Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2019


00:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


00:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Para que serve um prêmio?

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Afinal, ganhar prêmios faz diferença na carreira de um autor? E na venda de livros? Neste episódio, conhecemos diferentes opiniões sobre os impactos dos prêmios na produção de escritores, na venda de livros, na crítica literária. E, além disso, como funcionam alguns dos principais prêmios existentes hoje no Brasil. O episódio conta com a participação de escritores jovens, outros muito experientes; com uma lista vasta de prêmios nacionais e internacionais, ou que tiveram sua carreira transformada por uma simples indicação como finalista. São eles: Nélida Piñon, Raphael Montes, José Roberto Torero. E, para contar sobre os bastidores das premiações e seus impactos no mercado, há depoimentos valiosos de Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira, Otávio Marques e Pedro Almeida.


01:00

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.


01:30

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


03:00

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


04:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.


05:30

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.


06:00

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Coração da Serrinha

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

Um coração que pulsa, que arrebata, que envolve. O Jongo da Serrinha é uma referência que resiste na raiz da formação da musicalidade no morro da Serrinha, Rio de Janeiro. Liderado por mulheres que tomaram para si a luta pela revitalização do Jongo e pelo espaço da Casa do Jongo, o Jongo da Serrinha é um símbolo vivo de resistência cultural afro brasileira.


06:30

Pensamento Contemporâneo - Episódio Sob o Domínio do Vício

Documentário201530minBrasilLivreSP


De Hermes Leal

O uso do álcool representa um hábito milenar, sendo uma substância lícita, capaz de circular entre os mais diversos grupos sociais e situações, e algumas vezes gera prejuízos a quem o consome, como explica o psiquiatra Arthur Guerra. O psiquiatra Hercílio de Oliveira esclarece os benefícios e prejuízos da utilização da maconha, conhecida em todo o mundo ha´ milhares de anos, e presente em nossa cultura atualmente com a discussão calorosa sobre sua possível legalização. O uso milenar das folhas de coca originou a descoberta da cocaína, que expandiu-se de maneira rápida e intensa, mas, hoje em dia, como analisa o psiquiatra Paulo Cunha, com a expansão do crack, são maiores ainda os perigos desta droga. O psiquiatra João Maurício Maia percorre a história do tabaco, a sua transformação de símbolo de glamour para a discriminação, passando por temas como cinema e propaganda.


07:00

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.


07:30

Juntos - Episódio Bioconstruindo

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A bioconstrução é um modelo construtivo que se utiliza de elementos naturais na construção civil. Em pleno cerrado, o IPEC, instituto referência em Bioconstrução no Brasil, formando permacultores há mais de 20 anos, realiza os mutirões que possibilitam experiências de construção de casas nos moldes sustentáveis.


08:00

Nome de Batismo - Alice

Documentário201725minBrasilLivrePE


De Tila Chitunda Com Tila Chitunda, Amélia Sicato Chitunda, André Sachali, Angelina Jamba Sicato, Anselmo (Vlá) Sicato

Em 1975, Angola declarou-se independente e uma longa Guerra Civil começou. Quarenta anos depois, Alice, única filha brasileira de uma família angolana no Brasil, decide ir a Angola, atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe dar esse nome.


08:25

Liberdade

Documentário201825minBrasilLivreSP


De Pedro Nishi, Viní­cius Silva

Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa a muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso na imigração no aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio.


08:50

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1939 a 1952

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

A devastação da Guerra e a nova linguagem do cinema.


10:00

Nós, Documentaristas - Episódio Vladimir Carvalho

Documentário201826minBrasilLivre


De Susanna Lira Com Vladimir Carvalho

No episódio, Vladimir Carvalho, um dos mais importantes documentaristas brasileiros e diretor de filmes como "O País de São Saruê", "O Engenho de Zé Lins" e "Rock Brasília", aborda diversas questões envolvidas na realização de suas obras. Dos 83 anos de vida, 60 foram dedicados a apresentar, por meio de cultuados filmes da cinematografia nacional, a realidade brasileira de forma crítica e, ao mesmo tempo, poética e apaixonada.


10:30

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Edgar Brasil - O Pioneiro

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Betse de Paula, Jacques Cheuiche

Edgar Brasil é o pioneiro da fotografia de cinema no Brasil. Na cinemateca do MAM encontramos o professor Hernani Heffner que conta um pouco da vida e das inovações criadas por Edgar. Revemos trechos de clássicos como Braza Dormida (1928), Sangue Mineiro (1929), Limite (1931), Onde a Terra Acaba (1933), Bonequinha de Seda (1936), Aviso aos navegantes (1950), Samba da Vida (1937), O Jovem Tataravô (1936), Barnabé, tu és meu (1951).


11:00

Cineastas - Episódio Rosemberg Cariry

Documentário201645minBrasilLivreRJ


De Hermes Leal

O cinema poético de Rosemberg Cariry, do litoral ao sertão nordestino, nos é revelado por Petrus e Bárbara Cariry, os atores Chico Díaz e Dira Paes, entre outros, além do próprio biografado, que permeia entre suas obras, relatando os intentos poéticos e culturais marcados em cada uma delas.


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Hermes - O Mensageiro Indecifrável

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Zeus admirava o jovem deus Hermes e o encarregou de inúmeras missões: tornar-se mensageiro, tornar-se um intercessor entre os vivos e os mortos, promover o comércio e incentivar a circulação de viajantes. Mas ele também era o maior aliado de seu pai e o ajudou em diversas tentativas de sedução. Ele era um deus impenetrável, e ninguém jamais sabia ao certo se estava ou não sendo enganado por ele. Hermes era admirado no Olimpo, mas às vezes irritava os deuses, fazendo objetos desaparecerem ou pregando peças.


12:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Território

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O quarto episódio da série mostra que, para o texto bíblico, a linhagem feminina é que tem o protagonismo na traição. Eva, Sara, Rute e as filhas de Lote rompem com as tradições para perpetuar a espécie. Assim, o filho messiânico nasce não do cumprimento das leis, mas da sua transgressão. Aqui transitamos no campo das rupturas através da arte e da espiritualidade. Natali Cohen, performer anarquista, enfrenta as autoridades para falar dos abusos contra palestinos e diz que prefere morrer a ficar calada. Através da projeção de vídeos gravados nos territórios ocupados, Arkadi Zaides propõe um novo olhar para o diálogo com a população palestina. A cantora Mira Awad cresceu em uma vila palestina onde também havia judeus e diz que só se percebeu palestina quando precisou reafirmar sua identidade ao entrar na universidade. Temos a história de Jake Gabriel. Seus pais queriam que ele fosse rabino, ele sonhava em ser cantor de rock. Nos anos 80, faz o caminho de volta para a tradição. Há alguns anos transgrediu ao doar esperma para que uma amiga lésbica. Professora de canto judaico baseado nos textos sagrados, Shefa Gold sempre foi contestadora. Ela nos conta que, desde a infância, desafiava os tabus da religião. O músico Akiva, criado por pais ateus, só entra em contato com a tradição judaica aos 22 anos, quando a irmã se suicida e o pai decide que é hora do filho ir para Israel. Hoje, toca tambor em sinagogas, rompendo com uma antiga interdição. A trajetória que encerra o episódio é a do Lama Michel Rinpoche. Nascido em uma família judaica, foi reconhecido como reencarnação de um mestre budista tibetano. Lama Michel conta que se sentia culpado por causar sofrimento à sua família, mas que não se encaixava na vida que levava antes de se iniciar no budismo.


13:30

Expedições Burle Marx - Episódio Ambientalista

Documentário201326minBrasilLivreRJ


De João Vargas Com Delci Alves Correa, Fátima Gomes, Geraldo Wilson Fernandes, Haruyoshi Ono, Jacques Leenhardt

Roberto Burle Marx foi um dos pioneiros da luta pela preservação ambiental no Brasil. Muitos lugares foram visitados pelas expedições de Burle Marx mais de uma vez. A cada retorno, a degradação do meio-ambiente era visível. Uma nova fazenda, estrada ou hidrelétrica surgia, e Burle Marx percebia a importância da conservação ambiental. Foi um homem que dedicou a vida à natureza como colecionador, paisagista, botânico e ambientalista.


14:00

Imortais da Academia - Episódio Cadeira 39: O ato de escrever é o mais público de todos os atos

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Este episódio da série Imortais da Academia, que faz a genealogia da cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras, destaca a carreira e a obra de três homens que colheram os sabores e os dissabores do caráter público de suas vidas, ideias e atos. Otto Lara Resende, jornalista admirado, caiu na incompreensão da crítica e do público quando lançou seu segundo livro, “Boca do Inferno”, em 1957. Oliveira Lima, fundador da cadeira, também sofreu quando tornou públicas suas ideias: desiludido com a República, defendeu o retorno da monarquia e acabou relegado a um segundo plano na historiografia brasileira. Marco Maciel, político de carreira, passou a vida arcando com as consequências públicas de suas posturas.


14:30

Esse Negócio de Livro - Episódio Para que serve um prêmio?

Documentário201726minBrasilLivre


De Adriana Borges, Lúcia Tupiassú

Afinal, ganhar prêmios faz diferença na carreira de um autor? E na venda de livros? Neste episódio, conhecemos diferentes opiniões sobre os impactos dos prêmios na produção de escritores, na venda de livros, na crítica literária. E, além disso, como funcionam alguns dos principais prêmios existentes hoje no Brasil. O episódio conta com a participação de escritores jovens, outros muito experientes; com uma lista vasta de prêmios nacionais e internacionais, ou que tiveram sua carreira transformada por uma simples indicação como finalista. São eles: Nélida Piñon, Raphael Montes, José Roberto Torero. E, para contar sobre os bastidores das premiações e seus impactos no mercado, há depoimentos valiosos de Carlos Andreazza, Luciana Villas-Boas, Luiz Antonio Torelli, Marianna Teixeira, Otávio Marques e Pedro Almeida.


15:00

Incertezas Críticas - Episódio Tzvetan Todorov

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Tzvetan Todorov

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.


15:30

Frágil Equilíbrio

Documentário201681minEspanhaLivre


De Guillermo Garcí­a López

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos, trabalhadores espanhóis e assalariados japoneses. As palavras de José Mujica, presidente uruguaio, tecem um fio nas três histórias e nos fazem perceber que, no final, somos todos iguais. Continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une.


17:00

Consciência³ - Episódio A Consciência do Outro

Documentário201945minBrasilLivreDF


De Renato Barbieri

Consciência (Consciência ao Cubo) é uma série em que pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência. No segundo episódio da série, nossos entrevistados se debruçam sobre a que seria ter a consciência “do outro”, explanando sobre a necessidade da inclusão, as graves consequências da intolerância ao diferente e como a empatia é um marco na evolução da Vida. Com Lia Diskin, Edgard Gouveia Júnior, Roberto Gambini, Roman Krznaric e convidados.


18:00

Uma Vida Inteira

Ficção201215minBrasilLivreSP


De Bel Ribeiro, Ricardo Santini Com Bruno Autran, Alice Braga

O retrato de anseios e preocupações de uma geração de jovens adultos independentes, focados em suas carreiras e carentes de afeto. Entre a primeira noite de um casal e a premonição do fim do relacionamento, pode caber uma vida inteira. Baseado na crônica "O Salto", de Antônio Prata.


18:15

O Sol, caminhando contra o vento

Documentário200595minBrasil12 anosRJ


De Tetê Moraes

No Brasil pós-golpe militar e ainda antes do AI-5, nasce no Rio de Janeiro o jornal "O Sol". Mesmo tendo vida curta, o jornal faz história representando o espírito da época. Através de material de arquivo, músicas e depoimentos de pessoas que participaram do jornal, vemos a história da chamada "geração 68".


20:00

Rotas da Escravidão - Episódio 476 - 1375: Além do Deserto

Documentário201852minFrançaLivre


De Fanny Glissant, Daniel Cattier, Juan Gélas

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história.


21:00

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Mario Sergio Cortella indica o livro “Criação”, de Gore Vidal

Documentário20174minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O filósofo, professor, palestrante e escritor Mario Sergio Cortella, autor do livro “Ética e vergonha na cara”, entre tantos outros, conta nesse episódio as razões que fazem do romance “Criação”, de Gore Vidal, um de seus livros de cabeceira.


21:10

Excelentíssimos

Documentário2018152minBrasil14 anosRJ


De Douglas Duarte

Chegamos em Brasília em março de 2016 para filmar um documentário sobre nosso Congresso Nacional, para observar como é feita a política no Brasil. Mas então Lula foi levado por duzentos homens armados para depor. Preocupada se seu padrinho estava sendo colocado de fora das próximas eleições, Dilma Rousseff escolheu nomeá-lo como ministro da Casa Civil. Em poucas horas mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram postos procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. E nós estávamos lá, com as credenciais certas, câmera e microfone. Então, viramos a engrenagem para retratar a história em tempo real. Legisladores corruptos se tornaram delatores. Uma presidente defendendo seu mandato com um pedaço de papel. Falcões traçando sua subida ao poder enquanto multidões cantavam.Excelentíssimos é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais feios, contada por uma equipe que a presenciou dia a dia.