Plano de Aula

OFICINA DE BONECAS

Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil...
18/11/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa
Joao Worcman



Na televisão, nas revistas, na internet, somos bombardeados com imagens que transmitem quais os padrões de beleza aceitáveis atualmente. Muitas vezes são de mulheres brancas, magérrimas e de cabelos lisos. Esses padrões são refletidos também nos brinquedos fabricados para as crianças, bonecas como Barbie, brancas e loiras estão entre as campeãs de vendas, raramente encontramos bonecas que reproduzem a diversidade da beleza. Esse curta-metragem nos faz refletir sobre os padrões socialmente impostos e o sofrimento daqueles que não se enquadram nos mesmos.


EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF05GE02 - Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
EF01ER01 - Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

brasil

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


-Refletir sobre discriminação.


-Repensar os modelos e padrões de beleza.


-Trabalhar a autoestima das crianças, tanto meninas como meninos.


- Produzir bonecas de pano.



1° momento:


Antes de exibir para a turma o curta "Imagine uma menina com cabelos de Brasil" faça um amigo secreto com os alunos. Cada aluno vai tirar o nome de um colega da classe. Solicite que cada um faça um desenho do colega que foi sorteado por ele e que escreva algumas características físicas do mesmo.
Depois desse momento, cada um irá mostrar o desenho e falar sobre as características que escolheu para descrever o colega e a turma terá que adivinhar quem é. Isso se repetirá até que todos os alunos tenham mostrado o desenho.
Nesse momento professor, fique atento para demonstrações de preconceito e de discriminação. Intervenha mostrando quantas diferenças existem entre as pessoas e como elas devem ser respeitadas e valorizadas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.

2° momento:


Assista ao curta com os alunos e depois faça uma roda de conversa a respeito do que eles acharam do vídeo. Como eles acharam que as meninas que apareceram no curta estavam se sentindo com a discriminação das colegas.
Aproveite a roda de conversa para discutir com eles sobre os padrões de beleza impostos nas capas de revista, novelas e internet. Procure mostrar modelos, e imagens de pessoas que são contrárias a esses padrões e mostre como elas podem ser igualmente belas.
Registre os depoimentos dos alunos para serem usados posteriormente.



3° momento:


Mostre imagens de bonecas que refletem o padrão de beleza imposto pela sociedade e questione o que os alunos acham sobre a grande maioria das bonecas que são vendidas nas lojas de brinquedos serem brancas, loiras e de cabelos lisos.
Realize com os alunos uma oficina de criação de bonecos que são contra os estereótipos de beleza impostos socialmente.
Disponibilize retalhos de pano e novelos de lã de diferentes cores e texturas, enchimento de almofada, botões, agulhas grossas, cola, etc.
Marque uma exposição na escola com os bonecos criados e com os depoimentos que foram registrados durante o momento do debate com os alunos, convide toda a comunidade escolar para visitar a exposição e refletir sobre o tema.
Depois da exposição, doe os bonecos para a brinquedoteca da escola, para que os alunos de várias turmas possam brincar com os mesmos.


Links interessantes:


Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)