Quinta-feira, 3 de Junho de 2021


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1939 a 1952

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

A devastação da Guerra e a nova linguagem do cinema.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 14:00h
Sex, 4 jun às 08:00h
Dom, 6 jun às 16:40h


01:05

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 15:05h
Sex, 4 jun às 09:05h
Dom, 6 jun às 00:00h


02:00

O Método (Série) - Episódio A Linguagem

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Eduardo Coutinho, Carlos Nader

Fazer documentários é atribuir linguagem, é moldar a realidade dentro de uma narrativa que é linguística. Carlos Nader discute a gramática audiovisual e o rigor necessário para estruturar um filme e transformar o que é percebido do mundo em linguagem. Com Carlos Nader e Eduardo Coutinho.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 16:00h
Sex, 4 jun às 10:00h
Dom, 6 jun às 19:00h


02:30

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 16:30h
Sex, 4 jun às 10:30h
Dom, 6 jun às 21:00h


04:00

Impressões do Mundo - Episódio Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares começou sua vida profissional na advocacia, que abandonou depois de 12 anos por causa de sua paixão pelo jornalismo. Destacou-se como jornalista e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista, já com vários livros publicados. Como romancista, estreou em 2003 com o best-seller “Equador”, traduzido para diversos idiomas e reeditado no mesmo ano.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 12:00h
Sex, 4 jun às 06:00h
Dom, 6 jun às 03:05h


04:30

Mestres da Literatura - Episódio Machado de Assis

Documentário200128minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A vida e a obra literária de Machado de Assis.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 12:30h
Sex, 4 jun às 06:30h
Dom, 6 jun às 03:35h


05:00

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 13:00h
Sex, 4 jun às 07:00h


05:30

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.

Próximas Exibições:
Qui, 3 jun às 13:30h
Sex, 4 jun às 07:30h


06:00

Figuras da Dança - Episódio Mara Borba

Documentário201426minBrasilLivre


De Inês Bogéa

Mara Borba é uma artista sensível. Como bailarina usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. Mudou-se para Florianópolis, em 2006, onde continua sua carreira com intervenções artísticas, trabalhos de cunho social e de composição musical. Mara possui um olhar múltiplo para a arte. Esse documentário integra a série Figuras da Dança da São Paulo Companhia de Dança.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Sáb, 5 jun às 06:10h


06:30

Caçadores da Alma - Episódio O Clique da Viagem

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Fouad Elkhoury, Cris Bierrenbach, Luciana Whitaker, Suzanna Tierle

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Sáb, 5 jun às 05:00h


07:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 4: Um respirar épico

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

O episódio sobre a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a literatura dos pampas. Os nomes de destaque são Carlos Nejar, um dos principais autores contemporâneos do Rio Grande do Sul e atual ocupante da poltrona; Alcides Maya, um regionalista dos pampas; e o patrono Basílio da Gama, mineiro autor de O Uraguai, um épico que se desenlaça no Rio Grande do Sul. O episódio fala ainda sobre outro notável gaúcho que quase foi acolhido pela cadeira 4: Mário Quintana, por três vezes candidato, mas nunca eleito.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Sáb, 5 jun às 05:35h
Dom, 6 jun às 01:30h


07:30

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio A cicatriz do Rei

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Os pretendentes, informados por Melantho - um dos servos de Penélope - descobriram que a rainha os havia enganado. Eles a trancaram no gineceu. Enquanto isso, Odisseu encontra Atena, que lhe diz que ele está de fato em Ítaca. A alegria dá lugar à raiva contra aquele que, segundo ele, o abandonou. Ela, no entanto, o transforma em um mendigo para que ele passe despercebido, e o aconselha a se refugiar com Eumaeus, o criador de porcos. Lá, ele encontra seu filho Telêmaco. Os dois então vão para o palácio. Odisseu, sob as roupas de mendigo, é maltratado pelos pretendentes que celebram a morte do rei. Euricléia, a solteirona do palácio, se propõe a lavar seus pés e reconhece a cicatriz de seu mestre há muito perdido. Mas Odisseu pede que ela fique em silêncio.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Dom, 6 jun às 08:20h


08:00

Estados da Arte - Episódio Coletivo

Documentário201726minBrasil16 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Os agenciamentos e articulações que permitem a produção artística a partir de experiências compartilhadas. O percurso do Gupo EmpreZa e os limites do corpo. O espírito dionisíaco do Opavivará. As mobilizações propostas pelo Norte Comum na periferia carioca. A ocupação artística do espaço público através dos murais do Coletivo Gráfico.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Dom, 6 jun às 08:50h


08:30

Ensaios Contemporâneos - Episódio Focus Cia de Dança

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Focus Cia de Dança Um projeto incialmente despretensioso, de um grupo de amigos estudantes de dança, que acabou se transformando em uma companhia de dança com quase duas décadas de existência, mais de 15 espetáculos dançados em mais de 80 cidades do Brasil e países como Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. Essa é a trajetória da Focus Cia de Dança, com sede no Rio de Janeiro. Liderada pelo coreógrafo Alex Neoral, a Focus consegue se destacar na cena carioca como uma das companhias com maior sucesso de público em suas apresentações. O episódio explora aspectos da rotina e do processo criativo do grupo, enquanto relembra alguns dos espetáculos que representaram pontos de virada na carreira deles.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Dom, 6 jun às 11:30h


09:30

Onde Nascem as Ideias - Episódio Bia

Documentário201954minBrasil16 anos


De Carolina Sá

Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça "Grande Sertão Veredas" no Sesc de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Dom, 6 jun às 10:30h


10:30

Os Irmãos Roberto

Documentário201272minBrasilLivreRJ


De Ivana Mendes, Tiago Arakilian

Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.

Próximas Exibições:
Sáb, 15 mai às 13:42h
Seg, 7 jun às 04:20h


12:00

Impressões do Mundo - Episódio Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares começou sua vida profissional na advocacia, que abandonou depois de 12 anos por causa de sua paixão pelo jornalismo. Destacou-se como jornalista e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista, já com vários livros publicados. Como romancista, estreou em 2003 com o best-seller “Equador”, traduzido para diversos idiomas e reeditado no mesmo ano.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 06:00h
Dom, 6 jun às 03:05h


12:30

Mestres da Literatura - Episódio Machado de Assis

Documentário200128minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A vida e a obra literária de Machado de Assis.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 06:30h
Sáb, 5 jun às 09:00h
Dom, 6 jun às 03:35h


13:00

Expresso - Episódio Bráulio Tavares

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Rodrigo Campos

O músico e escritor Bráulio Tavares flana pela sua Campina Grande de dias ensolarados e aventuras noturnas. Num roteiro afetivo, ele narra a redescoberta de costumes, culturas e tradições. Vai da música, ao cordel; do centro, à periferia;  dos cinemas abandonados à resistência da juventude. Porque, longe da ideia de um lugar poeirento e árido, “a Paraíba é um lugar tão grandioso como a Grécia antiga, cheio de deuses, semideuses, prodígios e fatos maravilhosos”, ele diz.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 07:00h
Sáb, 5 jun às 07:50h


13:30

Cidades Possíveis - Episódio Indústria e Inovação

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

O forte desenvolvimento das tecnologias a partir da década de 1970 e, especificamente, o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem estado presente nas agendas urbanas internacionais e tem impactado os processos de desenvolvimento e as relações sociais, empresariais e nas instituições, com consequências nos processos democráticos e na cidadania. Segundo Castells (um dos principais pesquisadores que estudam a relação entre tecnologia e sociedade) a expressão ‘sociedade da informação’ passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século e cogita uma capacidade constante de inovação, que define um novo paradigma que nos leva a questionar sobre a apropriação crítica dos resultados da pesquisa e do conhecimento no sentido de reversão da desigualdade social, da eficiência no uso de recursos naturais e energéticos, do fortalecimento da governança e da qualidade de vida. O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes: visão crítica e aspectos positivos. Processos criativos e sustentáveis nas indústrias, a busca de soluções para produção e consumo sustentáveis. Exemplos de utilização das TICs na Administração Pública possui vários objetivos: o alcance e a melhoria contínua da qualidade, o aumento da eficácia e da eficiência, a transparência dos atos administrativos, a fiscalização das ações governamentais e a participação popular no exercício da cidadania, por meio da facilidade de acesso a serviços públicos ofertados na Internet.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 07:30h
Sáb, 5 jun às 09:35h


14:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1939 a 1952

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

A devastação da Guerra e a nova linguagem do cinema.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 08:00h
Dom, 6 jun às 16:40h


15:05

Cineastas - Episódio Tata Amaral

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

Diretora paulistana, Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher, em suas diferentes fases de vida, e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos do cineasta Francisco César Filho, Caru Alves de Souza, das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 09:05h
Dom, 6 jun às 00:00h


16:00

O Método (Série) - Episódio A Linguagem

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Liliana Sulzbach Com Eduardo Coutinho, Carlos Nader

Fazer documentários é atribuir linguagem, é moldar a realidade dentro de uma narrativa que é linguística. Carlos Nader discute a gramática audiovisual e o rigor necessário para estruturar um filme e transformar o que é percebido do mundo em linguagem. Com Carlos Nader e Eduardo Coutinho.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 10:00h
Dom, 6 jun às 19:00h


16:30

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 10:30h
Sáb, 5 jun às 15:30h
Dom, 6 jun às 21:00h


18:00

No Caminho do Bem - Episódio Felicidade

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Este episódio de “No Caminho do Bem” mostra como a felicidade é entendida pelas tradições religiosas. Representantes do judaísmo, budismo e espiritismo, teologia e fiéis do candomblé, hare krishna e catolicismo dão um panorama do que é ser feliz.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 04:00h
Dom, 6 jun às 04:10h


19:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Da Vinci

Documentário201152minFrançaLivre


De Juliette Garcias e Stan Neumann

Os maiores especialistas da obra de Da Vinci se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 05:00h
Seg, 7 jun às 07:00h


20:00

Esse Negócio de Livro - Episódio Ofício de editor

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Neste episódio, a figura muitas vezes nebulosa do editor de livros ganha contornos mais definidos. Profissionais experientes explicam o que faz parte do dia a dia de um editor, falam das muitas etapas e desafios dessa função, incluindo casos curiosos. São nomes como: André Conti, Carlos Andreazza, Cide Piquet, Isa Pessoa, Luciana Villas-Boas, Maria Amélia Mello, Marta Garcia, Paulo Rocco e Pedro Paulo de Sena Madureira. Autores entram no jogo dando sua versão da importância do trabalho dessa figura-chave no mercado editorial: Alberto Mussa, Beatriz Bracher e Fernanda Young compartilham suas vivências com os editores de alguns de seus livros.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 00:00h
Sáb, 5 jun às 10:45h
Seg, 7 jun às 08:00h


20:30

Incertezas Críticas - Episódio Jean-Luc Nancy

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Jean-Luc Nancy

Jean-Luc Nancy é um dos principais filósofos franceses em atividade. Autor de uma bibliografia extensa, ele concedeu um depoimento em Estrasburgo para explicar como a filosofia pode nos ajudar a compreender a vida, a arte e o amor no mundo contemporâneo.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 00:30h
Dom, 6 jun às 12:30h


21:00

Fronteiras do Pensamento (2013) - Episódio Nós, Eles, Os Outros

Documentário201352minBrasilLivre


De Eduardo Wannmacher

O documentário aborda a visão de quatro estrangeiros que moram em Porto Alegre e que possuem as mesmas nacionalidades dos pensadores Mia Couto, Michael Shermer, Simon Blackburn e Tzvetan Todorov.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 01:00h
Seg, 7 jun às 09:00h


22:00

Liberdade

Documentário201825minBrasilLivreSP


De Pedro Nishi, Viní­cius Silva

Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa a muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso na imigração no aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 02:00h
Sáb, 5 jun às 21:45h
Dom, 6 jun às 13:00h


22:25

Palavra (En) Cantada

Documentário200884minBrasilLivreSP


De Helena Solberg

Uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, "Palavra (En)cantada" passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Próximas Exibições:
Sex, 4 jun às 02:25h
Dom, 6 jun às 15:10h