Terça-feira, 2 de Julho de 2019


00:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Teresa Cristina

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música entrou na minha vida em três etapas. Na minha infância, com a minha mãe cantando Roberto Carlos lavando roupa no tanque. Depois, um pouco mais velha, nos encontros de família ouvindo samba, mpb, e, depois, curtindo música americana nos bailes". Assim Teresa Cristina abre seu programa e emenda com a interpretação de "Minha História", de Chico Buarque. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustrando o papo com versões belíssimas de "Travessia", famosa na voz do Milton Nascimento, "Qui Nem Jiló" e "Acontece", de Cartola. Merece destaque também Teresa contando sobre seu início quando só cantava de olhos fechados e era criticada por isso. Seu cantar de olhos fechados foi tão marcante que serviu de inspiração para "Cantar", música composta por Teresa.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 14:00h
Qua, 3 jul às 08:00h
Sáb, 6 jul às 18:00h


00:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1? - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 14:30h
Qua, 3 jul às 08:30h
Dom, 7 jul às 15:35h


01:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 15:00h
Qua, 3 jul às 09:00h
Dom, 7 jul às 18:00h


01:30

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 15:30h
Qua, 3 jul às 09:30h
Sáb, 6 jul às 22:15h


03:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 17:00h
Qua, 3 jul às 11:00h
Qua, 7 ago às 20:40h


03:20

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 17:20h
Qua, 3 jul às 11:20h
Sáb, 6 jul às 21:45h


04:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 12:00h
Qua, 3 jul às 06:00h
Dom, 7 jul às 08:10h


04:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Jules e Jim - Uma Mulher para Dois

Documentário201352minFrança12 anos


De Thierry Tripod

François Truffaut dirigiu "Jules e Jim" em 1961. O filme nasceu da incrível descoberta de um romance autobiográfico escrito por Henri-Pierre Roché e do amor à primeira vista pela atriz Jeanne Moreau, sem a qual o filme nunca teria sido feito. Sua grande cumplicidade permitiu que Truffaut e Jeanne transformassem a história em um triângulo amoroso. Através do papel de uma mulher livre que vive ao ritmo de seus desejos e que é retratada como motor da modernidade cultural, Truffaut antecipa os anos 60. Jules é alemão, Jim é francês: sua amizade cinematográfica é contemporânea ao reacender das alianças políticas franco-alemãs. François Truffaut, o homem que amava as mulheres, idealizou a invenção de um "triângulo amoroso puro". Sua mãe, um espírito livre, viu "Os Incompreendidos" como uma acusação. Com "jules e Jim" ele admite que quis mostrar que a compreendeu.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 12:40h
Qua, 3 jul às 06:40h
Sáb, 6 jul às 04:00h


05:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Paulo Lins indica o livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves

Documentário20172minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Escritor e roteirista, Paulo Lins é autor do livro “Cidade de Deus”, que deu origem ao filme homônimo que se tornou um sucesso internacional. Ele fala neste episódio sobre seu livro de cabeceira, “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves.

Próximas Exibições:
Ter, 2 jul às 13:50h
Qua, 3 jul às 07:50h


06:00

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Episódio Engenharia

Documentário201745minBrasilLivre


De Ricardo Azoury

Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura, eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva. Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira.


07:00

1935, O Assalto ao Poder - Parte 2

Documentário200350minBrasilLivreSP


De Eduardo Escorel, Claudio Kahns

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.


08:00

Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana - Episódio Terra de liberdade

Documentário201852minBrasilLivre


De José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos, Carlos Nobre

No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão é natural e abençoada pela Igreja. Escapam dos castigos que violentam sua condição humana. Irão construir o maior baluarte de liberdade da nossa história.


09:05

Intervalo Clandestino

Documentário200697minBrasilLivreMG


De Eryk Rocha

Documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. O filme é uma interrogação sobre o futuro diante da revelação de projetos, desejos e frustrações que se entrecruzam no complexo imaginário do brasileiro do século XXI.


11:00

Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio Minha Vida na Alemanha de Hitler - Episódio 2

Documentário201852minFrança16 anos


De Jérôme Prieur

O Terceiro Reich foi proclamado em 21 de março de 1933. Da transformação do NSDAP em um partido único para a queima de livros de 10 de maio de 1933; da Noite das Facas Longas, em 30 de junho de 1934, à proclamação de Hitler como Führer: como a vida mudou após a ascensão de Hitler ao poder? Nós revisamos as leis de Nuremberg, o restabelecimento do serviço militar, a Kristallnacht (9-10 de novembro de 1938) e suas consequências: 30.000 homens judeus foram presos e deportados para campos de concentração enquanto dezenas de milhares de judeus foram forçados ao exílio .

Próximas Exibições:
Sex, 16 ago às 21:10h


12:00

Grandes Mitos Gregos - Episódio Édipo - Decifrador de Enigmas

Documentário201526minFrançaLivre


De François Busnel

Quando Édipo atingiu a idade adulta, conheceu um homem em uma carruagem, que o ameaçou. Édipo o matou. Ele foi, então, para Tebas, e se preparou para enfrentar a Esfinge, já que ouvira que quem conseguisse derrotar o terrível animal que ameaçava a cidade poderia se casar com a rainha Jocasta, viúva, e tornar-se rei de Tebas.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 06:00h
Dom, 7 jul às 08:10h


12:40

Filmes que Marcaram Época - Episódio Jules e Jim - Uma Mulher para Dois

Documentário201352minFrança12 anos


De Thierry Tripod

François Truffaut dirigiu "Jules e Jim" em 1961. O filme nasceu da incrível descoberta de um romance autobiográfico escrito por Henri-Pierre Roché e do amor à primeira vista pela atriz Jeanne Moreau, sem a qual o filme nunca teria sido feito. Sua grande cumplicidade permitiu que Truffaut e Jeanne transformassem a história em um triângulo amoroso. Através do papel de uma mulher livre que vive ao ritmo de seus desejos e que é retratada como motor da modernidade cultural, Truffaut antecipa os anos 60. Jules é alemão, Jim é francês: sua amizade cinematográfica é contemporânea ao reacender das alianças políticas franco-alemãs. François Truffaut, o homem que amava as mulheres, idealizou a invenção de um "triângulo amoroso puro". Sua mãe, um espírito livre, viu "Os Incompreendidos" como uma acusação. Com "jules e Jim" ele admite que quis mostrar que a compreendeu.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 06:40h
Sáb, 6 jul às 04:00h


13:50

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio Paulo Lins indica o livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves

Documentário20172minBrasilLivre


De Eduardo Barros

Escritor e roteirista, Paulo Lins é autor do livro “Cidade de Deus”, que deu origem ao filme homônimo que se tornou um sucesso internacional. Ele fala neste episódio sobre seu livro de cabeceira, “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 07:50h


14:00

As Canções da Minha Vida - Episódio Teresa Cristina

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

"A música entrou na minha vida em três etapas. Na minha infância, com a minha mãe cantando Roberto Carlos lavando roupa no tanque. Depois, um pouco mais velha, nos encontros de família ouvindo samba, mpb, e, depois, curtindo música americana nos bailes". Assim Teresa Cristina abre seu programa e emenda com a interpretação de "Minha História", de Chico Buarque. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustrando o papo com versões belíssimas de "Travessia", famosa na voz do Milton Nascimento, "Qui Nem Jiló" e "Acontece", de Cartola. Merece destaque também Teresa contando sobre seu início quando só cantava de olhos fechados e era criticada por isso. Seu cantar de olhos fechados foi tão marcante que serviu de inspiração para "Cantar", música composta por Teresa.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 08:00h
Sáb, 6 jul às 18:00h


14:30

O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular - Temporada 1? - Episódio Mestrinho e Olivinho

Documentário201125minBrasilLivreSP


De Sergio Roizenblit

Mestrinho e Olivinho representam a nova safra de grandes sanfoneiros do país. Entre outros aspectos, têm em comum o fato de serem discipulos de Dominguinhos. Em gravação para a série O Milagre de Santa Luzia feita no Canto da Ema, importante casa de forró de São Paulo, o mestre bateu papo e tocou sanfona com os dois. Na conversa, surgiram lembranças do passado e histórias do presente, e foram traçados paralelos entre a época em que Dominguinhos começou e os dias de hoje. Mestrinho, como o ídolo, veio do Nordeste, mais precisamente de Sergipe, e teve dificuldade para se adaptar, mas hoje não quer sair de São Paulo, pois há muitas opções de trabalhos e parcerias na cidade. Olivinho nasceu em Garanhuns, terra de Dominguinhos, mas ainda muito criança mudou-se para São Paulo e estabeleceu-se no ABC paulista. Ambos já são nomes recorrentes na cidade e tocam com músicos de ponta.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 08:30h
Dom, 7 jul às 15:35h


15:00

Cale-se - Episódio Um Grito Pela Liberdade

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

No período entre o fim do regime militar, em 1985, e a promulgação da Constituição, em 1988, a expressão artística ainda não gozava de plena liberdade. O último episódio da série segue revelando os impactos da censura na produção musical logo após o fim do regime militar. O jornalista e escritor Ricardo Alexandre explica que os primeiros anos da década de 1980 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país. Ricardo Alexandre ressalta que, mesmo depois da declarada abertura política, o rock não esteve imune ao olhar atento dos censores, mas que as proibições acabavam por aguçar a curiosidade dos jovens e aumentavam as vendas.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 09:00h
Dom, 7 jul às 18:00h


15:30

Alceu - Na embolada do tempo

Documentário201986minBrasilLivreRJ


De Paola Vieira Com Alceu Valença

O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 09:30h
Sáb, 6 jul às 22:15h


17:00

Nelson Cavaquinho

Documentário196914minBrasilLivreRJ


De Leon Hirszman Com Nelson Cavaquinho

O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 11:00h
Qua, 7 ago às 20:40h


17:20

Os Ímpares - Episódio Itamar - Alice Caymmi e Anelis

Documentário201727minBrasilLivre


De Henrique Alqualo, Isis Mello

A filha de Itamar Assumpção, Anelis Assumpção, foi a artista escolhida para fazer sua versão de "Fico Louco", do álbum "Beleléu Leléu Eu". Alice Caymmi também é convidada do programa e faz sua versão de Nega Música. Paulo Barnabé e Suzana Salles contam detalhes da personalidade do artista e da gravação do disco.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 11:20h
Sáb, 6 jul às 21:45h


18:00

Retornados - Episódio Mundos de Pano e Pedra

Documentário201730minBrasilLivre


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

Neste episódio conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 04:00h
Qui, 4 jul às 06:00h
Dom, 7 jul às 04:20h


18:40

Latitude, Longitude - Episódio Vitória e as riquezas extraídas do mangue

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

A capital do Espírito Santo nem sempre foi chamada de Vitória. Era conhecida pelos índios Goitacazes como Ilha do Mel, referência ao cheiro exalado pelas flores do manguezal. Essa curiosidade levou o Latitude, Longitude a investigar a importância do mangue para a formação da identidade capixaba. Em um mergulho na história, na economia e na cultura do lugar, é possível perceber que, apesar de esse ecossistema se estender do Oiapoque, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, há frutos que só Vitória conseguiu extrair dali. O episódio fala sobre preservação, mostra o passo a passo do processo de fabricação das famosas panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras, vê de perto o trabalho de pescadores da Ilha das Caieiras e acompanha o percurso do pescado até chegar à mesa em uma deliciosa receita típica da cidade, a torta capixaba.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 04:40h
Qui, 4 jul às 06:40h
Sáb, 6 jul às 07:30h


19:20

Entrenós - 2ª Temporada - Episódio CIA Dançurbana

Documentário201826minBrasilLivre


De Pablo Polo, Dea Ferraz

Dança que nasce nas ruas, parques e periferias de Campo Grande, MS. Movimento que ultrapassa limites territoriais para dialogar com o país. Corpos que misturam as danças urbanas com as danças contemporâneas. Rede, teia, conexão, coletivo, família. Essas são algumas palavras que definem a Cia Dançurbana.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 05:20h
Qui, 4 jul às 07:20h
Sáb, 6 jul às 05:30h


20:00

Arquitetos - Episódio Figueroa

Documentário201626minBrasilLivreSP


De Herbert Henning

Mario Figueroa é um arquiteto que tem uma produção característica de uma situação de deslocamento cultural e espacial. Ele nasceu no Chile mas veio criança para o Brasil. Possui um repertório de arquiteto brasileiro paulista mas tem uma herança chilena que também é fundamental e que se mostra importante quando projeta o Museu da Memória, em Santiago. Essa combinação é muito interessante e clara nos projetos que ele faz. Ao mesmo tempo ele traz uma bagagem fortemente plástica, isto é, a ideia da subjetividade como determinante na criação do projeto. Figueroa combina esse certo tecnicismo brutalista brasileiro com uma valorização poética do traço, da subjetividade, que se expressa na questão autoral do desenho.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 00:00h
Qui, 4 jul às 08:00h
Dom, 7 jul às 15:00h


20:40

Caçadores da Alma - Episódio O Clique da Viagem

Documentário201728minBrasilLivre


De Silvio Tendler Com Renan Cepeda, Fouad Elkhoury, Cris Bierrenbach, Luciana Whitaker, Suzanna Tierle

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 00:40h
Qui, 4 jul às 08:40h
Sáb, 6 jul às 19:10h


21:25

Guarnieri

Documentário201771minBrasil12 anosSP


De Francisco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem síntese do artista engajado. Figura pública excepcional, em relação a seus dois filhos mais velhos, sua figura paterna estava mais para ausente. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a esfera da família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme pretende refletir sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 01:25h
Qui, 4 jul às 09:25h
Sáb, 6 jul às 10:40h


23:00

Ensaios Contemporâneos - Episódio Grupo Primeiro Ato

Documentário201852minBrasil12 anos


De Eduardo Hunter Moura

A busca por uma dança coletiva, onde todos os envolvidos pudessem colaborar em diferentes etapas da preparação do espetáculo, em uma verdadeira criação colaborativa. Isso foi o que levou Suely Machado e mais quatro amigas a fundarem o Grupo Primeiro Ato em 1982. De lá para cá, muita coisa mudou, e hoje apenas Suely permanece à frente da companhia. Mas a ideia de desenvolver criações colaborativas se manteve. Além das trocas frequentes com os bailarinos do grupo, por vezes Suely convida artistas de fora para trabalharem juntos. O Grupo Primeiro Ato, além da companhia de dança, mantém ainda uma escola de dança para todas as idades, desde crianças até adultos. Neste episódio, espetáculos marcantes, parcerias criativas e algumas das motivações que mantêm de pé há mais de 35 anos o trabalho da companhia são relembrados.

Próximas Exibições:
Qua, 3 jul às 03:00h
Qui, 4 jul às 11:00h
Sáb, 6 jul às 20:45h