Plano de Aula

DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ATRAVÉS DA MÚSICA

O Piano que Conversa | Documentário | De Marcelo Machado | 2016 | 77 min | SP
11/02/2025
Ensino Médio
Linguagens, Sociologia, Ciências Humanas, História, Língua Portuguesa, Arte
Katia Montinelle
Acesse a ficha do filme



O plano de aula "Diálogos Interculturais Através da Música" tem como objetivo explorar a música como linguagem universal e sua capacidade de estabelecer diálogos interculturais. A partir da análise do documentário "O Piano que Conversa", os alunos irão refletir sobre como diferentes tradições musicais se influenciam e interagem, sem a necessidade de palavras. A proposta pedagógica busca destacar o papel da música na construção das identidades culturais e promover um olhar crítico sobre a diversidade artística global.


Durante as aulas, os estudantes serão incentivados a relacionar o filme com conceitos como patrimônio cultural, interculturalidade e identidade musical. Para isso, a atividade será dividida em dois momentos: primeiro, a introdução à temática e exibição de trechos do documentário; depois, um debate e produção de um mapa conceitual sobre as interações musicais observadas.



EM13LP17 - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.

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  • Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais, compreendendo-as como patrimônio da humanidade e reconhecendo-as como meios de expressão de sentimentos, pensamentos e valores.

  • Exercitar a empatia, o diálogo e a resolução de conflitos por meio do respeito à diversidade cultural e aos diferentes contextos musicais.

  • Compreender as diferentes linguagens artísticas e seus papeis na construção de saberes e na expressão da diversidade de modos de vida.



Competências:



 




  1. Competência 4: Compreender e usar diferentes linguagens. Utilizar e interpretar diversas formas de linguagem — verbal, visual, musical e digital — de maneira crítica e significativa, expressando e compartilhando informações, ideias e sentimentos.

  2. Competência 5: Conhecer, valorizar as manifestações culturais.  Reconhecer, apreciar e participar de diversas expressões artísticas e culturais, tanto locais quanto globais, compreendendo sua importância para a formação da identidade e o diálogo social.

  3. Desenvolver a habilidade de interpretar e avaliar a função da música como linguagem universal e sua conexão com diferentes culturas (Competência de Arte e Educação Musical).

  4. Analisar criticamente as formas como a música pode comunicar sem palavras, utilizando sons para expressar ideias e sentimentos (Competência de Linguagens).




  1. Motivação: (20 min)



O link do filme poderá ser disponibilizado na aula anterior, para que os alunos assistam em casa.



https://drive.google.com/file/d/1Q5kLIl4rE7hPpDZMSgHGHE7QnrDErypB/view?usp=sharing



Começar a aula com a leitura do texto: “O papel da música na formação cultural e identidade de diferentes grupos sociais”. https://www.sabra.org.br/site/identidade-grupos/



Discutir as ideias de : Expressão Cultural e Identidade, Música como Veículo de Tradição e História, Identidade Cultural e Resistência e Diversidade Musical e Intercâmbio Cultural.




  1. Exibição do filme: ( 30 min)



Assistir aos trechos selecionados do documentário "O Piano que Conversa".



Minutagem:



05:35 a 10:00 



14:57 a 21:15 



32:40 a 37:20 



41:35 a 46:30



46:45 a 51:55 



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Segunda Aula: A Música como Comunicação




  1. Debate Dirigido: ( 15 minutos)

    Os alunos serão incentivados a relacionar os temas abordados no filme com o texto, destacando a conexão entre música e identidade, a comunicação sem palavras e o diálogo entre culturas.



O debate deverá ser orientado sobre as interações entre as diferentes tradições musicais e a experiência sonora do filme. 



Perguntas norteadoras:




  1. Como a música é utilizada para comunicar em culturas tão diferentes?

  2. Quais tradições musicais e culturais ficaram mais evidentes para você?

  3. O que significa dizer que "a música é uma linguagem universal"?




  1. Atividade em Grupo (20 minutos):



Divisão em três grupos, cada um representando uma das culturas presentes no filme (Brasil, Bolívia, Coreia do Sul). Cada grupo deve analisar as formas de interação musical e os elementos culturais específicos de sua região. Em seguida, os grupos apresentarão suas conclusões para a turma em forma de Mapa Conceitual.



3. Produção Criativa: Mapa Conceitual  (15 minutos):



Os alunos irão criar mapas conceituais sobre os elementos que compõem a comunicação musical no filme. Isso os ajudará a organizar visualmente as relações entre a música e as interações culturais.



 





  • A avaliação será baseada na participação dos alunos nas atividades e reflexões:

    ? Engajamento no debate sobre poesia e música.

    ? Análise crítica dos elementos estéticos e estilísticos do documentário.

    ? Criatividade e originalidade na produção poética.

    ? Capacidade de expressão na apresentação final.



    Ao final da atividade, os alunos poderão refletir:



  • Como a experimentação poética pode ampliar as possibilidades da linguagem?

  • Como a performance e a oralidade influenciam a recepção do poema?

  • Como a arte pode ser um meio de expressão e transformação social?



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