Domingo, 26 de Maio de 2019


00:00

A História do Cinema: Uma Odisseia - Episódio 1967 a 1969

Documentário201160minInglaterraLivre


De Mark Cousins

O novo cinema americano.

Próximas Exibições:
Qua, 1 jan às 20:50h


01:10

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família

Documentário198330minBrasil12 anosRJ


De Suzana de Moraes Com Caetano Veloso, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, Antônio Carlos Jobim, Ferreira Goulart

Neste documentário, em versão cuidadosamente restaurada, Suzana de Moraes retrata o pai, Vinicius, na intimidade. Distante de um possível retrato oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, o filme mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflete também na linguagem despojada da obra. Sem dúvida, esse perfil afetivo, cotidiano e bem-humorado só foi possível porque a equipe de filmagem era formada por pessoas próximas e porque Vinicius nunca sai de seu círculo de amigos, composto, entre outros, por Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é "uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas".


01:45

Partido Alto

Documentário198222minBrasil10 anosRJ


De Leon Hirszman

Concebido em estreita colaboração com Paulinho da Viola, "Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Esse filme precioso, de 1976, além de registrar a manifestação de certa pureza musical, a simplicidade e a comunhão da gente do samba, com depoimentos marcantes da velha guarda, firma posição contra a crescente padronização do samba imposta pelo mercado.


02:10

Bike Amor - Episódio Mulher e bicicleta

Documentário201715minBrasilLivreRJ


De Michelle Chevrand

Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, se especializou em desenvolvimento de projetos sociais em Londres. Após a especialização, resolveu se voluntariar numa ONG em Moçambique cujo elemento principal era a bicicleta. Depois, se juntou à Ben Namíbia, que entrega bicicletas a cuidadores domiciliares de portadores do HIV. Quando pensava em voltar para o Brasil, se candidatou a uma vaga no ITDP e foi escolhida. Clarisse hoje dá palestras sobre mobilidade urbana pelo mundo e inspira pessoas, principalmente mulheres, a pensarem a cidade e a mobilidade urbana.

Próximas Exibições:
Sex, 27 set às 18:40h


02:30

Mestre Cabelo

Documentário201690minBrasilLivreSP


De Fausto Noro, Marina Previato

Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve - e também um dos mais desconhecidos. Este documentário discute o caminho para a fama na música instrumental brasileira e por que alguns - por mais talentosos que sejam - não conseguem atingir o reconhecimento público em vida.


04:20

A Vida Começa aos... - Episódio Samuel

Ficção201515minBrasil16 anosSP


De Azul Serra, Bianca Turner, Claudia Schapira, Tatiana Lohmann Com Bri Fiocca, Helena Ignez, Danilo Grangheia, Flavio Porto, Bete Dorgan

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.


04:40

Projeções - Episódio Cristiano Burlan

Documentário201514minBrasil10 anosSP


De Renata Druck

Tragédia, investigação e ausência em "Mataram Meu Irmão".


05:00

No Caminho do Bem - Episódio Morte

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

Apesar de ser nossa única certeza, a morte é uma das nossas maiores fontes de angústia. Este episódio convida fiéis e representantes de religiões como hinduísmo, budismo e espiritismo a entender como a fé nos ampara diante do nosso fim.


06:00

Latitude, Longitude - Episódio Nilo Peçanha e o culto à terra

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. O Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga, resgatado na década de 1980 e ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.

Próximas Exibições:
Seg, 21 out às 18:00h


06:35

Impressões do Mundo - Episódio Naomi Wolf - A Literatura de Naomi Wolf e o Ativismo Feminista

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A luta feminista ao longo do século passado, suas conquistas e os desafios que se apresentam para as mulheres no mundo atual. A sociedade de consumo, os padrões de beleza e seus parâmetros irreais compõem os principais temas de investigação e da escritora estadunidense que se tornou sucesso mundial e provoca intensos debates em diversos países. As diferenças culturais e o que une as mulheres em suas lutas pela emancipação.


07:05

Livro de Cabeceira - 2ª Temporada - Episódio João Anzanello Carrascoza indica o livro “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar

Documentário20176minBrasilLivre


De Eduardo Barros

O escritor João Anzanello Carrascoza é autor do romance “Caderno de um ausente”, entre outros. Neste episódio da série, ele comenta “Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar, e a posição única que a obra ocupa dentro da produção literária nacional.


07:15

Filmes que Marcaram Época - Episódio King Kong

Documentário201352minFrança12 anos


De Laurent Perrin

O "king Kong" de Merian C. Cooper é lançado em 1933. Um film cult na história do cinema. A história de amor impossível entre um gorila Indonésio, um animal imenso direto do início dos tempos, e uma estrela sexy e desempregada de Nova York. A fera se humaniza, enquanto os homens se comportam como animais. A crise da década de 20 na Europa, depois do massacre sangrento global da Primeira Guerra Mundial, e a Grande Depressão de 29 criaram um clima perfeito para a idade de ouro do cinema fantástico. Os maiores medos de todos são retratados nas telas, enquanto no mundo real monstros políticos circulam livres. Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack são dois aventureiros. Aviadores voltuntários na Europa durante a guerra, eles lutaram contra o Exército Vemelho ao lado dos poloneses. Os dois organizaram expedições e tornaram-se diretores documentaristas. Com sua equipe, eles fizeram dois clássicos, um atrás do outro, duas obras de arte: "Zaroff, O Caçador de Vidas", em 1932 e "King Kong", em 1933.


08:20

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.


08:40

As Canções da Minha Vida - Episódio Odair José

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Bruno Levinson

Chega a ser emocionante ver a trajetória de Odair José e a consciência que ele tem de seu trabalho. Um dos compositores brasileiros que mais soube retratar o comportamento das pessoas de sua época. Neste episódio, vemos ele falando sobre a ditadura e sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Odair José ilustra o papo com "Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)". "Eu sou um compositor popular e vivo estudando aquilo que acontece com as pessoas e transformo isto numa crônica musical e devolvo", explica. Desta época sombria, ele ainda nos brinda com uma versão singela de "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. Fala também de seu encontro com Raul Seixas, da Jovem Guarda, da Bossa Nova e traz versões de "Corina, Corina" e "Ritmo de Chuva". Com vocês, Odair José, que, como disse Ronaldo Bôscoli, é o cantor dos fracos e comprimidos.


09:10

Incertezas Críticas - 1ª Temporada - Episódio Robert Darnton

Documentário201526minBrasilLivre


De Daniel Augusto

O historiador norte-americano de Harvard, Robert Darnton, fala sobre a internet, o conhecimento na era digital, além de traçar paralelos entre os blogs e a imprensa sensacionalista dos séculos passados.


09:45

Caçadores da Alma - Episódio Arte e Valor

Documentário201726minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler Com Ricardo Azoury, Gal Oppido, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Custódio Coimbra

Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.

Próximas Exibições:
Ter, 22 out às 20:30h


10:20

República da Poesia - Episódio Pagu

Documentário201845minBrasilLivre


De Mariana Lacerda, Claudia Priscila

“Pagu” narra a trajetória de Patrícia Galvão (1910-1962), poeta, jornalista, crítica de literatura, escritora e tradutora. Militante comunista e primeira mulher presa política no Brasil, Pagu, uma das protagonistas do modernismo brasileiro, é contada neste filme na voz de amigos, familiares e também através de seus arquivos. O filme não é necessariamente biográfico mas, antes, busca localizar Pagu em sua atuação estética, literária e política, numa vida-obra situada nos limiares da vida, da morte, da arte e da política.

Próximas Exibições:
Qui, 19 set às 19:00h


11:10

Ensaios Contemporâneos - Episódio Corpo, uma política

Documentário201852minBrasil16 anos


De Eduardo Hunter Moura

Como parte da cultura de vanguarda, a dança contemporânea reflete e antecipa diversas transformações na relação do indivíduo e da sociedade com o corpo. Entendendo a dança contemporânea como instrumento de autoconhecimento e ato político, este episódio da série Ensaios Contemporâneos aborda as diferentes maneiras com que companhias de dança e artistas usam o corpo para expressar os embates interiores e coletivos que permeiam questões como identidade, gênero, etnia, padrão de beleza, entre outros. Cada tema abordado é um caminho para trazer à tona e explorar nuances do debate em torno do corpo, seus usos políticos e artísticos.

Próximas Exibições:
Ter, 10 dez às 22:00h


12:10

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Documentário2010128minBrasilLivreSP


De Evaldo Mocarzel, Walter Carvalho, Leonardo Gudel Com Tom Zé, Paulo Coelho, Caetano Veloso, Nelson Motta, Raul Seixas

Enquanto o mundo fervilhava nas trepidações das motos de Easy Rider, no ritmo frenético de Elvis Presley, nos poetas Beatniks, na explosão da contracultura, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um disco voador desgovernado que abduziu o coração e a mente de milhares de fãs. Raul Seixas, um homem que virou mito. O filme desvenda a trajetória da lenda do Rock através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock´n roll, amor livre, sociedade alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela. O início, o fim e o meio se confundem, porque a história ainda não acabou.


14:30

Estados da Arte - Episódio Feminismo

Documentário201726minBrasil14 anosRJ


De Eduardo Goldenstein

Para além das questões de gênero, o desejo de libertação. A conflituosa relação entre arte e moral. Mariana Guimarães se utiliza da tradição do bordado para romper padrões estabelecidos. Carol Valansi faz um releitura da pornografia. Fabiana Faleiros e Mulheres de Buço afirmam a liberdade feminina através da música e da performance. Marie Carangi promove a marcha das cem tetas, e Laura Lima revela a potência da arte através da ornamentação, da beleza e do corpo.

Próximas Exibições:
Ter, 22 out às 20:00h


15:05

O Guia Pervertido da Ideologia - Episódio Parte 3

Documentário201245minIrlandaLivre


De Sophie Fiennes

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.


16:00

Presença de Villa-Lobos - Episódio A Consagração do Compositor

Documentário201826minBrasilLivre


De Liloye Boubli Com Hugo Pilger, Lucia Barrenechea

Influenciados pelo romantismo do século XIX compositores brasileiros ainda desfilam peças que dando o tom às pesquisas de Villa sobre a obra de Bach, mas A CONSOLIDAÇÃO DO COMPOSITOR viria definir boa parte de sua obra.


16:30

Imagens do Estado Novo 1937-45 - Versão seriada - Episódio Imagens do Estado Novo 1937-45 - Episódio 5

Documentário201552minBrasilLivre


De Eduardo Escorel

Em 1945 a luta por eleições diretas ganha força e Vargas influencia o processo de redemocratização com a criação do PSD e do PTB. A oposição liberal se une na UDN. As massas urbanas são mobilizadas no “movimento queremista”. A nomeação do irmão de Vargas como chefe de polícia é estopim para o golpe e Getúlio renuncia, voltando ao poder pelo voto em 1950. O atentado a Carlos Lacerda, em 1954, resulta no seu suicídio. Deposto Vargas, o poder das Forças Armadas consolida-se e chega ao auge com o golpe de 1964.

Próximas Exibições:
Sex, 27 set às 20:00h


17:30

Revista Curta! - Episódio 26/05/2019

Jornalismo201915minBrasilLivre


Com Marcelo Rubens Paiva, Nelson Baskerville, Marco Mazzola, Robney Bruno Almeida

Nesta edição da revista: o cineasta Robney Bruno Almeida discute temas como juventude e desesperança no filme "Dias Vazios", que se passa numa cidadezinha do interior de Goiás; o diretor Nelson Baskerville adapta para o teatro o livro "Uísque e vergonha", de Juliana Frank, que ele define como "uma viagem pop pelo submundo de São Paulo"; o escritor e roteirista Marcelo Rubens Paiva revê crônicas antigas sob o olhar do politicamente correto e as reedita em "O homem ridículo"; e o diretor artístico da primeira edição do Rio Montreux Jazz Festival, Marco Mazzola, fala da filosofia do festival e quais serão as principais atrações.


17:45

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.


18:15

1968 - O Despertar - Episódio Verão de Amor, Verão de Conflito

Documentário201852minBrasilLivre


De Don Kent

Enquanto os jovens europeus continuam a protestar contra o autoritarismo de seus governos, os Estados Unidos vivem um verão de amor na costa oeste, com música e a expansão da cultura hippie, e um verão de conflitos no resto do país, com protestos raciais e confrontos violentos nas ruas. Martin Luther King e Bobby Kennedy são assassinados em 1968. Na França, durante algumas semanas de maio estudantes e operários param o país e acreditam que podem mudar a sociedade - mas logo o presidente De Gaulle retoma as rédeas com mais firmeza. No México, os Jogos Olímpicos foram precedidos pelo massacre de manifestantes em Tlatelolco.


19:15

Cortina de Fumaça

Documentário200987minBrasil16 anosRJ


De Rodrigo Mac Niven

O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual.


21:00

Infância Clandestina

Ficção2012112minArgentina14 anos


De Benjamin Ávila Com Teo Gutierrez, Natalia Oreiro, Ernesto Alterio, Cesar Trancoso, Douglas Simon

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, fora de sua casa ele usa outro nome. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o final de uma infância clandestina.


23:00

As Aventuras da Arte Moderna - Episódio O Grupo de Picasso

Documentário201552minFrançaLivre


De Pauline Gaillard, Amélie Harrault

Picasso responde a Matisse com "Les Demoiselles d´ Avignon". A tela foi um enorme escândalo, e a partir daí surge uma nova corrente estética: o cubismo. Pouco tempo depois, no entanto, o elo que liga os vários artistas começa a quebrar-se. Picasso, agora rico devido às inúmeras vendas, deixa o Bateau-Lavoir. Apollinaire vai para o coração do bairro de Saint-Germain. O poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que continua a viver na miséria de Montmartre. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, esses amigos seguem caminhos diferentes para sempre. Braque, Derain e Vlaminck vão para a frente de batalha. Picasso fica em Paris. Apollinaire é ferido em combate em 1916.