11 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

As realizações mais notáveis ??da arquitetura moderna, a partir dos trabalhos que anunciaram o nascimento do estilo moderno no final do século XIX até os mais recentes projetos de renomados arquitetos.

Compartilhar
Trecho disponível
Centro Georges Pompidou
Sinopse: O design vencedor de Richard Rogers e Renzo Piano para o Centro Pompidou parece com o lado de fora de uma estrutura Meccano, e apresenta um forte contraste com a arquitetura de Paris ao redor. O projeto arquitetônico, de acordo com as regras da competição, deveria cumprir os critérios de interdisciplinaridade, liberdade de movimento e fluxo e acesso aberto para as áreas de exibição. Os vencedores foram dois jovens arquitetos: o italiano Renzo Piano e o inglês Richard Rogers, que propuseram uma arquitetura livre de restrições e com o espírito dos anos 60. A estrutura de apoio e os sistemas de movimento e fluxo, como as escadas, foram destinados ao lado externo do edifício, liberando o espaço interior para museu e áreas de atividade. Desenhados para a fachada externa oeste do prédio e compondo o visual da estrutura, os dutos técnicos ganharam quatro cores: azul para o ar, verde para fluidos, amarelo para cabos elétricos e vermelho para movimento e fluxo. A natureza transparente da fachada principal oeste possibilita um acesso visual do lado de fora, o que permite que as pessoas possam ver, da praça - uma vasta esplanada que os arquitetos conceberam como uma zona de continuidade ligando cidade e Centro - o que se passa dentro da construção.
Trecho disponível
A Escola Bauhaus de Dassau
Sinopse: Construída em 1926, a Bauhaus de Dessau permanece como a construção mais importante de Walter Gropius - e um dos exemplos mais famosos da arquitetura do século vinte.
Trecho disponível
Ópera de Garnier
Sinopse: A suntuosa Ópera de Paris, de Charles Garnier, é uma das joias da arquitetura do século XIX. Desde o momento de sua inauguração, o público ficou maravilhado com a rica variedade dos materiais usados em sua construção e decoração.
Trecho disponível
Museu Judaico de Berlim
Sinopse: O Museu Judeu de Berlim, de Daniel Libeskind, questiona onde começa e termina a arquitetura, e se é possível construir em lugares onde tudo foi destruído, sem ocultar os traços do que não existe mais.
Trecho disponível
Casa Milá de Antonio Gaudí
Sinopse: Casa Mila, em Barcelona, mais conhecida como "La Pedrera", é um prédio de apartamentos construído entre 1906 e 1909 por Antonio Gaudi, e é um dos seus trabalhos mais incomuns.
Trecho disponível
Museu Guggenheim Bilbao
Sinopse: Em 1997, a Fundação Guggenheim inaugurou um novo museu construído por Franck O' Gehry. Já conhecido por criar formas estranhas e desconexas, Franck O' Gehry desenhou em Bilbao um prédio proporcional à sua ambição: uma escultura monumental, caótica e abstrata.
Trecho disponível
Satolas - Um Monumento ao interior
Sinopse: Na estação TGV, construída por Santiago Calatrava no aeroporto Lyon-Satolas, no meio do nada, os trens de alta velocidade viajam por uma incrível estrutura de aço em uma velocidade acima de 300 quilômetros por hora.
Trecho disponível
Palácio de Recepções e Congressos em Roma
Sinopse: Adalberto Libera foi um dos arquitetos mais importantes do século XX, e também um dos mais emblemáticos. Ele foi o pioneiro da arquitetura moderna e um forte fascista. Era, ao mesmo tempo, inovador e arquiteto do regime. Diferente dos nazistas, Mussolini fez uma aliança com o movimento moderno, que se tornou, para a arquitura, o estilo oficial do fascismo. Em 1937, o regime lançou um dos seus projetos mais ambiciosos - o E42. A ideia era criar, para a Exposição Universal de 1942, uma cidade monumental incorporando a nova Roma Imperial. Libera ganhou a competição para um dos edifícios mais importantes do grupo: o prédio da Recepção e do Congresso. Era mais do que uma construção monumental. Era "uma basilica e um templo", "um panteão de concreto reforçado", um manifesto racionalista encontrado em simples formas geométricas - paralelepípedos e cubos. Lançado com grande pompa e circunstância em 1938, inicialmente o trabalho teve um grande progresso e a estrutura foi finalizada no final de 1939. Mas quando a Itália entrou na Guerra ao lado da Alemanha nazista, esse andamento sofreu um choque. O ritmo de trabalho se tornou lento e foi completamente abandonado em 1944, após o bombardeio aliado. O E42 permaneu como uma cidade fantasma e um terreno baldio até 1950, quando os democratas cristãos italianos retomaram os trabalhos no local. A obra foi finalizada e inaugurada somente em 1952. Analisando a construção como ela é hoje, mas também com base em diversos arquivos da Itália fascista, esse filme explora a aliança paradoxal entre um movimento de vanguarda formal e uma ideologia totalitária. Em um nível mais geral, também explora a ligação entre arquitetura e poder.
Trecho disponível
O familistério de Guise
Sinopse: Jean-Baptiste André Godin colocou em prática as ideias de Charles Fourier sobre vivência comunitária, construindo uma habitação coletiva suntuosa para os trabalhadores de sua fábrica.
Trecho disponível
A casa de vidro
Sinopse: De 1928 a 1932, o decorador Pierre Chareau construiu em Paris uma casa de vanguard, feita de aço em vidro. É uma máquina para se viver, poética e lúdica, cheia de surpresas e choques de inspiração - uma obra tão rítmica quanto inclassificável.

Páginas: 1 2