Relato de atividade em sala de aula

DIVERSIFICANDO O APRENDER: LEITURA DE TEXTO, AULA EXPOSITIVA E EXIBIÇÃ

16/09/2012
Sociologia
Ensino Médio
46
Fernanda de Lemos Rocha



Objetivos gerais: compreender e interpretar aspectos relevantes do filme assistido. Objetivos específicos:  Explorar o tema "Poder" enquanto teoria e na prática;  Desenvolver o espírito reflexivo-crítico dos alunos.

Metodologia:  Aula expositiva como alicerce teórico - texto: "Poder e cidadania";  Exibição do curta: "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda";  Debate, no qual foram levantadas questões presentes no filme, as quais têm relação com a teoria estudada no texto: O poder e a busca por estabelecer parâmetros entre a teoria e a realidade social.

Trabalhei com meus alunos do 2º Ano do ensino médio o curta: "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda". Havíamos feito anteriormente à exibição do filme, um estudo sobre o conceito e as formas de PODER, e o filme veio complementar nosso aprendizado, especialmente sobre como o poder se estabelece nas relações sociais e na vida em sociedade. Os alunos gostaram demais, se identificaram com alguns personagens, fizeram muitas e interessantes abordagens. Acho que foi um processo muito rico para todos, entretanto, sentimos sempre desconforto quanto ao tempo, pois as aulas de Sociologia só acontecem 1 vez por semana, daí, exibimos o filme e, logo após, fizemos debate, que demandaria mais tempo. Contudo, foi muito importante, pois foi uma forma diversificada de aprendizado! A experiência foi interessantíssima e a apresentação de filmes como complementação da etapa teórica do ensino é um desafio, pois temos que sesnsibilizar os alunos, especialmente, que aprendemos bastante através das artes, especificamente com o cinema. Pois culturalmente, nós percebemos o cinema apenas como "lazer" e não como "aprendizado".