Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2019


00:00

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


01:35

Memórias do Brasil - Episódio Gerson King Combo - No rastro do futuro

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Diogo Oliveira Com Black Alien, BNegão, Getúlio Côrtes, Thaíde, BNegão

Cantor. Compositor. Filho de um policial militar. Gerson King Combo tem 54 anos de carreira. Já atuou como dançarino e coreógrafo e lançou-se como cantor, inspirado na música negra americana, apresentando-se com a banda Fórmula 7 nos bailes cariocas. Considerado um dos principais nomes da música negra brasileira, juntamente com Tim Maia, Hyldon e Cassiano, King Combo comenta sua própria obra e as impressões que as pessoas têm dele. Este episódio de Memórias do Brasil, faz uma reflexão sobre a conscientização da postura do negro em meio a uma ditadura militar; e mergulha na história, vocação, representatividade e arte de Gerson King Kombo.


02:25

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada - Episódio A busca de um cinema artesanal e do sentimento

Documentário200049minBrasilLivreRJ


De Geraldo Sarno

O programa dedicado a Carlos Reichenbach retrata a relação de sua vida com o cinema. Resgata a sua formação e trajetória cultural desde a infância na casa paterna, o estudo de cinema, as primeiras realizações com o surgimento do cinema marginal e sua passagem pelo cinema pornô, até suas últimas produções, com as quais reafirma sua crença em um cinema carregado de sentimento e realizado com recursos artesanais.


03:25

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. Era conhecida pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.


04:00

O Legado da Coruja - Episódio Música

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Cruzamento entre imitação e criação, a busca pelo belo e harmonioso anima as buscas pessoais dos artistas, inclusive com tecnologia de ponta. Além disso, serve para grandes esquemas coletivos, como religiões.


04:30

Uma Vida Inteira

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Bel Ribeiro, Ricardo Santini Com Bruno Autran, Alice Braga

O retrato de anseios e preocupações de uma geração de jovens adultos independentes, focados em suas carreiras e carentes de afeto. Entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento, pode caber uma vida inteira. Baseado na crônica "O Salto", de Antônio Prata.


04:50

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


05:25

Juntos - Episódio Bioconstruindo

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A bioconstrução é um modelo construtivo que se utiliza de elementos naturais na construção civil. Em pleno cerrado, o IPEC, instituto referência em Bioconstrução no Brasil, formando permacultores há mais de 20 anos, realiza os mutirões que possibilitam experiências de construção de casas nos moldes sustentáveis.


06:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


06:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.


07:30

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.


08:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


08:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Para que serve um prêmio?

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Afinal, ganhar prêmios faz diferença na carreira de um autor? E na venda de livros? Neste episódio, conhecemos diferentes opiniões sobre os impactos dos prêmios na produção de escritores, na venda de livros, na crítica literária. E, além disso, como funcionam alguns dos principais prêmios existentes hoje no Brasil. O episódio conta com a participação de escritores jovens, outros muito experientes; com uma lista vasta de prêmios nacionais e internacionais, ou que tiveram sua carreira transformada por uma simples indicação como finalista. São eles: Nélida Piñon, Raphael Montes, José Roberto Torero. E, para contar sobre os bastidores das premiações e seus impactos no mercado, há depoimentos valiosos de Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira, Otávio Marques e Pedro Almeida.


09:00

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.


09:30

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


11:00

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.


12:00

Uma Vida Inteira

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Bel Ribeiro, Ricardo Santini Com Bruno Autran, Alice Braga

O retrato de anseios e preocupações de uma geração de jovens adultos independentes, focados em suas carreiras e carentes de afeto. Entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento, pode caber uma vida inteira. Baseado na crônica "O Salto", de Antônio Prata.


12:15

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".


14:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.


15:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mario Sergio Cortella indica o livro “Criação”, de Gore Vidal

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O filósofo, professor, palestrante e escritor Mario Sergio Cortella, autor do livro “Ética e vergonha na cara”, entre tantos outros, conta nesse episódio as razões que fazem do romance “Criação”, de Gore Vidal, um de seus livros de cabeceira.

Próximas Exibições:
Ter, 14 jan às 18:50h


15:10

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia. 

Próximas Exibições:
Sex, 21 fev às 21:10h


18:00

Latitude, Longitude - Episódio Paraty, uma cidade feita a mãos

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O Latitude, Longitude descobre uma Paraty que é feita a mãos. Seja no incentivo à leitura na biblioteca comunitária Cora Coralina, nas telas do artista Júlio Paraty ou na tradição da ciranda resguardada nos quarenta anos de estrada do grupo "Os Coroas Cirandeiros". A partir destes três aspectos que ajudam a delinear a identidade cultural da cidade, Paraty se desdobra em várias facetas, mas mantém o estímulo ao desenvolvimento artístico como interseção entre todas elas.


18:30

Mobilis - Episódio Trilhos Urbanos

Documentário201826minBrasilLivreSP


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

Qual é a relação dos trilhos urbanos com o imaginário da comunidade? Como os trens e o metrô influenciam a cultura urbana? Um exemplo é o caso da origem do movimento Hip Hop brasileiro, nos anos 1980, quando a primeira linha do metrô na cidade de São Paulo ligou a periferia ao centro como nunca se tinha ligado antes, possibilitando um encontro das periferias. Sem esse encontro, existiria uma história do Hip Hop brasileiro?


19:00

Fé na Batida - Episódio Hip Hop

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bianca Lenti, Jocelyn Edelstein

Nascido na agitação de comunidades de imigrantes jamaicanos, latinos e afroamericanos em Nova Iorque, o Hip Hop é mais que um estilo de dança, é um grande movimento cultural. DJ, MC, Grafitti e Breaking formam a base desse que é considerado o fenômeno que deu origem às danças urbanas. Alardeado pelos quatro cantos do globo e tendo sido desmembrado e diversificado em inúmeras vertentes, o Hip Hop hoje rende muita conversa e, é claro, muita dança. E isso é o que vamos ver neste episódio de Fé na Batida, com os dançarinos profissionais André Feijão, Luciana Monnerat, Anyel Aram e Bruninho IQFenix – todos eles apaixonados pelo Hip Hop, mas cada um vivendo essa paixão à sua maneira.


19:30

O Legado da Coruja - Episódio Cosmogonia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

Essa reflexão sobre a criação - a cosmogonia divina e a criatividade do homem - nos leva da arte estatuária grega ao Korai da Acrópole, em Tóquio. E também em direção ao Gorgon - um espelho da morte.


20:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Maturidade

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

A MATURIDADE do compositor traz às composições de Villa-Lobos o reconhecimento internacional e à sua música um grau de sofisticação, modernidade e virtuosismo que mudariam a musica brasileira para sempre.


20:30

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.


21:00

Os Ímpares - Episódio Verocai - Letícia Novaes e Paraphernália

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

Letícia Novaes é convidada para fazer sua versão de Caboclo. A banda Paraphernália regrava a instrumental Karina, do clássico álbum de Arthur Verocai. O disco foi redescoberto nos anos 2000 por artistas americanos. Carlos Dafé conta sobre a ida aos Estados Unidos em 2009 para uma regravação do álbum com uma orquestra de 30 músicos.


21:30

Count Basie: Por ele mesmo

Documentário201960minInglaterraLivre


De Jeremy Marre

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista.


22:30

Tropicália

Documentário201287minBrasil14 anosSP


De Marcelo Machado

"Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo.