Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021


00:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.


00:30

Ideias para o Mundo - Episódio Élisabeth Roudinesco

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Historiadora e psicanalista francesa. Elisabeth Roudinesco é uma pensadora universal, especializada na história da psicanálise e autora da biografia definitiva sobre Sigmund Freud. A história do pensamento no século XX, o sionismo e o significado das idéias freudiana na atualidade são alguns dos temas abordados.


01:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio A Coragem da Alegria

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como vice-governador e secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica O povo brasileiro. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.


02:00

Leonardo da Vinci – O Homem Universal

Documentário201952minFrançaLivreRJ


De François Bertrand

Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo Da Vinci.


03:00

Consciência³ - Episódio A Consciência de Gaia

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quinto episódio, refletiremos sobre a emergência de uma consciência planetária diante de um mundo cada vez mais intoxicado. Ressalta o valor incalculável da Vida, a visão planetária e a beleza e a potência da diversidade humana como essenciais para a preservação de um ecossistema sadio em contraposição ao sombrio panorama climático e de mega-extinção que se apresenta.


03:50

crônicasNÃOditas - Episódio A dor

Ficção20138minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Livre inspiração na história da estilista e militante de direitos humanos Zuzu Angel: o desaparecimento do filho e a busca frenética de uma mãe por encontrá-lo e penalizar os culpados, o que acaba por provocar sua própria morte.


04:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


05:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.


05:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.


06:00

Impressões do Brasil - Episódio Ignacio de Loyola Brandão

Documentário201126minÁfrica do SulLivreDF


De Ronaldo Duque

Ele escreveu seu primeiro romance aos 12 anos. Colecionava dicionários. Trocava figurinhas e bolas de gude por livros. Era o menino que vendia palavras. Nascido em Araraquara, São Paulo, Ignácio de Loyola Brandão começou escrevendo reportagens e crítica de cinema. Apaixonado pela sétima arte, via e revia os filmes centenas de vezes. Ignácio de Loyola Brandão comandou editorialmente importantes revistas brasileiras.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


06:30

Alegorias do Brasil - Episódio Saudade do Futuro

Documentário201827minBrasilLivre


De Murilo Salles

O século XX no Brasil viu prosperar o espírito modernista que jogava suas esperanças no futuro. O progresso e o desenvolvimento eram as formas de efetivar a potência desse “país do futuro”. Nada simbolizou melhor tal projeto do que a capital Brasília. Hoje, contudo, vivemos a frustração desse projeto e nossa saudade, assim, é daquele passado no qual se sonhava com o futuro.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


07:00

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio O Rigor e a Criatividade de Rodolfo Sanchez

Documentário201729minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Na conversa com Rodolfo Sanchez, diretor de fotografia radicado em São Paulo, relembramos o filme que fez na Argentina, Tiro de Gracia (1967), e no Brasil, Detetive Bolacha Contra o Gêniodo Crime (1974). Sua parceria com Ugo Giorgetti rendeu filmes como Quebrando a Cara (1977) e Prédio Martinelli (1977), A Festa (1988) e Sábado (1993). Falamos também sobre sua parceria com Hector Babenco em Pixote (1981) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), com Ana Carolina em Sonho de Valsa (1987) e Amélia (2009).


07:30

Mobilis - Episódio Motos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Hoje mais da metade dos brasileiros tem pelo menos um carro ou moto na garagem. Esse sonho de consumo traz desafios.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


08:00

Nós, Documentaristas - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Vladimir Carvalho

No episódio, Vladimir Carvalho, um dos mais importantes documentaristas brasileiros e diretor de filmes como "O País de São Saruê", "O Engenho de Zé Lins" e "Rock Brasília", aborda diversas questões envolvidas na realização de suas obras. Dos 83 anos de vida, 60 foram dedicados a apresentar, por meio de cultuados filmes da cinematografia nacional, a realidade brasileira de forma crítica e, ao mesmo tempo, poética e apaixonada.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


08:30

O Prólogo

Documentário201394minBrasilLivre


De Gabriel F. Marinho

"O Prólogo" discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


10:10

Santiago

Documentário200680minBrasilLivreRJ


De João Moreira Salles

Em 1992, o diretor João Moreira Salles planejou o documentário "Santiago", baseado na vida do mordomo da casa de sua família. Devido à sua incapacidade em editar as cenas filmadas, o longa-metragem nunca foi concluído. Em 2005, o diretor voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


11:40

Grandes Cenas - Episódio Todas as Mulheres Do Mundo

Documentário201717minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor e roteirista Jorge Furtado analisa a cena do poema em "Todas as Mulheres do Mundo" (1966); na ficção, uma declaração de amor de Paulo a Maria Alice; na realidade, uma sessão de terapia para Domingos de Oliveira e Leila Diniz.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


12:00

Filmes que Marcaram Época - Episódio Um Estranho no Ninho

Documentário201352minFrança10 anos


De Antoine de Gaudemar

"Um Estranho no Ninho" é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched. Para Milos Forman, o cineasta tcheco que teve os pais deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e que foi forçado a fugir da Tchecoslováquia comunista após seus filmes serem banidos, "Um Estranho no Ninho" representa sua consagração americana. Filmado como uma produção independente, capitaneada pelo ator Michael Douglas e pelo antigo produtor musical Saul Zaentz, o filme é um sucesso e ganhou os cinco principais prêmios do Oscar de 1976 (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e roteiro).


13:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Irmandade da Resistência

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

O Maçambique é a representação da cerimônia de coroação da Rainha Ginga e do rei de Congo, tradição Africana. Em Osório, a tradição chegou com os escravos que vieram trabalhar nas plantações e é uma espécie de auto popular de natureza religiosa, com o qual os negros prestam as suas homenagens aos santos de devoção católica negra. Liderados pela Rainha Ginga Francisca Dias, que assumiu o posto após o falecimento de sua mãe, o grupo simboliza a resistência de uma cultura numa região de maioria européia.


13:30

Impressões do Mundo - Episódio Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país. As tradições chinesas e a vida urbana chinesa transformada com o desenvolvimento das últimas décadas geram conflitos e contradições que são a matéria prima das obras do escritor. O uso da internet para mostrar sua obra ao público se tornou a melhor alternativa para o autor que se tornou uma personalidade cultuada pelos jovens. O premiado escritor conseguiu chegar a oito milhões de seguidores no weib, uma espécie de twitter chinês, e vendeu mais de um milhão de exemplares de um de seus livros.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


14:00

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Vandana Shiva

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

A indiana Vandana Shiva é uma das mais importantes ativistas ambientais do mundo. Neste programa, ela fala dos efeitos da globalização, de sua batalha contra os transgênicos, dos movimentos antiglobalização, do lugar da mulher no mundo e de como a escassez de água no planeta é causadora de conflitos e guerras.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


14:30

Ideias para o Mundo - Episódio Élisabeth Roudinesco

Documentário202026minBrasilLivreRS


De Pedro Zimmermann

Historiadora e psicanalista francesa. Elisabeth Roudinesco é uma pensadora universal, especializada na história da psicanálise e autora da biografia definitiva sobre Sigmund Freud. A história do pensamento no século XX, o sionismo e o significado das idéias freudiana na atualidade são alguns dos temas abordados.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


15:00

O Brasil de Darcy Ribeiro - Episódio A Coragem da Alegria

Documentário201352minBrasilLivre


De Ana Maria Magalhães

Estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como vice-governador e secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica O povo brasileiro. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.


16:00

Leonardo da Vinci – O Homem Universal

Documentário201952minFrançaLivreRJ


De François Bertrand

Como apenas um homem ao mesmo tempo pintou a Mona Lisa, concebeu o rolamento de esferas e deu a primeira descrição clínica da aterosclerose? Por ocasião do 500º aniversário de sua morte, este documentário responderá a essas perguntas e muito mais, reunindo pistas graças à pesquisa no campo e aos encontros com os mais destacados especialistas em Leonardo Da Vinci.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


17:00

Consciência³ - Episódio A Consciência de Gaia

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No quinto episódio, refletiremos sobre a emergência de uma consciência planetária diante de um mundo cada vez mais intoxicado. Ressalta o valor incalculável da Vida, a visão planetária e a beleza e a potência da diversidade humana como essenciais para a preservação de um ecossistema sadio em contraposição ao sombrio panorama climático e de mega-extinção que se apresenta.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


17:50

crônicasNÃOditas - Episódio A dor

Ficção20138minBrasilLivreSP


De Tatiana Lohmann

Livre inspiração na história da estilista e militante de direitos humanos Zuzu Angel: o desaparecimento do filho e a busca frenética de uma mãe por encontrá-lo e penalizar os culpados, o que acaba por provocar sua própria morte.


18:00

Brasil Visual - Episódio Arte Correio

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Anna Maria de Azevedo, Rosa Melo

Com um foco investigativo sobre o movimento da Arte Correio, este episódio mostra um recorte dessa produção a partir das experiências e dos arquivos de alguns artistas brasileiros participantes desse movimento. Uma narrativa com vários prováveis começos e com contextos tão diversos que impedem qualquer abordagem absoluta.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h


18:30

Torquato, Imagem da Incompletude

Documentário202070minBrasil12 anosPI


De Danilo Carvalho, Guga Carvalho

Imagem da Incompletude é uma reflexão sobre as obras e o pensamento dos últimos anos da produção de Torquato, neto: como a revista “Navilouca”, o filme “Terror da Vermelha”, a coluna “Geleia Geral” e a polêmica Cinema Novo X Marginal, entre outras passagens importantes da cultura brasileira dos anos 60/70.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h
Qua, 7 abr às 22:25h


19:50

Cores

Show20197minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.

Próximas Exibições:
Qui, 25 fev às 02:12h
Dom, 14 mar às 12:50h


20:00

História do Anarquismo: sem deuses, sem mestres - Episódio 1840-1906: A paixão por destruição

Documentário201652minFrançaLivre


De Ramonet (Tancrède)

Voltando aos principais acontecimentos dos últimos dois séculos da História Social, essa série de três documentários revela, pela primeira vez, as origens e o destino da ideologia política que tem lutado contra todos os deuses e mestres há mais de 150 anos. A partir de materiais de arquivo nunca antes vistos e outros esquecidos, além de vasta documentação, a série reconta a história desse movimento, que, de Paris a Nova Iorque e de Tóquio a Buenos Aires, tem tentado mudar o mundo com seus ideais de liberdade e revolta.


21:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio Universidade do Crime

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

“A Guerra do Tráfico” traz para a TV uma guerra contemporânea: A guerra das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que dominam os presídios Brasileiros e organizam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu, nos presídios cariocas. Como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades cariocas. Conta, em São Paulo, o nascimento do PCC, (Primeiro Comando da Capital) na década de 90, como foi estruturado, como ele financia os crimes, suas regras e o seu fortalecimento e ascensão na ausência total do Estado.


21:30

Haydee e o peixe voador

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Pachi Bustos

No documentário dirigido pela chilena Pachi Bustos, Haydée Oberreuter quer se despedir de seu filho, que morreu em seu ventre, durante atrozes sessões de tortura, há quarenta anos. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.


23:00

Gulag, a história dos campos de concentração soviéticos - Episódio Origens e proliferação 1918-1938

Documentário201952minFrança12 anos


De Patrick Rotman, Nicolas Werth, François Aymé

Poucos meses depois da Revolução de Outubro, os bolcheviques criaram os primeiros campos de concentração para se livrar dos oponentes políticos e reeducar os chamados elementos anti-sociais por meio do trabalho. O primeiro experimento em grande escala é o das Ilhas Solovki. Milhares de prisioneiros políticos e de direito consuetudinário, homens e mulheres, são escravizados lá em condições desumanas. Após a morte de Lenin em 1922, Stalin tomou o poder e decretou a industrialização do país por meio de marchas forçadas e a coletivização da terra, o que desencadeou uma fome mortal. Os projetos do Titanic foram iniciados nas regiões mais remotas, como Kolyma na Sibéria. A GPU, a polícia política do Partido Comunista cuja missão é purgar o corpo social e regenerá-lo, envia centenas de milhares de russos aos campos para participar da construção do socialismo. O número de detidos no gulag ultrapassou a marca de um milhão em 1935. Os julgamentos da mídia em Moscou esconderam a repressão que atingiu toda a sociedade soviética. As execuções em massa e as prisões arbitrárias estão se acelerando. Em janeiro de 1939, 2 milhões de prisioneiros trabalhavam no gulag, mas Beria, que assumiu o chefe do NKVD, o ex-Guépéou, foi encarregado de reorganizar o gulag para torná-lo economicamente lucrativo.