Plano de Aula

OS OLHOS DE CECÍLIA

Os Olhos de Cecília
01/08/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Ensino Religioso, História
Mylene Oliveira - Tamanduá EDU



Caro professor, o vídeo Os olhos de Cecília pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


Cecília é uma menina estudiosa que deseja voltar à escola, mas sua mãe não queria que ela frequentasse esse ambiente por causa do que acontecia: a garota sofria bullying por ser cega de um olho. O vídeo mostra a vontade que Cecília tem de estudar apesar das dificuldades, e o dia a dia dela e da sua família.


Esse curta-metragem é importante para discutir sobre bullying, autoaceitação, identidade, respeito, violência doméstica, o papel da família na formação da criança e outras temáticas.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


História 


2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.


(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.


Ensino Religioso


3. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.


(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.


(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.


(EF09ER06) Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.


ENSINO MÉDIO


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.


 



EF01HI04 - Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
EF01ER03 - Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
EF02ER01 - Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
EF09ER06 - Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)