Plano de Aula

AGENDA 2020

Agenda 2030
23/10/2021
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ciências
Larissa Fonte - Tamanduá EDU



Prezado (a) professor (a), o documentário “Agenda 2030” é um dos episódios da série “Cidades Possíveis” e aborda conceitos relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável, sobretudo nas zonas urbanas. 


Esse episódio conta um pouco sobre a criação da agenda 2030, um plano de ação originado em setembro de 2015, em Nova York, onde líderes dos 193 Estados membros da ONU se reuniram e comprometeram-se a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até o ano de 2030.


O filme aborda temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. Você pode introduzir o assunto com um momento de diálogo com os alunos, explicando tais conceitos. O vídeo pode ser transmitido para a turma ou pode pedir para que assistam ao documentário antes da aula, como uma estratégia de sala de aula invertida. Na sequência, podem-se propor pesquisas a respeito dos objetivos de desenvolvimento sustentável, bem como empresas que atuam de maneira sustentável. 


Incentive a autonomia e a participação dos alunos com o intuito de viabilizar a construção de uma aprendizagem significativa. Finalmente, peça aos alunos que discutam em grupos, maneiras de se cumprirem os objetivos de desenvolvimento sustentável. Você pode propor a criação de mapas mentais, cartazes e/ou folders para exporem suas ideias.



EF08CI05 - Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
EM13CNT206 - Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

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