Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021


00:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 07:15h


00:30

Clássicos do Rock - Episódio Chuck Berry

Show197330minBélgicaLivre


De Nicolas Dor

O pioneiro do gênero rock and roll em ação: show do estadunidense Chuck Berry.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 19:10h


01:00

O Som e o Silêncio - Episódio Contrabaixo

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

O contrabaixo do craque André Vasconcelos é vivo e está em permanente transformação. A passagem do tempo ajuda o instrumento a ficar melhor e, sorridente mas fatalista, André lamenta que, mesmo sendo jovem, não vai alcançar o apogeu de seu instrumento. Andrea Spada, o luthier responsável pela manufatura do contrabaixo, concorda com Vasconcelos e confirma para Marcos Suzano a estimativa: 70 anos é uma prazo realista para um contrabaixo amadurecer. No seu ateliê em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, enquanto dá os retoques finais em nova encomenda, ele define seu ofício como uma contribuição ao músico na busca do som ideal.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 17:30h


01:30

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 13:00h


02:45

John Lennon: Imagine – O Filme

Documentário197270minInglaterra14 anos


De John Lennon, Yoko Ono

Imagens exclusivas de John Lennon e Yoko Ono filmadas na Inglaterra, Estados Unidos e Japão para acompanhar o álbum Imagine.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 15:45h


04:00

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 05:40h


04:30

No Caminho do Bem - Episódio O Bem

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Neste episódio de "No Caminho do Bem”, refletimos sobre o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, com a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal que elas pregam. Através do testemunho de fiéis, o episódio convida o público a entender o bem dentro da ótica religiosa.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 06:15h


05:30

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 06:40h


06:00

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


06:20

Pandemiarte - Episódio Franklin Cassaro

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Franklin Cassaro

O Escultor performatico Franklin Cassaro no período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Isolado em seu apartamento/atelier, Cassaro nos revela suas impressões sobre o periodo e nos mostra um de seus ultimos trabalhos.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h
Ter, 9 mar às 22:30h


06:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


07:00

A História Oculta das Obras de Arte - Episódio Goya

Documentário201052minFrançaLivre


De Stan Neumann, Stan Neumann e Juliette Garcias

Os maiores especialistas da obra de Goya se reúnem no Museu do Louvre para analisar, minuciosamente, a arte do pintor. Todos os quadros estão como quando foram pintados: sem molduras e expostos em cavaletes.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


08:00

Rotas da Escravidão - Episódio 1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. Após a rebelião de escravos em Santo Domingo, e enfrentando a crescente indignação da opinião pública, as principais potências européias aboliram o comércio transatlântico em 1807. No entanto, a Europa, no meio da revolução industrial, não poderia prescindir da força de trabalho escrava. Alargaram, assim, ainda mais as fronteiras da escravidão e fizeram vista grossa às novas formas de exploração humana no Brasil, nos Estados Unidos e na África.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


08:58

Agenda Cinema - Mostra Estúdio Hammer

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!

Próximas Exibições:
Sex, 22 jan às 03:45h


09:00

O Paradoxo da Democracia

Documentário202070minBrasil14 anosRJ


De Belisario Franca

Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, EUA, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Todos os seus governos caíram, seja pela força ou pela via eleitoral. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. "O Paradoxo da Democracia" é um documentário que busca impulsionar a superação dessa perplexidade, com a ajuda de intelectuais e atores políticos como Steven Levitsky, Jacques Rancière, Juan Carlos Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk, entre outros.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


10:25

Deixa na Régua

Documentário201673minBrasil10 anosRJ


De Emí­lio Domingos

Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os "barbeiros" se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


11:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.

Próximas Exibições:
Qui, 21 jan às 21:40h


12:00

Estados da Arte - Episódio Cidade

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Eduardo Goldenstein

As apropriações das questões provocadas pelo espaço urbano produzem novas maneiras de fruição da arte e rompimento das barreiras impostas pela tradição das galerias, apontando para uma maior percepção e sensibilização do espaço comum.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 05:40h


12:30

No Caminho do Bem - Episódio O Bem

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Neste episódio de "No Caminho do Bem”, refletimos sobre o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, com a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal que elas pregam. Através do testemunho de fiéis, o episódio convida o público a entender o bem dentro da ótica religiosa.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 06:15h


13:30

Fé na Batida - Episódio Charme

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Tudo começou no final dos anos 1970. O que fazia sucesso nos bailes era o balanço do R&B e da soul music americanas. Um famoso DJ carioca, despretensiosamente, anunciava que ia começar a hora do charminho sempre que tocava os hits. E assim nasceu o movimento Charme, que vai muito além de um jeito de dançar: envolve toda uma cultura, de valores a vestimentas. Grandes defensores e propagadores do Charme, os dançarinos Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves e Jucilene Silva são os nomes que nos conduzem neste episódio de Fé na Batida. Com eles, vamos conhecer um pouco da história, da cultura e da cena Charme no Rio de Janeiro – incluindo, é claro, o famoso baile no Viaduto de Madureira.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 06:40h


14:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 07:15h


14:30

Clássicos do Rock - Episódio Chuck Berry

Show197330minBélgicaLivre


De Nicolas Dor

O pioneiro do gênero rock and roll em ação: show do estadunidense Chuck Berry.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 19:10h


15:00

O Som e o Silêncio - Episódio Contrabaixo

Documentário201827minBrasilLivreRJ


De José Joffily, Pedro Rossi

O contrabaixo do craque André Vasconcelos é vivo e está em permanente transformação. A passagem do tempo ajuda o instrumento a ficar melhor e, sorridente mas fatalista, André lamenta que, mesmo sendo jovem, não vai alcançar o apogeu de seu instrumento. Andrea Spada, o luthier responsável pela manufatura do contrabaixo, concorda com Vasconcelos e confirma para Marcos Suzano a estimativa: 70 anos é uma prazo realista para um contrabaixo amadurecer. No seu ateliê em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, enquanto dá os retoques finais em nova encomenda, ele define seu ofício como uma contribuição ao músico na busca do som ideal.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 17:30h


15:30

Uma garota chamada Marina

Documentário201971minBrasil12 anosRJ


De Candé Salles

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima cantora e compositora brasileira, expoente da música popular com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 13:00h


16:45

John Lennon: Imagine – O Filme

Documentário197270minInglaterra14 anos


De John Lennon, Yoko Ono

Imagens exclusivas de John Lennon e Yoko Ono filmadas na Inglaterra, Estados Unidos e Japão para acompanhar o álbum Imagine.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 15:45h


18:00

Mestres da Literatura - Episódio José de Alencar

Documentário200128minBrasilLivre


De Luiz Fernando Ramos

Vida e obra de José de Alencar, o primeiro grande escritor brasileiro.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 06:05h


18:30

Caçadores da Alma - Episódio Urbanidades?

Documentário201728minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Mirian Fichtner, Fernando Naiberg, Dario de Dominics, Claudia Jaguaribe, Alexandre Orion

A poesia da vida cotidiana, os caminhos do transporte público, a moradia, o lazer. Um registro da curiosidade dos fotógrafos sobre as particularidades da vida de cada cidade. Um olhar artístico além do estereótipo da mídia. Quantos segredos as paredes destruídas de uma cidade em transformação levaram? Quantos momentos de amor, dor, alegria e tristeza a demolição de casas apagou? Quem sabe uma simples curva teria evitado a transferência de uma comunidade e impedido que o processo civilizatório se construísse sem nenhuma urbanidade? As fotografias que vemos aqui registram a mecânica predatória da transformação urbana. Também vemos a arte que grafita a cidade e dá uma nova feição ao que antes era só concreto. Muros e paredes dialogam com os habitantes. O que antes era considerado poluição é agora arte.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 05:00h


19:00

Expresso - Episódio Carol Barreto

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Mariana Lacerda

A estilista Carol Barreto busca na história, na cultura e nas paisagens do Recôncavo Baiano a inspiração para seu trabalho, que mistura moda, identidade e ativismo. Da cidade de Santo Amaro – terra de artistas consagrados –, ela parte em busca das belezas humanas e naturais, dos saberes e fazeres do povo de lá. Valoriza a cultura negra, de resistência, presente na música, na dança, no artesanato, na religião – e também na aparência.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 05:35h


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 17:00h


20:00

Matizes do Brasil - Episódio Tarsila do Amaral

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, é o tema deste episódio. A artista, que se firma como emblema de uma nova modernidade ao assumir ambivalência entre o europeu e o popular, é tida como pioneira de uma arte brasileira ainda não realizada até então. Quem nos apresenta essas e outras perspectivas sobre o trabalho da artista são os estudiosos de sua obra Aracy Amaral, Agnaldo Farias e Sônia Salzstein. Eles partem de exemplos como Autorretrato (1923), A Negra (1923), A Cuca (1924), Abaporu (1928), O Urutu (1928) e Antropofagia (1929) para discutir sobre traços marcantes, originalidade ou exotização na obra de Tarsila.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 21:15h


20:30

Arquitetos Brasileiros - Episódio Marcos Acayaba

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Nada sobra, nada falta. Discípulo de Vilanova Artigas, Acayaba trouxe para sua prática profissional um forte interesse pelas questões técnicas, numa constante investigação arquitetônica, transitando pelos mais variados tipos de materiais e técnicas construtivas.


21:30

Coleção Arte Presente em Inhotim - Episódio Claudia Andujar

Documentário201852minBrasilLivreRJ


De Pedro Urano

O programa acompanha a montagem da Galeria Claudia Andujar, dedicada ao seu trabalho fotográfico com os índios yanomami. Por meio de conversas com a artista e com o grupo de indígenas presente na abertura da galeria, abordamos as fotografias de Claudia como experiência que nos confronta com o desafio do trânsito entre culturas e diferentes modos de compreensão da própria natureza da imagem.

Próximas Exibições:
Dom, 24 jan às 16:45h


22:30

Caixas Mágicas - Episódio Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e "O Rei da Vela"

Documentário202026minBrasil12 anosPE


De Rodrigo Campos Com Giordando Castro, André Guerreiro Lopes

Neste episódio, Caixas Mágicas traz uma amostra da força do romancista, dramaturgo, ensaísta, pensador, boêmio, articulador Oswald de Andrade, a partir de sua obra teatral mais famosa, O Rei da Vela, encenada pela primeira vez em 1968, por Zé Celso Martinez Corrêa e o Teatro Oficina, em montagem de grande sucesso e repercussão na vida cultural do país. Com depoimentos vários, imagens de arquivo e a participação de Zé Celso, além de atores e atrizes do Oficina, o programa procura incorporar a própria natureza cubista, paródica e ácida da maneira como as imagens da peça são encadeadas, para traçar um retrato de seu criador que faça jus a sua personalidade multifacetada, deflagradora e repleta de contradições.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 18:00h


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio Boemia

Documentário201552minFrançaLivre


De Amelie Harrault, Pauline Gaillard

No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas e alegrar-se. Enquanto isso, do outro lado do Sena, Matisse, conhecido por levar uma vida de austeridade, está ocupado em virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo no Salon d´Automne de 1905, exibindo obras que explodem em cores extravagantes. O Fauvismo nasce. Dentro das salas escuras do Bateau -Lavoir, Picasso prepara sua resposta. Prestando homenagem às suas respectivas visões da modernidade, os dois pintores erguem os seus pincéis para uma competição de telas.

Próximas Exibições:
Sáb, 23 jan às 20:15h