Terça-feira, 23 de Junho de 2020


00:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio O Galo Preto chegou

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso. O dono do pandeiro, da elegância do terno branco e das histórias colecionadas por quem atravessou a vida com a música.


00:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.


01:00

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.


02:45

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201860minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.


03:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


04:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


04:30

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em "Pacific" e "Câmara Escura".


04:55

Curta! Cinema - Agnès Varda

Jornalismo20192minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


05:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Roma

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema ganha acesso aos estúdios da RAI Radio Uno italiana para a gravação do programa “Brasil”, uma das maiores audiências da emissora. O episódio apresenta a dupla lounge Montefiori Cocktail, Rosalia de Sousa (cantora brasileira radicada em Roma) e o Tram Jazz, um bondinho com música ao vivo, que com frequência abre espaço para a MPB.


05:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 37: Poesia e pólvora

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio 37 da série Imortais da Academia é, ao mesmo tempo, lírico e potencialmente explosivo. Reúne alguns dos principais nomes da poesia brasileira – Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Ivan Junqueira – lado a lado com figuras que colecionaram simpatizantes e opositores: Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand. Entre versos e polêmicas, o episódio passeia pela vida e pela obra dos acadêmicos que emprestaram seus nomes à cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.


06:00

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.


07:45

Sem Você

Show20196minBrasilLivreSP


De Ana Rezende Com Gabriel Geszti

Canção do álbum Coresz (2016) de Gabriel Geszti.


07:55

Curta! Música - Concerto para Violão de Villa-Lobos

Jornalismo20203minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


08:00

Guerras do Brasil.doc - Episódio A Guerra do Paraguai

Documentário201826minBrasil12 anos


De Luiz Bolognesi

Entenda o maior conflito armado da América do sul. Em 1864, o Paraguai quer ter uma saída para o mar. Suas tropas passam pela argentina, invadem o Brasil, sequestram o presidente da província de Mato Grosso e começam sua marcha para o Uruguai. Estava declarada a Guerra. No mais sangrento conflito do hemisfério sul nasce o acordo da tríplice coroa que unia Brasil, Argentina e Uruguai.


08:30

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


09:30

Borscht - Uma receita russa

Documentário201318minBrasilLivreSP


De Marina Quintanilha

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues.


09:50

Revista Curta! - Episódio 21 06 2020

Jornalismo202015minBrasilLivreRJ


De Eduardo Fradkin Com Ney Matogrosso, Deborah Colker, Adriana Rattes

Nesta edição da Revista Curta!: o Grupo Estação, que está com suas salas de cinema fechadas, lançou uma campanha beneficente e oferece boas recompensas a quem colaborar; a coreógrafa Deborah Colker lembra como foi a preparação para o espetáculo Cão Sem Plumas, que agora pode ser visto na íntegra em seu canal no YouTube; e o cantor Ney Matogrosso fala de suas referências musicais e da produção do DVD Bloco na Rua.


10:05

O mês que não terminou

Documentário2020107minBrasil14 anosRJ


De Francisco Bosco, Raul Mourão

Pode-se dizer dos protestos massivos de junho de 2013 o mesmo que uma antiga liderança do Partido Comunista Chinês teria dito, em 1972, sobre a Revolução Francesa: ainda é muito cedo para avaliar. (A anedota é provavelmente apócrifa, mas não importa: se non è vero, è ben trovato.) Com efeito, junho é o mês que não terminou. Sua irrupção continua produzindo círculos concêntricos na experiência brasileira. Embora seu sentido intenso, isto é, referente aos protestos do período de 2013/14, esteja em boa medida dominado - seu sentido extenso, ou seja, referente ao conjunto de desdobramentos políticos, sociais e culturais de lá para cá, está bem longe, como se sabe, de ser pacificado. Investigar junho e esses seus desdobramentos, apresentar várias das interpretações mais ricas sobre eles, colocá-las umas contra as outras, fazer emergirem, em suma, os sentidos dominantes do percurso brasileiro de junho de 2013 até aqui, é essa a tarefa desse documentário. Para tanto, entrevistamos vários dos principais intérpretes desse processo: ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas, feministas, economistas... Costurados pelo roteiro do ensaísta Francisco Bosco, seus depoimentos trazem à tona narrativas e contranarrativas acerca dos marcos principais da experiência brasileira nesses últimos cinco anos: os protestos de junho, a atuação de grupos subalternizados, a operação Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef, a ascensão das novas direitas, a prisão de Lula, o conservadorismo e as eleições de 2018. Com o objetivo de se inserir na tradição do cinema-ensaio, a série verbal é densa, embora clara e mesmo didática, enquanto a série imagética se vale de registros diversos: imagens factuais, de arquivo, imagens abstratas, vídeos de artistas contemporâneos. Os diretores Raul Mourão e Francisco Bosco mobilizam relações diversas entre imagem e palavra, ora indiretas, ora conflitantes, ora ilustrativas. Sob tudo isso, a insinuação de que a arte é capaz de informar a matéria histórica e traduzi-la em seus próprios e surpreendentes termos.


12:00

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1 - Episódio A Cultura dos Vaqueiros

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

O termo ‘vaqueiro’, no nordeste, designa não somente o profissional responsável por cuidar de um rebanho de gado, mas o representante de uma cultura riquíssima, marcada pela indumentária de couro, o berrante e o aboio, indispensáveis a quem se dedica de corpo e alma a essa arriscada atividade. O mais ilustre vaqueiro de que se tem notícia é Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, que morreu em Serrita, assassinado por um companheiro que invejava sua competência e coragem, conforme diz a lenda. O Rei do Baião, além de compor a belíssima canção A Morte do Vaqueiro, também criou, em homenagem ao primo, a popular Missa do Vaqueiro, que até hoje reúne milhares de pessoas em Serrita anualmente. O programa da série O Milagre de Santa Luzia, além de tratar da história de Raimundo Jacó e da Missa, por meio de gravações feitas para o projeto O Brasil da Sanfona, mostra um belíssimo e inusitado encontro entre Dominguinhos e um grupo de vaqueiros, ao acaso, no meio da estrada.


12:30

Projeções - Episódio Marcelo Pedroso

Documentário201515minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Descobertas, fracassos e criação de dispositivos fílmicos em "Pacific" e "Câmara Escura".


12:55

Curta! Cinema - Agnès Varda

Jornalismo20192minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


13:00

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Roma

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema ganha acesso aos estúdios da RAI Radio Uno italiana para a gravação do programa “Brasil”, uma das maiores audiências da emissora. O episódio apresenta a dupla lounge Montefiori Cocktail, Rosalia de Sousa (cantora brasileira radicada em Roma) e o Tram Jazz, um bondinho com música ao vivo, que com frequência abre espaço para a MPB.


13:30

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 37: Poesia e pólvora

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O episódio 37 da série Imortais da Academia é, ao mesmo tempo, lírico e potencialmente explosivo. Reúne alguns dos principais nomes da poesia brasileira – Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Ivan Junqueira – lado a lado com figuras que colecionaram simpatizantes e opositores: Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand. Entre versos e polêmicas, o episódio passeia pela vida e pela obra dos acadêmicos que emprestaram seus nomes à cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras.


14:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio O Galo Preto chegou

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Embolador, coquista, compositor. Com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio vivo de Pernambuco, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua lhe inspirando em suas composições de improviso. O dono do pandeiro, da elegância do terno branco e das histórias colecionadas por quem atravessou a vida com a música.


14:30

Cale-se - Episódio A Voz Feminina

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

O quarto e último episódio sobre MPB da série convida nomes como Joyce e Fátima Guedes a relembrarem o cenário da censura musical sob a ótica feminina. Joyce fala sobre o caso da sua música “Eternamente grávida”, citando exemplos de palavras que não foram admitidas pelo regime. Ivan Lins explica que, durante os Anos de Chumbo, os artistas acabaram polarizados entre engajados ou adesistas. Ele comenta o caso da música “O amor é meu país”, de 1970, que fez com que o compositor fosse taxado de ufanista e acabasse sofrendo uma outra censura. O pesquisador Ricardo Cravo Albin conta de sua atuação em defesa da liberação das canções no Conselho Superior da Censura, uma espécie de segunda instância que reunia membros do governo e da sociedade civil. Zé Luiz Mazziotti e Fátima Guedes relembram a canção “Mestre Salas dos Mares”.


15:00

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.


16:45

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201860minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.


17:50

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Congênito

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


18:00

Trinta Povos

Documentário202078minBrasil14 anosRS


De Zeca Brito

“Trinta Povos” aborda o tema das missões jesuíticas na América Latina. Um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes. Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani.


19:30

Grandes Mitos Gregos - Episódio Afrodite - Sob a Lei do Desejo

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Afrodite nasceu de uma união incomum e era uma magnífica deusa. Zeus a casou com Hefesto, mas Afrodite logo escolheu um amante – Ares, o deus da guerra. Ninguém resistia a ela, que era motivo de muito ciúme no Olimpo. Um dia, Eris, a deusa da discórdia, jogou uma maçã entre Atena, Afrodite e Hera. Nela estava escrito


20:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Demolition Incorporada

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

A Demolition Incorporada foi criada como uma plataforma de criação em dança, fora dos moldes de companhias tradicionais. A proposta foi a de não se estabelecer como um grupo fixo, mas agregar artistas e colaboradores em uma plataforma horizontal e interdisciplinar. O próprio nome já traz em si algumas das ideias que defende Marcelo Evelin, figura que está à frente do grupo. Demolição, ao invés de destruir, quer dizer remover algo de uma forma planejada para fazer surgir algo novo. E Incorporada está diretamente ligado ao corpo, além de fazer alusão à tradição religiosa afro-brasileira. Marcelo Evelin, após uma consolidada carreira internacional, retornou ao seu estado natal, o Piauí, para dar início a um núcleo de criação que acabou se transformando no que hoje é a plataforma. O episódio relembra algumas etapas da carreira de Evelin, enquanto mostra alguns dos trabalhos atualmente em desenvolvimento no núcleo liderado por ele


21:00

Geografia da Arte - Episódio Pina Bausch + Nova York

Documentário201752minBrasilLivreSP


De Guto Barra, Tatiana Issa

Apesar de ter criado trabalhos inspirados em inúmeras cidades (incluindo a série World Cities, apresentada nas Olimpíadas de Londres), Pina Bausch teve uma relação especial com Nova York, onde começou sua carreira profissional. Ela estudou na Juilliard School e dançou com as companhias Metropolitan Opera Ballet Company e New American Ballet, colaborando também com alguns dos mais importantes coreógrafos americanos. Durante seu período em Nova York, ela colaborou com o coreógrafo Paul Sanasardo, um dos entrevistados do episódio, onde teria começado a experimentar com o tipo de movimentos pelos quais ficaria conhecida. Com ele, coreografou suas primeiras peças, em que também dançou. Sua relação com a cidade continuou forte ao longo das décadas seguintes, quando ela passou várias temporadas trabalhando com bailarinos locais. Foi em Saratoga, cidade próxima a Nova York, que ela conheceu os primeiros dançarinos que iriam vir a formar sua companhia na Alemanha, os franceses Malou Airaudo e Dominique Mercy, que também são entrevistados no episódio. Nos anos 80, as apresentações de suas mais famosas peças, como Café Muller e Sagração de Primavera, no Brooklyn Academy of Music, ajudaram a consagrar a companhia como uma das mais importantes do mundo. Outros personagens que contam a trajetória de Bausch na série são Judith Blackstone (que dançou com Bausch quando ela tinha apenas 10 anos), além de Barbara Kaufmann e Ruth Amaranto, que integraram a companhia por muito anos, e o filho da coreógrafa, Salomon Bausch. O episódio também mostra o universo de Pina na cidade de Wuppertal, na Alemanha, onde até hoje sua companhia, Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, é sediada.


22:00

Instantes Cruzados - Episódio Mão na Lata - Abrindo o panorama - Um novo Rio de Janeiro

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Sérgio Bloch Com Milton Guran

Marc Ferrez, importante fotógrafo brasileiro do século XIX, é conhecido por suas fotografias panorâmicas de paisagens do Rio de Janeiro e arredores, com câmeras especiais em negativos de grande formato, desenvolvendo uma técnica rara de resultados incríveis. Para dialogar com Marc Ferrez, os convidados deste episódio são o Coletivo Mão na Lata.


22:35

Onde Nascem as Ideias - Episódio Angel

Documentário201943minBrasil10 anos


De Carolina Sá

Angel Vianna é um dos nomes mais importantes na dança contemporânea do Brasil, criadora de um método próprio de ensino. Neste episódio de "Onde Nascem As Ideias", a diretora Carolina Sá e sua equipe acompanham o processo de ensino da mestra durante uma aula de dança e também sua preparação como bailarina do espetáculo de sua discípula Duda Maia no Oi Futuro. Um retrato sensível e potente da mestra, professora e bailarina mineira de 91 anos.


23:30

Matizes do Brasil - Episódio Lygia Pape

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Tecer um inspirador retrospecto das importantes obras e da vida de Lygia Pape, celebrando a envergadura de sua diversa produção é o objetivo deste episódio de Matizes do Brasil. Depoimentos de especialistas como Denise Mattar, Fernando Cocchiarale e Paulo Sérgio Duarte analisam a carreira da neoconcretista desde os anos de 1950 até o fim de sua vida, revelando como a obra de Lygia atravessou toda a segunda metade do século XX sem nunca deixar de inovar e de criar linguagens em suportes diversificados. Obras impactantes como Ttéia, Ovo, Divisor e Livro da Criação, entre outras, são analisadas, revelando porque suas propostas artísticas são referência na arte contemporânea brasileira.