Segunda-feira, 6 de Agosto de 2018


00:00

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; e a escritora Clara Averbuck.


01:20

Há Muitas Noites na Noite - Episódio De volta à América do Sul

Documentário201426minBrasilLivreRJ


De Silvio Tendler

A família de Gullar muda-se para o Peru. O poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas no Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite luxos. Essa mudança tem consequências drásticas: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa. Mudam-se então para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem Thereza retornar com os filhos para o Brasil, deixando Gullar sozinho e sem notícias do filho em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita do poder e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, o poeta se senta para escrever o que seria seu poema final, que acabou por se tornar um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.


02:00

Retornados - Episódio Ascensão e Queda de Sylvanus Olympio

Documentário201730minBrasilLivreRJ


De Simplício Neto, Maria Pereira Com Lazare D'Almeida

A saga da família Olympio é revelada neste episódio, com foco em Sylvanus Olympio, primeiro presidente do Togo, assassinado em um golpe de estado na década de 1960. Vemos como a luta pela independência dos países africanos ainda está em curso.


02:35

Brasil Visual - Episódio Performance

Documentário201526minBrasilLivreRJ


De Rosa Melo

Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também, entre outros, elementos afetivos e temporais.


03:05

Impressões do Mundo - Episódio Rodrigo Hasbún

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos, segundo Hay Festival e Bogotá Capital Mundial del Libro. Entre os 10 latino-americanos destacados pela revista Zoetropre: All Story, Hasbún nos conta como foi crescer em Cochabamba, como é sua criação e como o seu livro "Los afectos" já está sendo traduzido para diversos idiomas.


03:35

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Qua, 12 dez às 19:20h


04:05

Ofício da Palavra - Episódio Marçal Aquino

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Marçal Aquino

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Marçal Aquino como contista, romancista, jornalista e roteirista: o curso de jornalismo, a estreia literária com a edição independente do livro de poemas "A Depilação da Noiva no Dia do Casamento", o trabalho como revisor, repórter, redator e subeditor em jornais de São Paulo, primeiro livro de ficção "As Fomes de Setembro", a trajetória como roteirista de filmes como "Os Matadores", de Beto Brant, sua visão realista do submundo, com abordagem original de temas como sexo, crime, violência e corrupção. Ao longo do episódio Marçal Aquino fala sobre o ofício da palavra, o processo, a vida profissional, o jornalismo, roteiros para cinema e literatura, além de ler trechos de seu livro intitulado "Eu Receberia As Piores Notícias De Seus Lindos Lábios".


04:35

Memórias do Brasil - Episódio Mara Salles - Ingredientes do Brasil

Documentário201745minBrasilLivreBA


De Walquiria Hamu

Pesquisadora, chef de cozinha e empresária, Mara Salles abre seu baú e revela sua visão sobre a cozinha, especialmente a brasileira. Mara nasceu no interior de São Paulo, numa fazenda de café perto de Penápolis, no Noroeste paulista. Mudou-se jovem para a cidade de São Paulo, foi bancária durante um tempo, depois se aventurou no universo de restaurantes: o primeiro foi o Roça Nova, pequeno restaurante de almoço em Perdizes. Seu primeiro livro, "Ambiências: histórias e receitas do Brasil", ganhou o prêmio Jabuti. A diversidade ainda pouco explorada do Brasil, e a necessidade do país de se descobrir são alguns dos assuntos que a chef traz para o episódio sobre as suas memórias.

Próximas Exibições:
Qui, 24 jan às 19:00h


05:30

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 18:00h


06:00

Mulher

Ficção193177minBrasilLivre


De Octávio Gabus Mendes Com Carmen Violeta, Celso Montenegro, Ruth Gentil, Alda Rios

O assunto de "Mulher" pode ser definido como uma página da vida impressa no celuloide, contando os dias tristes e amargurados de uma mulher. Perseguições, lutas, sofrimentos, vexames, agonias e depois a felicidade.


07:30

Ruína

Documentário201614minBrasilLivreRJ


De Gabraz Com Ana Gallotti, Maria Bethânia

Uma mulher lê um poema, mas o mundo não parece se importar.


07:45

Revista Curta! - Episódio 171ª edição | 29/07/18

Jornalismo201815minBrasilLivre


Com Esmir Filho, Guilherme Piva, Dado Villa-Lobos, Mariana Bastos, Caroline Abras

Os conflitos de um casal de amigos em três fases diferentes da vida; a história de um encontro improvável na peça “Heinsenberg”; o perfil carioca de publicação da editora Mórula e os temas do álbum “Exit” de Dado Villa-Lobos.


08:00

No Caminho do Bem - Episódio Sexo

Documentário201652minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca, Bárbara Kahane Com Sérgio Besserman

A sexualidade humana é um assunto comumente abordado pelas mais diversas tradições religiosas. Este episódio de No Caminho do Bem questiona como diferentes religiões entendem o sexo.

Próximas Exibições:
Qui, 20 dez às 20:00h


08:55

Incertezas Críticas - Episódio Georges Didi-Huberman

Documentário201526minBrasilLivreSP


De Daniel Augusto Com Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea.

Próximas Exibições:
Qui, 10 jan às 22:30h


09:25

Chomsky e Cia - Episódio Parte 1

Documentário200854minFrança12 anos


De Olivier Azam, Daniel Mermet

Noam Chomsky possivelmente se tornou um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. Neste documentário, Daniel Mermet e Olivier Azam focam em seus ideais políticos, muitas vezes controversos em sua maneira de compreender os truques e paradoxos no funcionamento das democracias neoliberais. Os diretores entrevistam Chomsky, dificilmente disponível, e embarcam em uma viagem através de cidades americanas e europeias a fim de encontrar seguidores de uma forma libertária de pensamento.

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 19:00h


10:30

Alma Imoral - Episódio Ruptura e Tradição

Documentário201752minBrasilLivre


De Silvio Tendler

O episódio que encerra a série sublinha o caráter transgressivo de Jesus Cristo. O Jesus histórico, ainda em sua condição judaica, antecedendo o cristianismo, aparece como ligado a uma rede trançada por gerações na gestação de um ser-humano maior. Não seria o filho de pedigree castiço mas um ser-humano mutante e ilícito. Seu julgamento foi comandado pelo corpo, onde diante do povo estava um malfeitor e um benevolente, um ladrão e um santo? Ou pela alma, onde se estava diante de um ladrão que era filho legítimo de um pai e de estirpe inquestionável e de um santo bastardo? Com o passar do tempo, a Igreja tornou Jesus o símbolo maior da tradição, guardião da moral universal e excluiu a transgressão que transforma o “filho de um pai” em “filho do Pai”, de Deus. O linguista Noam Chomsky ressalta que nos antigos textos há uma tradição de interpretação onde se pode usar as palavras da Bíblia em diferentes contextos. Steven Greenberg, o primeiro rabino ortodoxo abertamente gay, comenta que há duas histórias sobre a criação em sentidos opostos: em uma delas Deus está no comando e, no Midrash, Deus não está controlando tudo. Para o escritor Etgar Keret, as tradições são uma questão subjetiva. A filósofa Rebecca Goldstein destacou que Espinoza é um racionalista convicto, mas há algo místico em sua metodologia, como rituais. Outra cientista entrevistada nesse episódio é a geneticista Eva Jablonka. Ela defende que as pessoas que contestam o status quo impulsionam o processo evolutivo. A rabina Yiscah Smith, que fez a transição de sexo, relembra que até seu aniversário de 50 anos vivera sob uma mentira. Passamos para o relato transgressivo do rabino Zalman Schater, que foi repreendido informalmente ao participar de ritos católicos e do candomblé em uma visita ao Brasil. Após fazer uma prece ao lado de Franz Krajcberg, Nilton Bonder encerra a série com uma reflexão sobre desobediência e imortalidade.


11:30

Alegorias do Brasil - Episódio Qual o País do Futebol?

Documentário201833minBrasilLivre


De Murilo Salles

O futebol não é só um esporte no Brasil, mas uma atividade cultural eleita várias vezes como espelho do país. Por isso, não exigimos apenas a vitória da seleção, e sim o futebol arte. Nele, estariam nossas virtudes e defeitos: criação e corrupção, invenção e malícia. Nossas vitórias espelham o que teríamos de melhor: Copa de 1970. Mas nossas derrotas expõem o que temos de pior: Copa de 2014.

Próximas Exibições:
Qui, 31 jan às 23:30h


12:00

Terra Prometida - Episódio A Rota dos Ratos

Documentário201526minBrasil16 anosRJ


De Paschoal Samora

No início dos anos 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora, adeptos fervorosos promoviam manifestações violentas e incitavam a população a dar ouvidos ao discurso da purificação da raça e das nações fortes. Entre eles está Gustav Fraz Wagner, jovem austríaco de traços arianos que, em dez anos, torna-se um dos maiores carniceiros a serviço de Hitler, visto pelos judeus como um sádico sangue-frio. Em 1938, como membro da SS, Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como "Noite dos Cristais". Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a "Besta de Sobibor" consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Apesar de reconhecido por sobreviventes do Holocausto, Wagner nega tudo. Mesmo com os incessantes pedidos de extradição de Israel, Polônia e Áustria, Wagner é liberado, após curta permanência em uma clínica psiquiátrica. Pouco depois, o governo brasileiro nega o pedido da Alemanha Ocidental para que Wagner volte à Europa e pague pela morte de 250 mil judeus exterminados em Sobibor. De volta ao sítio, o ex-líder nazista declara à BBC não ter sentimentos sobre o período no acampamentos nazista alemão na Polônia ocupada pela Alemanha. Para ele, tinha sido apenas mais um trabalho. As circunstâncias da morte de Gustav Franz Wagner são nebulosas: encontrado em 3 de outubro de 1980, no chão de seu sítio, aos 69 anos, com uma faca no peito, o ex-oficial nazista parece ter finalmente dado fim à própria existência.

Próximas Exibições:
Qua, 12 dez às 19:20h


12:30

Mobilis - Episódio Helicóptero

Documentário201826minBrasilLivre


De Tide Gugliano Com Pedro Vicente

No Brasil, há mais de 1700 helicópteros, a maior parte na capital de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: dá pra botar esse luxo na roda?

Próximas Exibições:
Sex, 30 nov às 18:00h


13:00

A História da Embalagem

Documentário201552minBrasilLivreSP


De Felipe Tomazelli, Ricardo Martensen

Uma viagem pela história da humanidade e do Brasil. Um olhar sobre a função estrutural que as embalagens exerceram e ainda exercem em nossa sociedade. Este símbolo, sozinho, sintetiza a cultura material de um povo, as soluções tecnológicas que transformaram a realidade humana e as novas formas com que buscamos nos comunicar.


14:00

1930 - Tempo de Revolução

Documentário199050minBrasil12 anosRJ


De Eduardo Escorel

O filme faz parte de uma série, idealizada pelo produtor Cláudio Kahns e pelo cientista político André Singer, que pretende documentar as principais sublevações políticas vividas no país. Neste primeiro filme, o diretor remete também a outros movimentos ocorridos antes da Revolução de 1930. Reunindo imagens de arquivo (algumas inéditas, encontradas em arquivos no exterior) e depoimentos de historiadores, o vídeo procura esclarecer esse momento crucial e ainda mal compreendido da história brasileira.


14:55

Do Outro Lado da Cozinha

Documentário201340minBrasilLivre


De Jeanne Dosse

Do Outro Lado da Cozinha conta a história entre uma "mãe preta" e uma filha de patrões. Uma relação de amor puro une a criança à sua babá, e no entanto esconde todo um sistema sociocultural que rege a sociedade brasileira.


15:40

Mexeu com uma, mexeu com todas

Documentário201771minBrasil12 anosRJ


De Sandra Werneck Com Luiza Brunet, Alessandra Silva Souza, Aline Matias Azevedo, Clara Averbuck, Delcimar dos Santos Nascimento

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher; a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luíza Brunet; e a escritora Clara Averbuck.


17:00

Driblando a Democracia: Como Trump Venceu

Documentário201852minFrançaLivre


De Thomas Huchon

Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.


18:00

Ofício da Palavra - Episódio Lourenço Mutarelli

Documentário201726minBrasilLivreMG


De Rodolfo Magalhães Com Lourenço Mutarelli

Este episódio fala sobre a carreira e a obra de Lourenço Mutarelli como quadrinista, escritor, desenhista, dramaturgo e ator: do trabalho nos estúdios de Maurício de Sousa à publicação independente de vários livros em quadrinhos, do lançamento do primeiro romance à transformação deste texto no roteiro do premiado filme homônimo "O Cheiro do Ralo", a publicação dos livros "Jesus Kid", "A Arte de Produzir Efeito sem Causa" e "Nada me Faltará", e a adaptação de "O Natimorto" para o cinema, onde atua pela primeira vez como protagonista. Ao longo do episódio Lourenço Mutarelli fala sobre o ofício da palavra, a dificuldade de lidar com a palavra e a relação com a imagem, o método de trabalho, o trânsito entre linguagens e as peculiaridades de algumas delas - como os quadrinhos, a dinâmica das linguagens - escrita ou ilustrada, além da leitura de trecho do livro "O Cheiro do Ralo."


18:30

Impressões do Mundo - Episódio Laura Albert - Laura Albert e a invenção de J. T. Leroy

Documentário201626minBrasilLivreDF


De Ronaldo Duque

A incrível história da Estadunidense Laura Albert, que era uma fracassada cantora de punk-rock e sobrevivia como atendente de tele sexo. Talentosa escritora, não conseguia emplacar seus livros juntos às editoras, até ter a ideia de ser a empresária de J. T. Leroy, um jovem drogado que vivia pelas ruas de Los Angeles sobrevivendo da venda de sexo a quem pagasse, masque tinha um enorme talento literário. Logo, o prodígio que escrevia sobre sua trágica vida e suas experiências, se tornaria um grande sucesso mundial, impressionando grandes astros do mundo pop como Madonna e Lou Red. Só que ele nunca existiu, era uma invenção de Laura Albert, que durante cinco anos enganou todo o mundo, inclusive a imprensa.


19:00

Latitude, Longitude - Episódio Toda a ginga de Madureira

Documentário201626minBrasilLivreRJ


De Belisario Franca

O bairro de Madureira é sinônimo de diversidade musical. Neste episódio, o Latitude, Longitude faz uma viagem no tempo a começar pela dança mais tradicional do local, o jongo e suas raízes africanas, passando pelo samba, que tem sua origem calcada na atividade jongueira, e, finalmente, chegando ao que há de mais contemporâneo e atual em Madureira, a dança charme. Embalado por estes ritmos, o programa chega ao terreiro do


19:30

Designers do Brasil - Episódio Ronaldo Fraga

Documentário201626minBrasilLivreSP


De DJ Dolores Com Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação, construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa.


20:00

Cale-se - Episódio Driblando a Censura

Documentário201526minBrasilLivre


De Marcus Fernando

Este episódio aprofunda os efeitos da promulgação do AI-5 e a produção dos artistas da MPB atuantes na época. Roberto Menescal e Jards Macalé resgatam memórias da relação com os censores, do uso de subterfúgios para driblá-los e das músicas que enfrentaram problemas para serem liberadas. Roberto Menescal explica que qualquer conteúdo julgado de mau gosto, contra a instituição familiar, com alusão à sexualidade ou uso de drogas também era vetado. O advogado João Carlos Muller relembra como a situação piorou a partir de 1973, quando foi instituído o DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas). Os números musicais relembram as canções “Partido Alto” e “Geleia Geral”.


20:30

Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje

Documentário200383minBrasilLivreRJ


De Izabel Jaguaribe Com Paulinho da Viola, Amélia Rabello, Celsinho Silva, Cristina Buarque, Cristóvão Bastos

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.


22:05

Jards

Documentário201393minBrasilLivreSP


De Eryk Rocha

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011.