Trabalhar com o documentário ''Inconveniências Históricas - Escravidão'' permite ao aluno lidar com diversas linguagens como a audiovisual e a iconográfica, que podem ser usados não para complementar, mas para atingir o aprendizado crítico do aluno sobre as questões da escravidão indígena, africana e negra no Brasil.
O filme promove a mostra de uma variedade de imagens, que possibilita discutir as condições de vida e de trabalho dos escravizados no Brasil , desenvolver as habilidades de refletir sobre práticas de resistência e como as mesmas contribuíram/contribuem para a emancipação dos escravizados indígenas e africanos negros. Promove também a capacidade de dar novos significados de valor cultural diante das fontes apresentadas: imagens, vídeos, textos, etc.
Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as competências e habilidades de História e Geografia que constam na BNCC.
Como as habilidades deverão ser desenvolvidas ao longo de todo o ano e nos subsequentes, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas e anos posteriores.
Materiais necessários: Computador, projetor ou televisão para exibição do filme, caixa de som, papel e caneta.
Sugestões de atividades pedagógicas 1 e 2.
ATIVIDADE 1: Uma das atividades que pode fazer parte do plano de aula é a Leitura de Imagens:
Imagem 1: 2min32s
Imagem 2: 3min08s
Imagem 3: 4min37s /6min34s
Imagem 4: 8min15s/11min14s/11min34s
Imagem 5: 8min41s/9min45s/ 11min15s
Imagem 6: 13min15s/14min06s/14min40s
Fazer as imagens falar:
- Quem está preso?
- Quem açoita e quem é açoitado?
- Onde estão?
- O que mais aparece na imagem?
- Quem são as pessoas presentes na imagem?
- Há expressão de resistência?
- Quem lucrava com a escravidão dos africanos?
- É possível identificar o ponto de vista do artista?
- O que pensava?
- O que queria retratar?
- Qual a forma como via e entendia aquela cena ou período retratado em sua obra?
- Qual a intenção de caricaturar pessoas negras?
Socialização das observações realizadas (oral ou escrita) e discussão sobre os pontos que aparecem fragilizados. O professor deverá complementar o que achar necessário.
ATIVIDADE 2: Outra atividade é abrir uma situação de pesquisa em grupos. Desta vez, cada grupo irá pesquisar algo diferente do outro. A ideia é que cada um fique responsável por pesquisar, produzir e apresentar um determinado tema presente no filme.
Dentre os possíveis temas, os alunos podem abordar:
- Mito romântico da convivência pacífica entre as três raças.
- Estratégias da escravização de indígenas e as leis que legitimaram a escravidão.
- As bandeiras de preação e a devastação da população indígena.
- A substituição da mão de obra indígena pela mão de obra africana.
- O envolvimento e interesses das elites coloniais e portuguesas nos negócios do tráfico.
- O processo de racialização.
- O combate e a manutenção da escravidão no século XIX.
- Como a ciência substituiu o discurso religioso, construiu o conceito de raça e hierarquizou a sociedade.
- A manutenção da escravidão fundamentada na defesa da propriedade privada.
- O mito das três raças e da democracia racial.
- A comprensão da escravidão sob o ponto de vista institucional, como forma de entender as permanências, o legado e as heranças que compõe o quadro de desigualdades no Brasil de hoje.
Classificação pedagógica:
Ensino Fundamental II
Área do Conhecimento : Ciências Humanas
Disciplinas: História e Geografia
Habilidades:
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Ensino Médio
Área do Conhecimento : Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Disciplinas: História e Geografia
Habilidade:
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.