Centro Georges Pompidou
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O design vencedor de Richard Rogers e Renzo Piano para o Centro Pompidou parece com o lado de fora de uma estrutura Meccano, e apresenta um forte contraste com a arquitetura de Paris ao redor. O projeto arquitetônico, de acordo com as regras da competição, deveria cumprir os critérios de interdisciplinaridade, liberdade de movimento e fluxo e acesso aberto para as áreas de exibição. Os vencedores foram dois jovens arquitetos: o italiano Renzo Piano e o inglês Richard Rogers, que propuseram uma arquitetura livre de restrições e com o espírito dos anos 60. A estrutura de apoio e os sistemas de movimento e fluxo, como as escadas, foram destinados ao lado externo do edifício, liberando o espaço interior para museu e áreas de atividade. Desenhados para a fachada externa oeste do prédio e compondo o visual da estrutura, os dutos técnicos ganharam quatro cores: azul para o ar, verde para fluidos, amarelo para cabos elétricos e vermelho para movimento e fluxo. A natureza transparente da fachada principal oeste possibilita um acesso visual do lado de fora, o que permite que as pessoas possam ver, da praça - uma vasta esplanada que os arquitetos conceberam como uma zona de continuidade ligando cidade e Centro - o que se passa dentro da construção.

Empresa(s) produtora(s): ARTE France, Les Films d´ici, Les Films d'ici

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Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio

Área de Ensino: Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Arte


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26 min
2007
França
AL

Séries: Arquiteturas | 11 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Richard Copans

Sinopse: O design vencedor de Richard Rogers e Renzo Piano para o Centro Pompidou parece com o lado de fora de uma estrutura Meccano, e apresenta um forte contraste com a arquitetura de Paris ao redor. O projeto arquitetônico, de acordo com as regras da competição, deveria cumprir os critérios de interdisciplinaridade, liberdade de movimento e fluxo e acesso aberto para as áreas de exibição. Os vencedores foram dois jovens arquitetos: o italiano Renzo Piano e o inglês Richard Rogers, que propuseram uma arquitetura livre de restrições e com o espírito dos anos 60. A estrutura de apoio e os sistemas de movimento e fluxo, como as escadas, foram destinados ao lado externo do edifício, liberando o espaço interior para museu e áreas de atividade. Desenhados para a fachada externa oeste do prédio e compondo o visual da estrutura, os dutos técnicos ganharam quatro cores: azul para o ar, verde para fluidos, amarelo para cabos elétricos e vermelho para movimento e fluxo. A natureza transparente da fachada principal oeste possibilita um acesso visual do lado de fora, o que permite que as pessoas possam ver, da praça - uma vasta esplanada que os arquitetos conceberam como uma zona de continuidade ligando cidade e Centro - o que se passa dentro da construção.

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