefa de Casa): Como continuação, os alunos foram solicitados a escrever uma reflexão individual sobre a pergunta: "De que maneira a população negra contribuiu para a construção social e cultural do Rio de Janeiro e como essas contribuições são retratadas no documentário 'Rio, Negro'?" O objetivo foi promover uma análise mais profunda sobre o papel das comunidades afrodescendentes na construção da cidade.

O uso do documentário "Rio, Negro" teve um impacto muito positivo na aprendizagem dos alunos. A narrativa apresentou uma perspectiva alternativa sobre a história do Rio de Janeiro, permitindo que os alunos desenvolvessem uma visão mais crítica sobre a cidade e seus processos históricos. A participação dos estudantes nas discussões foi ativa e envolvida, com muitos trazendo exemplos de temas contemporâneos relacionados ao racismo e à desigualdade social.

Os alunos expressaram que o documentário foi esclarecedor e trouxe uma visão inédita da história da cidade que, em muitos casos, não é discutida em profundidade no currículo tradicional. Eles relataram que a experiência os fez refletir sobre a importância de reconhecer e valorizar as contribuições da população negra e como as disputas históricas por espaço e poder ainda refletem a realidade atual.

A experiência demonstrou que o uso de documentários como "Rio, Negro" é uma estratégia poderosa para promover o pensamento crítico e o engajamento dos alunos com questões sociais e históricas. O filme abriu espaço para debates importantes sobre identidade, resistência e a presença negra na formação do Brasil. Uma sugestão para futuras aplicações seria combinar o documentário com leituras adicionais sobre a história da diáspora africana e estudos de caso de outras cidades brasileiras, ampliando ainda mais a discussão sobre o papel da população negra na construção do país.