Nilo Peçanha e o culto à terra

Deixe seu voto



Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. O Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga, resgatado na década de 1980 e ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.

Empresa(s) produtora(s): Giros Produções

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Geografia, Sociologia


Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

26 min
2016
Brasil
RJ
AL

Séries: Latitude, Longitude | 21 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Belisario Franca

Elenco: Brás GildásioDevissom "Bidi"Elizio Tintino dos SantosLazaro de Jeus "João´Lili CamardelliPedrinha Belém do RosárioWalmorio do Rosário

Sinopse: Na Costa do Dendê, na Bahia, Nilo Peçanha reverencia a terra e extrai dela suas maiores riquezas. O Latitude, Longitude acompanha a preparação e o desfile do mais conhecido folguedo da cidade, o Zambiapunga, resgatado na década de 1980 e ponto forte da cultura local. Não existem documentos que atestem a origem do folguedo, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola. Na Bahia, eles trabalharam em atividades agrícolas, em canaviais do Recôncavo e nos dendezeiros do litoral baixo-sul. O episódio também mostra todo o processo de fabricação caseiro do famoso azeite de dendê, e chega à Comunidade Quilombola Jatimane, onde conhece o trabalho artesanal feito com a piaçava, espécie nativa do sul da Bahia, de fibra longa e resistente, assim como os descendentes quilombolas da localidade.

Alugue