Domingo, 16 de Maio de 2021


00:00

Cineastas - Episódio Beto Brant

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cineasta Beto Brant conta como o cinema, para ele, é um “pretexto” para conhecer pessoas e lugares, ao lado de companheiros de longa data, como Marçal Aquino, Renato Ciasca e Bianca Vilar. O sucesso de seus filmes, como “O Invasor” é relatado em depoimentos de atores, como Paulo Miklos e Marco Ricca.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


01:00

Trajetórias - Episódio Ana Mae Barbosa

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


01:15

Trajetórias - Episódio Mestre Meia Noite

Documentário201815minBrasilLivreSP


De Tobias Rodil Com Mestre Meia Noite

Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, é mestre de capoeira, bailarino e educador. Em 1988, fundou o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, que visa aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


01:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 1: Abaixo o tatibitati

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisário Franca

O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


02:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Luiz Carlos Saldanha - O Invencionista

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Luiz Carlos Saldanha é um cineasta e diretor de fotografia carioca que trabalhou com alguns dos mais importantes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos, Wladimir Herzog, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Bertolucci, Paolo Brunatto e Antonio Gadez.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h
Seg, 17 mai às 12:00h


02:35

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Banda de Pífanos De Caruaru

Documentário201525minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Comemorando mais de 90 anos de história, é banda mais antiga da América Latina, composta por pífanos e percussão. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores. Em O Milagre de Santa Luzia, ouvimos as histórias do início do grupo através do Sr. Sebastião Biano, o Mestre do Pífano, último remanescente da formação original da banda e que completará em 2019, 100 anos de idade.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h
Seg, 17 mai às 12:30h


03:10

Impressões do Mundo - Episódio Senel Paz e a Literatura Cubana

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A história de Cuba e a literatura produzida no país após a revolução. A obra do escritor Senel Paz e sua presença no mundo. Autor do livro e do roteiro que originou o histórico filme “Morango e Chocolate”, a única obra cinematográfica cubana indicada ao Oscar, Senel iniciou-se nessa atividade pelas mãos de Gabriel García Márquez. Um panorama da vida atual em Cuba, sua cultura e seus movimentos artísticos e literários, e o significado de sua presença em mais de vinte países em que os livros de Senel foram traduzidos.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


03:40

Mestres da Literatura - Episódio Rachel de Queiroz

Documentário200728minBrasilLivre


De Cecília Araújo

A literatura regional e a alma feminina nas mãos de Rachel de Queiroz.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


04:15

Caixas Mágicas - Episódio A Prática da Anarquia: Uma leitura de sobrados e mocambos, de Hermilo Borba Filho

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Hilton Lacerda, Letí­cia Simões Com Gheuza Sena, Arthur Canavarro, Arilson Lopes, Ninive Caldas

Este episódio apresenta um dos mais importantes intelectuais pernambucanos, o escritor e encenador Hermilo Borba Filho, a partir da sua leitura de Sobrados e Mocambos, de outro grande autor pernambucano, Gilberto Freyre. Na adaptação teatral, Hermilo explora os aspectos mais contundentes do tratado de Freyre acerca do período de modernização da sociedade brasileira, como as relações familiares, a abolição da escravatura e a incipiente burguesia que se criava. Além disso, com os depoimentos de atores como Leda Alves e Germano Haiut, e pesquisadores como Roberto Leite, compreenderemos o processo criativo do autor que foi o criador, junto com Ariano Suassuna, do Teatro de Estudante de Pernambuco e do Teatro Popular do Nordeste. 

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h
Seg, 17 mai às 07:30h


04:45

Superstição e futebol

Experimental197010minBrasilLivreRJ


De Sylvio Lanna

Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Chave talvez de muitas compreensões, encontramos nessa colagem a certeza da crença, da esperança e principalmente da força: o fato de constituir-se em linguagem nova, porta-voz bruto de um coletivo que não pode ser vivido isoladamente.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h
Seg, 17 mai às 07:00h


05:00

Mar de Fogo

Documentário20149minBrasilLivreSP


De Joel Pizzini

Um filme-ensaio sobre a gênese de Limite (1930), de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, do making of do filme e relatos do autor, este filme recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística.

Próximas Exibições:
Dom, 16 mai às 18:00h
Seg, 17 mai às 07:15h


05:15

Cidades Possíveis - Episódio Consumo e Produção Responsável

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

Uma reflexão sobre os recursos naturais e materiais utilizados no dia-a-dia das grandes cidades. O ciclo de vida de materiais, conceito do “cradle to cradle”, reutilização de materiais recicláveis e os 8 R’s da sustentabilidade (reciclar, reutilizar, repensar, reduzir, etc.). Resíduos e “lixo zero”, relação de resíduos sólidos com produção de energia.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


05:50

O Legado da Coruja - Episódio Logomaquia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Todos os significados de “logos” se originaram de um pequeno território entre Éfeso e Patmos. De acordo com Aristóteles, o animal humano luta com uma arma específica: a fala. O destino do logos seria a "logomaquia"? A luta pelas palavras.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 00:30h


06:25

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Verão de 1500

Documentário201745minBrasilLivreRJ


De Ricardo Azoury

Tupi, tapajó, jê e xinguano: povos ancestrais que ergueram aldeias e monumentos e cruzaram o continente, enfrentando aqueles que encontravam no caminho. Até que um dia, em 1500, se deparam com a mais bizarra das tribos: os CARI. Em tupi, Homem Branco e vestidos demais para o clima local. E é versão deles, o resto da história que conhecemos.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


07:15

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio A Conexão Africana

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

Na África e no Brasil, Portugal montou a sua arquitetura da escravidão. Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir: nas aldeias, nas marchas forçadas e à bordo dos navios negreiros. Esta resistência política, cultural e espiritual é a chave de Palmares.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 04:45h
Seg, 17 mai às 13:00h


08:15

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio O canto das sereias

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Odisseu se debruça a investigar as profundezas do submundo. Ele conhece as almas dos heróis gregos que lutaram com ele na cidade de Tróia. Agamenon, primeiro, quem lhe conta sobre sua terrível morte. Depois, o divino Aquiles, cujas façanhas ainda serão cantadas por muito tempo. Mas Aquiles diz que ele se arrepende de ter morrido na glória, em vez de viver uma existência pacífica. Odisseu, de volta ao barco, fica ressentido com os deuses por terem condenado seus bravos companheiros à morte. Mas ele logo enfrenta outro perigo: as sereias. Ele tapa os ouvidos de seus homens e pede que o amarrem com segurança ao mastro do navio para que ele possa ouvir sua canção infame. Mas para a frota, ela sai da frigideira e vai para o fogo: depois que as sirenes vão, eles se deparam com Caribdis e Cila, dois monstros marinhos prontos para engoli-los

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 00:00h


08:45

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


09:20

Sons Brasilis - Episódio Tecnobrega

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Adriana L. Dutra

O Tecnobrega surgiu em Belém do Pará nos anos 2000, uma mistura de elementos da música eletrônica e pop com gêneros regionais como calypso e forró eletrônico, sendo baseado especialmente no uso de sintetizador, riffs de guitarra e caixa de ritmos. As temáticas das músicas passeiam pelo romântico, o humor e o protesto. O episódio foi gravado em Belém do Pará e tem a participação de Tonny Brasil, David Sampler e Keila Gentil, entre outros.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


09:50

Roda de Choro - Episódio Flauta

Documentário202126minBrasilLivreRJ


De Luiz Guimarães de Castro Com Kiko Horta, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, Paulo Aragão, Jayme Vignoli

Presente desde o início do choro, a flauta é o instrumento de alguns dos mais conhecidos pioneiros do gênero. Virtuoses como Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Copinha e Benedito Lacerda contribuíram fortemente na construção de sua linguagem. Na produção contemporânea, a flauta continua a rainha melodiosa do gênero.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


10:20

Onde Nascem as Ideias - Episódio Rosângela

Documentário201943minBrasilLivre


De Carolina Sá

Acompanha a montagem de uma exposição da fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó na Galeria Vermelho em São Paulo. A diretora Carolina Sá e sua equipe, registra os dias de montagem que antecederam a exposição até sua abertura ao público.O episódio revela o processo de construção das séries Nuptias, Cerimônia do Adeus, Arquivo Universal entre outras obras.Com trilha original do músico Cadu Tenório, o programa faz um recorte da trajetória de Rasângela Rennó e mostra como a artista construiu a montagem dessa exposição numa das galerias mais importantes do país.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


11:10

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Cena 11

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

O Grupo Cena 11 é hoje uma das companhias de dança contemporânea mais singulares do país. Nascido e até hoje mantido em Florianópolis, SC, o grupo acumula 25 anos de existência, mais de 15 obras apresentadas pelo Brasil afora, com participação em diversos festivais de dança e reconhecimento pela originalidade de suas propostas e criações, incluindo diversos prêmios. Um dos principais objetos de pesquisa do grupo é o controle sobre o corpo, que é sujeito e objeto dele mesmo através do movimento. As relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto também são sempre tematizadas em criações que dialogam com outras formas de artes, cultura pop, punk, rock, quadrinhos e diferentes tecnologias. Para apresentar as linhas mestras do trabalho da companhia, o episódio conta com a participação de membros do grupo e críticas de dança.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


12:10

Incertezas Críticas - Episódio Umberto Galimberti

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Umberto Galimberti

Umberto Galimberti é professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 08:30h


12:40

Os Ímpares - Episódio Jards - Criolo e Nação

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A banda Nação Zumbi é convidada do programa para reler a canção "Revendo Amigos", do álbum de 1972 de Jards Macalé. Criolo também participa do episódio com sua releitura de "78 Rotações". Jards vai ao estúdio, acompanha a gravação de Criolo e conta um pouco da história do disco.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


13:15

Nelson Freire

Documentário2003107minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Documentário de longa-metragem sobre a vida do pianista brasileiro Nelson Freire, com direção de João Moreira Salles. O filme acompanha a rotina de Nelson em concertos ou recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. A singularidade do documentário está na ausência de depoimentos sobre Nelson. O filme não buscou o testemunho de amigos ou parentes, de outros músicos, de críticos ou de simples admiradores. A exceção é Martha Argerich, pianista argentina, que mantém com Nelson uma amizade de mais de quatro décadas. O documentário registra fragmentos de uma história completa, indicando uma linha de continuidade entre a infância e a maturidade. Os fatos e imagens escolhidos refazem o fio histórico que transformou o menino-prodígio do interior de Minas no pianista que se tornou unanimidade internacional. Com movimentos econômicos, sem pressa, o documentário se aproxima de Nelson e encontra um temperamento introspectivo e uma notável capacidade de criar a beleza. Nelson Freire foi filmado no Rio e São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


15:05

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Documentário200690minBrasil10 anosRJ


De Silvio Tendler

Discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 10:20h


16:40

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1918 a 1928

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousin

O triunfo do cinema americano e seu primeiro rebelde.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h


17:45

Revista Curta!: 16/05/2021

Jornalismo202115minBrasilLivreRJ


Acompanhe a revista eletrônica totalmente dedicada à cultura. Seguindo a máxima do canal, quem fala é quem faz, a proposta são os próprios artistas e pensadores apresentarem seus trabalhos e contarem suas histórias.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 05:45h


18:00

Mar de Fogo

Documentário20149minBrasilLivreSP


De Joel Pizzini

Um filme-ensaio sobre a gênese de Limite (1930), de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, do making of do filme e relatos do autor, este filme recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 07:15h


18:15

Paulo Autran - O Senhor dos Palcos

Documentário201782minBrasilLivreRJ


De Marco Abujamra Com Bete Coelho, Bruce Gomlevsky, Paulo Autran, Gustavo Machado, Patrí­cia Selonk

Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 03:05h


19:50

Livro e meio

Animação201912minBrasilLivreRJ


De Pedro Nishi, Giu Nishiyama Com Beatriz Sano, Eduardo Fukushima

“Livro e meio” percorre a subjetividade de um homem e sua profunda imersão na trama de um livro. Sozinho em seu quarto, ele vive por outros olhos, visitando outros mundos.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 10:00h
Qui, 15 jul às 22:00h


20:05

Libertem Angela Davis

Documentário201297minEstados Unidos12 anos


De Shola Lynch

O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

Próximas Exibições:
Seg, 17 mai às 16:05h
Ter, 18 mai às 10:05h


22:05

Getúlio

Ficção201394minBrasil14 anosRJ


De João Jardim

Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio ¬passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, Getúlio comete um ato extremo.

Próximas Exibições:
Sex, 7 mai às 23:10h