Caro professor, o episódio David Grossman faz parte da série “Ideias para o mundo” e pode ser trabalhado com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). David Grossman é um escritor israelense e aborda assuntos como judaísmo, luta pela paz e literatura, temas pertinentes para serem discutidos com os estudantes.
O entrevistado conta um pouco da sua trajetória de vida e disse que, ainda pequeno, leu obras do intelectual Sholem Aleichem e ficou fascinado com as histórias, o que foi uma influência para que ele desenvolvesse o gosto pela escrita. David Grossman também abordou no documentário as suas particularidades com relação à escrita e como acontece o processo de criação de um personagem, pois ele precisa conhecê-lo profundamente, o que é um grande diferencial em suas produções.
Esse vídeo pode ser assistido pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva sobre o documentário, além de outras atividades que abordam as temáticas discutidas, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.
A partir do vídeo, é possível discutir temas como:
- Judaísmo;
- Conflitos no Oriente Médio;
- Combate à violência e luta pela paz;
- Literatura e linguagem.
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências Humanas
6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
Ensino Religioso
5. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
(EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
ENSINO MÉDIO
Linguagens e suas tecnologias
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.