Sábado, 17 de Abril de 2021


00:00

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como


00:30

Declínio dos Otomanos - Episódio As Nações Contra o Império

Documentário201652minFrançaLivre


De Mathilde Damoisel

A primeira parte do filme explora os anos entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Neste período, o Império Otomano recuou totalmente da Europa depois de cinco séculos de dominação.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


01:30

Ibiúna

Documentário201980minBrasil14 anosRJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime


03:00

Cuba, A Revolução e o Mundo - Episódio Os combatentes

Documentário201959minFrança14 anos


De null, Mick Gold

1959. Fidel Castro assume o poder. A ilha, localizada a apenas alguns quilômetros da costa estadunidense se torna um ponto estratégico da Guerra Fria. Entre a hostilidade dos Estados Unidos e o apoio, por vezes amplo, da União Soviética, Cuba se recusa a ser um mero peão nesse xadrez político e toma frente ao lado de movimentos de libertação ao redor do mundo, na Argélia, na Bolívia e em Angola, construindo seu próprio caminho na cena internacional. Desde o início, Cuba concebeu sua revolução em escala mundial. Fidel Castro e Che Guevara estão decididos em posicionar Cuba na vanguarda dos movimentos de libertação nacional e anti-imperialistas da África e da América Latina. Mas antes, o país precisa fazer frente ao contexto de embate entre as duas potências. Obrigada a ter que se defender dos ataques dos Estados Unidas, executados pela CIA (que chegam ao ápice na invasão à Baía dos Porcos), Cuba aceita abrigar mísseis soviéticos, o coloca o mundo a beira da guerra nuclear. Mas o desdobramento deste episódio - a decisão unilateral da União Soviética de retirar os mísseis - leva Cuba a se abster desse conflito, e criar seus próprios meios, no contexto do movimento dos países não-alinhados. O país aumenta seu apoio aos movimentos de libertação ao redor do mundo: ele declara apoio ao líder da revolução na Argélia, Ben Bella, envia tropas ao Congo, manda guerrilheiros insurgidos à Bolívia... Fiel à palavra de ordem do Che, de criar "vários Vietnams", Cuba parece estar presente em todo lugar. A tenacidade e o ardor deste pequeno país é surpreendente. E um dos maiores exemplos de sucesso da ação internacional de Cuba é em Angola, onde seu papel será determinante para o fim do Apartheid na África do Sul. Porém, quando a União Soviética entra em colapso, é a própria revolução cubana que está ameaçada...


04:00

Inhotim, Arte Natureza - Episódio Curadoria

Documentário201852minBrasil14 anosRJ


De Pedro Urano

Como surgiu a coleção Inhotim e a instituição construída para abrigá-la? Que ideias nortearam a escolha de obras e artistas? Como abordar a produção contemporânea na atualidade? Conversamos com o idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, e alguns dos curadores que atuaram no lugar – Ricardo Sardenberg, Allan Schwarzman, Jochen Volz e Marta Mestre.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


05:00

Caçadores da Alma - Episódio Fotógrafos da Fé

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Alex Baradel, Adenor Gondim, Aristides Alvez, João Machado, Mirian Fichtner

Sincretismo religioso é tema deste episódio. Através do olhar delicado e respeitoso de fotógrafos que muitas vezes sequer creem em Deus, mergulhamos no universo do sagrado e do profano. Encontramos religiosidade até mesmo em Cuba, onde vemos o registro da figura de Che Guevara em uma sinagoga. Damos destaque a imagens de celebrações pouco conhecidas, como a saga dos penitentes no sertão e as Guardas de Congado de Minas. Também discutimos os tabus sobre a fotografia do sagrado, como a proibição de capturar imagens de entidades incorporadas.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


05:35

Expresso - Episódio Xico Sá

Documentário201726minBrasilLivreSP


De Hilton Lacerda, Claudia Priscilla

O escritor Xico Sá revisita suas raízes sertanejas. Do Crato até Juazeiro do Norte, no Ceará, ele percorre as cidades de sua infância e juventude. Perto da pobreza e do abandono de outros tempos, o Sertão de hoje é paraíso, ele diz. E fala das histórias, do humor, dos costumes, da cultura, dos mistérios e das crenças que povoaram seu passado. Ali, onde, nas ruas de barro agora cortadas por velozes motocicletas, o moderno e o arcaico coexistem.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


06:05

Figuras da Dança - Episódio Sônia Mota

Documentário201026minBrasilLivre


De Sergio Roizenblit, Inês Bogéa

A bailarina, coreógrafa e diretora Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos o The Royal Ballet of Flanders, na Bélgica, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal (SP) e do Teatro Galpão (SP). Em 1989, inicia um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreógrafa e professora, desenvolve sua metodologia chamada de Arte da Presença, a qual utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte (MG).

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


06:35

Juntos - Episódio Preservando Nascentes

Documentário201926minBrasilLivreSC


De Leticia Marques

A importância de se plantar árvores para se recuperar e manter nascentes - experiências de recuperação de nascente no bairro do Butantã, em São Paulo. Em meio a sempre presente ameaça da crise hídrica, iniciativas de cidadãos são um movimento que parece pequeno, mas que, somados ou isolados, são a transformação.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


07:10

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 2 - Episódio Dona Onete

Documentário201425minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Dona Onete é considerada por muitos artistas como a Musa da Música Paraense, a Diva do Carimbó. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, mudando-se depois para a cidade de Igarapé-Miri. Começou a carreira depois dos 70 anos e já realizou turnês em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Neste episódio, passeando por Belém, Dona Onete canta suas músicas que trazem forte influência da cultura paraense e mostra os elementos que fazem parte desta cultura tão rica como o jambu, o boto e o carimbó.


07:40

Beyond Ipanema - 2ª temporada - Episódio Roma

Documentário201423minBrasilLivreSP


De Guto Barra

Beyond Ipanema ganha acesso aos estúdios da RAI Radio Uno italiana para a gravação do programa “Brasil”, uma das maiores audiências da emissora. O episódio apresenta a dupla lounge Montefiori Cocktail, Rosalia de Sousa (cantora brasileira radicada em Roma) e o Tram Jazz, um bondinho com música ao vivo, que com frequência abre espaço para a MPB.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


08:10

República da Poesia - Episódio Murilo Mendes

Documentário201845minBrasilLivre


De Hilton Lacerda, Danilo Do Valle

A partir da cronologia do poeta mineiro, como um mapa que aponta e desvia o percurso de sua obra, e que precipita-nos numa apurada e contraditória construção visual, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


09:05

Visceral Brasil - Temporada 2 - Episódio Encantamento da terra

Documentário201826minBrasilLivreSC


De Marcia Paraí­so

João do Pife, personalidade ímpar de Caruaru, um contador de histórias e causos que enaltece a simplicidade de um instrumento que, feito de uma taboca, se reinventou na sonoridade encantadora, que remete a ancestralidade que tem na terra a raiz.


09:35

Cidades Possíveis - Episódio Agenda 2030

Documentário202026minBrasil14 anos


De Eduardo Goldenstein

Abordagem introdutória sobre o tema Sustentabilidade e sua associação com cidades. Apresentação das diversas facetas deste conceito e níveis de integração entre elas: Abordagem Ecológica (biodiversidade/ relação cidade-natureza / ciclo de consumo de recursos energéticos, materiais e descarte de resíduos, gazes de efeito estufa - GEE), Abordagem Social (integração e coesão social / valorização da diversidade social, de gênero e raça / tolerância religiosa e ideológica), Abordagem Econômica (equidade e enfrentamento da desigualdade, processos inclusivos). Contextualização dos pressupostos para a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030, apresentação da situação atual e estratégias.


10:10

O Legado da Coruja - Episódio Democracia

Documentário198726minFrançaLivre


De Chris Marker

O que a palavra “democracia” significa especificamente quando se refere a cidades-estados antigas ou a nossos sistemas políticos atuais?


10:45

Cuba, A Revolução e o Mundo - Episódio Os combatentes

Documentário201959minFrança14 anos


De null, Mick Gold

1959. Fidel Castro assume o poder. A ilha, localizada a apenas alguns quilômetros da costa estadunidense se torna um ponto estratégico da Guerra Fria. Entre a hostilidade dos Estados Unidos e o apoio, por vezes amplo, da União Soviética, Cuba se recusa a ser um mero peão nesse xadrez político e toma frente ao lado de movimentos de libertação ao redor do mundo, na Argélia, na Bolívia e em Angola, construindo seu próprio caminho na cena internacional. Desde o início, Cuba concebeu sua revolução em escala mundial. Fidel Castro e Che Guevara estão decididos em posicionar Cuba na vanguarda dos movimentos de libertação nacional e anti-imperialistas da África e da América Latina. Mas antes, o país precisa fazer frente ao contexto de embate entre as duas potências. Obrigada a ter que se defender dos ataques dos Estados Unidas, executados pela CIA (que chegam ao ápice na invasão à Baía dos Porcos), Cuba aceita abrigar mísseis soviéticos, o coloca o mundo a beira da guerra nuclear. Mas o desdobramento deste episódio - a decisão unilateral da União Soviética de retirar os mísseis - leva Cuba a se abster desse conflito, e criar seus próprios meios, no contexto do movimento dos países não-alinhados. O país aumenta seu apoio aos movimentos de libertação ao redor do mundo: ele declara apoio ao líder da revolução na Argélia, Ben Bella, envia tropas ao Congo, manda guerrilheiros insurgidos à Bolívia... Fiel à palavra de ordem do Che, de criar "vários Vietnams", Cuba parece estar presente em todo lugar. A tenacidade e o ardor deste pequeno país é surpreendente. E um dos maiores exemplos de sucesso da ação internacional de Cuba é em Angola, onde seu papel será determinante para o fim do Apartheid na África do Sul. Porém, quando a União Soviética entra em colapso, é a própria revolução cubana que está ameaçada...

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


11:45

O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio O Dia Que Durou 21 Anos - Episódio 1

Documentário201126minBrasil12 anosSP


De Camilo Galli Tavares

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


12:15

Pandemiarte - Episódio Marcelo Lobato

Experimental20204minBrasilLivreRJ


De Fábio Gavião Com Marcelo Lobato

O músico Marcelo Lobato no final do período de maior isolamento social provocado pela pandemia da Covid 19 responde a 3 perguntas: Qual a necessidade da Arte? Como a Pandemia afetou seu trabalho, sua vida, sua rotina? Qual a "sua" necessidade? Confinado em sua residência Lobato nos revela suas impressões sobre este difícil momento e a curiosa relação que trava consigo mesmo.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h
Sex, 30 jul às 21:20h


12:30

Ibiúna

Documentário201980minBrasil14 anosRJ


De Silvio Tendler

“Ibiúna, primavera brasileira” relembra o congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado em outubro de 1968 onde cerca de 800 estudantes foram presos. Vindos de universidades de todo o país, os jovens estavam reunidos para eleger o novo presidente da entidade, mas dois dias depois do início dos trabalhos as forças públicas de segurança cercaram o local, prenderam todos os alunos e as principais lideranças do movimento. Desde o início do ano, os estudantes tomavam as ruas em protestos contra a ditadura militar que se instalara em 1964. Pouco depois da realização do congresso, foi instituído o AI-5, que endureceu ainda mais o regime

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


14:00

Ingmar Bergman - Por trás da máscara

Documentário201752minFrança12 anos


De Manuelle Blanc

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um ano peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de "Persona". O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h
Qua, 4 ago às 21:05h


15:00

Tempo Rei

Documentário1996105minBrasil12 anosRJ


De Lula Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington

Gravado na comemoração dos 30 anos de carreira de Gilberto Gil, que volta a Itauçu (BA), cidade à qual não voltava desde 1951, contando histórias interessantes acompanhado de amigos e familiares, mergulhando a fundo em sua biografia. Conta com participações de Stevie Wonder, Caetano Veloso e Carlinhos Brown.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


17:00

Grandes Mitos: A Odisseia - Episódio O homem que desafiou os deuses

Documentário202026minFrança14 anos


De François Busnel

Arrasado por esta “guerra à toa” que tantas mortes causou, Odisseu fica indignado com os deuses, culpado de ter permitido que essa carnificina acontecesse. Ele deseja nada mais do que retornar ao seu reino, a ilha de Ítaca. Durante a primeira parada de sua tripulação nos Cicones, ele para a luta, horrorizado. Mais adiante na estrada, ele encontra os Comedores de Lótus, que lhe oferecem uma fruta que pode fazê-lo esquecer tudo, mas Atena intervém para impedi-lo de ingeri-lo. Ele finalmente chega à ilha dos Ciclopes, que desperta seu interesse, mas a curiosidade matou o gato: Odisseu e seus companheiros têm um encontro mortal com Polifemo em sua caverna. O ciclope mata dois homens antes mesmo que nosso herói ouse se mover


17:30

Pedro Luis - Vale Quanto Pesa - Episódio Fadas - Passarinho Viu

Documentário20194minBrasilLivreRJ


De Pedro Tré Hansen

Pedro Luis interpreta canções de Luiz Melodia.


17:40

Grandes Cenas - Episódio Eu te Amo

Documentário201716minBrasilLivreRS


De Ana Luiza Azevedo, Vicente Moreno Com Matheus Naschtergaele

O diretor de fotografia Murilo Salles e o crítico Marcus Mello problematizam a cena da despedida de Bárbara em "Eu Te Amo" (1981), de Arnaldo Jabor, uma antecipação quase profética do virtual tomando conta das relações afetivas.


18:00

Cale-se - Episódio Na Boca do Povo

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio dedicado aos cantores populares traz novos depoimentos e desdobramentos da manifestação brega durante o regime militar. Paulo Cesar Araújo, Juca Chaves, Odair José, Fernando Mendes e Luiz Ayrão contextualizam as produções e os discursos vigentes no período. Paulo Cesar Araújo fala sobre como a homenagem de Benito di Paula a Geraldo Vandré na faixa “Tributo a um rei esquecido” conseguiu driblar os radares da censura e ir a público. O escritor também relembra a dupla “Dom & Ravel”, que ganhou fama de nacionalista pela marcha “Eu te amo meu Brasil”. Paulo Cesar relativiza a fama de ufanista de Dom e Ravel, que também tiveram músicas censuradas, sendo também intimados a depor pela Polícia Federal. O episódio traz ainda o relato de Juca Chaves, compositor, músico e humorista, que tirou o bom humor do governo antes mesmo do regime militar ser instaurado, ao satirizar os presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart. O cantor comenta as irreverentes criações durante a ditadura e conta que teve mais de 80 processos de censura. Os números musicais relembram as músicas “Presidente Bossa Nova” e “Divórcio”.

Próximas Exibições:
Seg, 12 jul às 21:00h


18:30

Curta! Livros - George Orwell e 1984

Jornalismo20212minLivre


Peça de jornalismo cultural produzida pelo Canal Curta!


18:35

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Mike Davis

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

Professor da Universidade da Califórnia, Mike Davis fala sobre as consequências da crise de 2008, o movimento Occupy e o lado sombrio da globalização.


19:10

As Canções da Minha Vida - Episódio Ana Cañas

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Ana é das intérpretes e autoras mais viscerais da sua geração. Daquelas artistas que se rasgam no palco, como se vê com a bela interpretação de


19:40

Nós, Documentaristas - Episódio Petra Costa

Documentário201826minBrasilLivreRJ


De Susanna Lira Com Petra Costa

No episódio, Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota".


20:10

Arquitetos Brasileiros - Episódio Arthur Casas

Documentário201452minBrasilLivreSP


De Diego Romero de Godoy

Arthur de Mattos Casas domina todas as áreas do habitar: da arquitetura ao design de mobiliário. Estabelece, assim, uma relação coerente entre o espaço e os objetos que o habitam. Sua arquitetura de interiores é marcada pela contraposição entre a essencialidade racionalista e sobressaltos decorativos.


21:10

Matizes do Brasil - Episódio Lygia Pape

Documentário202026minBrasilLivreRJ


De Bianca Lenti

Tecer um inspirador retrospecto das importantes obras e da vida de Lygia Pape, celebrando a envergadura de sua diversa produção é o objetivo deste episódio de Matizes do Brasil. Depoimentos de especialistas como Denise Mattar, Fernando Cocchiarale e Paulo Sérgio Duarte analisam a carreira da neoconcretista desde os anos de 1950 até o fim de sua vida, revelando como a obra de Lygia atravessou toda a segunda metade do século XX sem nunca deixar de inovar e de criar linguagens em suportes diversificados. Obras impactantes como Ttéia, Ovo, Divisor e Livro da Criação, entre outras, são analisadas, revelando porque suas propostas artísticas são referência na arte contemporânea brasileira.


21:45

Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show

Documentário196633minBrasilLivreRJ


De Eduardo Escorel, Júlio Bressane Com Anecy Rocha, Maria Bethânia, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles

Maria Bethânia entrou para o rol das grandes cantoras brasileiras em 1965, no show teatral Opinião, apresentando-se ao lado de Zé Ketti e João do Vale. O filme registra o primeiro show da cantora no Rio, realizado na boate Cangaceiro, após sua consagração como intérprete da música Carcará. Intercaladas aos números musicais, documenta cenas do cotidiano da cantora e encontros com Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, Jards Macalé, entre outros.

Próximas Exibições:
Qui, 13 mai às 06:32h


22:20

Sonhos em Movimento

Documentário201090minAlemanhaLivre


De Rainer Hoffmann, Anne Linsel

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontkthof. Em vez dos bailarinos da sua famosa companhia, desta vez, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história destes jovens e a dança.

Próximas Exibições:
Ter, 27 jul às 22:20h