Aproveitando o momento de competições mundiais, como as Olimpíadas de Londres e a eminente Copa do mundo no Brasil, o filme traz possibilidades de discussão sobre as expectativas em relação aos esportes e seus atletas.
O Brasil é um país que tem tradição em acompanhar seus atletas, criando exemplos e ídolos. Ao mesmo tempo, a imprensa elege alguns esportes e esportistas em detrimento de outros, para serem seguidos e valorizados.
A pressão em cima desses profissionais acaba sendo excessiva, e em muitos casos acaba prejudicando sua carreira e seu rendimento esportivo. Ao mesmo tempo, outros atletas sofrem com a falta de patrocínio e reconhecimento de sua dedicação.
Os períodos de competições mundiais são muito favoráveis para discutirmos essa relação com o esporte e seus participantes.
A sequência abaixo foi desenvolvida em quatro aulas, divididas em
diferentes momentos:
Primeiro dia (aula dupla):
- Sondagem sobre acompanhamento dos alunos das transmissões das
Olimpíadas (em discussão aberta).
- Sondagem com alunos sobre expectativas para a Copa do Mundo no
Brasil (em discussão aberta).
- Apresentação da definição de curta-metragem.
- Introdução sobre o curta "Barbosa": indicação sobre seu formato
(mistura entre ficção e realidade), dados técnicos (direção, onde
encontrar o filme), apresentação de dados sobre a participação e
desempenho do Brasil em edições da Copa do Mundo, informações sobre
o goleiro Barbosa.
- Exibição do curta "Barbosa"
- Entrega de questionário sobre o filme.
Segundo dia (aula dupla):
- Devolutiva dos questionários.
- Discussão sobre a possibilidade de algo parecido se repetir.
- Discussão e apresentação do relato sobre a final da Copa de 1994
e trecho de entrevista de Roberto Baggio na revista Placar,
contando sobre o pênalti que perdeu e como se sentiu, disponível
em: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?
id=3585&sessao=f
- Exibição de reportagem com Barbosa, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=QtW78YvOKx8
Questionário realizado com os alunos:
A partir do filme Barbosa" e do que discutimos em aula, responda:
1) Você acha que o Barbosa foi responsável pela derrota da seleção
na copa de 1950? Explique.
2) O filme mistura imagens reais da década de 1950 com cenas
produzidas para o filme. Como você identificou o que era de 1950 e
o que era recente?
3) Explique a frase dita pelo protagonista: "minha fé e minha
infância foram soterradas pelo gol de Ghiggia".
4) Você acompanha a seleção brasileira? Qual sua expectativa quando
assiste a um jogo da seleção?
5) Você acha que pode acontecer algo parecido com o filme, se a
seleção brasileira perder a copa de 2014, que será realizada no
Brasil?
6) Você gostou do filme? Explique.
A exibição do filme foi muito produtiva em diferentes aspectos. Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer o formato do curta-metragem - muitos não sabiam que existia esse tipo de filme - e conhecer o site Porta Curtas e Curta na Escola como alternativas de assistir a filmes gratuitamente. Além disso, trabalhamos sobre a linguagem do cinema (construção de planos, criação de efeito de real, recursos cênicos).
O tema do futebol também foi bastante atraente para a sala, que ficou muito curiosa sobre as diferenças entre as equipes mais antigas do esporte. Conversamos muito sobre a importância da valorização dos atletas, os eventuais exageros da imprensa e a responsabilidade dos jogadores em relação às suas equipes.
Os alunos trouxeram impressões sobre a dificuldade quando se comete erros no esporte e mesmo na omissão e falta de companheirismo entre os atletas.
Por último, a entrevista com Roberto Baggio sinalizou para a vulnerabilidade de que situações parecidas voltem a se repetir e criou um alerta para a próxima Copa do Mundo.
A avaliação geral foi muito positiva, com excelente aproveitamento de todos os momentos da sequência didática.