Prezado (a) professor (a), o documentário intitulado “Da Vinci” possui uma abordagem distinta em comparação a certos documentários mais expositivos, uma vez que o objetivo dele é propiciar ao seu observador a sensação de encontrar-se em meio a uma roda de discussões a respeito das obras de Leonardo da Vinci, onde a cada nova informação passada aos debatedores determina em qual lado eles se encontram, sendo que a verdade nestes casos não é única nem absoluta. Logo, este documentário é importantíssimo para exemplificar aos alunos como organizar debates, expor opiniões e aceitar as dos outros com respeito e cordialidade, além de acentuar que nem sempre um debate finaliza e conclui uma verdade sobre o assunto e que, portanto, analisar os fatos e ter visão crítica sobre eles de modo a construir uma opinião própria é fundamental para cada um dos participantes.
Este documentário consiste na reunião de alguns especialistas e entusiastas das obras de Leonardo, para que analisem minuciosamente algumas de suas obras expostas, parte delas contendo os maiores mistérios e segredos do autor. Com isso, diversas opiniões e suposições são colocadas aos demais, resultando em um debate construtivo acerca das obras, além de apresentar a eles certas informações até então inéditas sobre determinadas pinturas.
Portanto, esta é uma obra relacionada às áreas de Arte e História nos Anos Finais do Ensino Fundamental e as áreas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. Serão apresentados agora exemplos e sugestões de como podem ser explorados em sala de aula alguns enfoques deste documentário, interligados às áreas do conhecimento citadas.
Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, recomenda-se que o(a) professor(a) sugira aos alunos atividades que explorem quaisquer um dos dois seguintes viés: o primeiro deles consistindo em um direcionamento à autonomia e criticidade em relação à arte, ou seja, propor aos alunos atividades que incluam a análise de obras, fazendo com que eles apontem quais os elementos presentes nelas, quais deles se destacam, quais deles se repetem em diversas obras e quando houver, trazer a eles segredos e simbologias de certos elementos, de modo que eles possam adquirir aos poucos a capacidade de análise crítica e de expor suas opiniões. Além disso, pode-se explorar atividades de autonomia artística, onde uma proposta é feita para que desenvolvam suas obras da forma que imaginam e o mais importante, falem posteriormente as ideias que pretendiam transmitir com essas criações. Já o segundo viés remete-se à história das artes, uma vez que é possível observar a representação de diversos conceitos e ícones religiosos nas obras de Leonardo, levando a investigação do porquê na época isso era tão comum.
Para o Ensino Médio, um dos encaminhamentos sugeridos seria na elaboração de debates acerca de assuntos sobre a escolha do(a) professor(a). Nesse caso, o foco do documentário são os debates dos especialistas sobre diversos aspectos das obras de Leonardo e como pode-se construir um ambiente de discordância de ideias sem nenhuma polarização ou desrespeito ao outro. Para isso, poderia disponibilizar a dois grupos de alunos, por exemplo, materiais textuais que trouxessem pontos distintos sobre um determinado assunto, fazendo com que eles tivessem que pesquisar mais a respeito, de modo a defender aquele ponto de vista, concordando a priori ou não, desenvolvendo suas capacidades de pesquisa e posteriormente de construção e exposição de ideias através de um debate em grupos.
Outro encaminhamento seria relacionado à procura de significados mais subjetivos das obras de Leonardo. Um exemplo a ser explorado é a obra “Virgem das Rochas” que possui uma interpretação sugerindo a infelicidade e de certa forma a tentativa de Maria negar o sacrifício futuro de seu filho Jesus. Nesse caso, os alunos teriam que desenvolver todo um estudo em torno dessas obras e se possível, procurar desenvolver em conjunto uma obra própria onde possam atribuir algum significado “oculto”, cuja interpretação dos observadores possa ser diversa.
Por fim, uma outra sugestão de como utilizar o documentário no contexto escolar seria na elaboração de obras de arte em grupos, em que o foco do documentário seria as diversas obras cujos autores trabalharam em conjunto para concebê-las e é possível supor, graças a algumas características desses autores, quais suas contribuições em cada uma. Neste aspecto, os alunos, separados em grupos, teriam um “mestre” encarregado de orientar seus demais colegas de grupo na construção da obra. Todos os mestres dos grupos terão uma obra de Leonardo (podendo-se trocar por outro autor) e deverão eleger alguns pontos da obra (paisagem, elementos de cenário, pessoas, feições, vestimentas etc.) e encarregar cada um de seus colegas de grupo a função de pintar alguma dessas partes.
Por fim, de costas para seu grupo (que não deve ter conhecimento da obra), ele deve conduzir por meio de descrições como aquele colega deve pintar determinado elemento da obra, de modo a, no final, ter a contribuição de todos em uma espécie de releitura às cegas. Assim, os alunos terão desenvolvido de forma autônoma uma obra em conjunto, onde aprenderão a confiar em seus companheiros para elaboração de um trabalho em equipe, além de poder explorar características próprias de criação e interpretação de elementos de uma pintura.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Finais
Arte
Competências:
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
Habilidades:
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
História
Competências:
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito
Habilidades:
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Ensino Médio
Linguagens e suas Tecnologias
Competências:
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Habilidades:
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
Habilidades:
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.